Collapse OS: o sistema operativo desenvolvido para um cenário pós-apocalíptico
A Internet está repleta de projetos extremamente interessantes, e o Collapse OS é um deles. Este sistema operativo foi desenvolvido para ser usado num cenário pós-apocalíptico e tem várias peculiaridades.
Para além disso, destaca-se por ser extremamente simples e eficiente. Deste modo, é possível usá-lo em máquinas muito limitadas e com componentes datados.
Atualmente, os nossos dispositivos eletrónicos estão cada vez mais poderosos para estar à altura das exigências colocadas pela evolução da tecnologia. Há uns anos tínhamos computadores com MBs ou KBs de RAM... Algo que hoje em dia é inimaginável, mesmo nos nossos smartphones!
Este avanço tecnológico, para além de representar um superior poderio gráfico e de processamento, representa um consumo energético e de recursos considerável. Tendo perfeita noção desta realidade, o programador Virgil Dupras criou o Collapse OS.
Este sistema operativo open-source, disponível no GitHub, foi criado para ser executado em máquinas extremamente simples. Num cenário pós-apocalíptico, tal pode revelar-se valioso... Especialmente se considerarmos uma hipotética realidade em que a disponibilidade energética é limitada.
O Collapse OS contém o kernel z80 que pode ser executado num conjunto muito alargado de máquinas, incluindo dispositivos com arquitetura mais simples de 8 bits.
Tal como seria de esperar, as funcionalidades não são muitas: é possível verificar os diretórios e ficheiros localizados numa unidade de armazenamento, editar texto simples... E replicar-se a si mesmo! Assim sendo, num cenário pós-apocalíptico seria possível instalar o Collapse OS noutros dispositivos sem necessitar de ligação à Internet.
No website do projeto, o criador explica os seus motivos e aborda melhor o conceito do projeto. A sua crença na importância da low-tech, dispositivos simples, no futuro da Humanidade é imensa e tal esteve na origem do sistema operativo.
O que acha de projetos como este? Acredita que a evolução tecnológica irá regredir - talvez por motivo de colapso energético ou assim - e teremos de recorrer novamente à tecnologia de alguns anos ou década atrás? Partilhe a sua visão nos comentários!
Para além do Collapse OS, saiba como pode colocar vários sistemas operativos numa pen...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Collapse OS
Neste artigo: Collapse OS, low-tech, Open Source, Sistemas Operativos, software
Wtf
Num cenário pós apocalíptico o mais importante e difícil será garantir a segurança física e alimentar. Duvido que se consiga ter acesso fácil a energia para alimentar um computador. E, pensando bem, iria usar um computador para quê? Sem comunicações, sem acesso a bases de dados, sem bibliotecas, e por aí fora, vou usar um computador para fazer o quê? Contas? Ler os jornais? E ainda por cima a usar uma solução a 8 bits não compatível com os sistemas gráficos actuais! Será mais útil o esforço se for aplicado a evitar o apocalipse qualquer que ele seja.
Independentemente do que cause este tipo de cenário, a Humanidade vai inevitavelmente reorganizar-se. Neste caso, construir algo simples como um ‘computador’ básico pode ser mais facilmente atingível do que um topo de gama dos dias de hoje.
Nesses casos, isto poderia ser bastante mais útil, porque ter um computador num mundo onde esse recurso seja escasso pode trazer – genericamente – vantagem sobre os outros.
Obviamente, isto é um cenário hipotético 😀
Não custava nada dar os créditos da imagem (do monitor partido) ao seu autor ….
Photo by Julia Joppien
então o pip boy deve ter este OS instalado.
eu vejo que você é um homem de cultura.