ChromePlus 1.4.0.0 – Um passo além do Chrome
O mundo da Internet está impaciente. O browser da Google demora a desabrochar e já existem alternativas ao Chrome e ao Chromium.
Aconteceu isso a quase todos os browsers. É uma das consequências da disponibilização do código na Internet. Na verdade são adaptações e o colmatar de falhas (de características) que os utilizadores querem ver nas aplicações.
Essa pressa fez-nos testar o ChromePlus. Uma versão alternativa e adaptada do Chromium.
Mas e que tem de diferente o ChromePlus? Pouco e ao mesmo tempo muito.
A base é a mesma do Chrome, como já referi, mas foram-lhe adicionadas algumas funções que começam a ser cada vez mais solicitadas.
A interface, para quem está pouco habituado ao Chrome, pode ser confundida, tal é a semelhança. Mas nada como começar a usar para descobrir as diferenças. Vamos a isso.
Depois de algumas horas a usar e abusar do mesmo, apercebemos-nos de algumas pérolas. Vejamos então o que o ChromePlus traz de diferente.
Duplo clique para fechar tab: Deixa de ser necessário recorrer ao X localizado em cada tab para a fechar. Basta um duplo clique na tab e ela fecha-se.
Super Drag: Passa a ser possível seleccionar um link, arrasta-lo e larga-lo numa pagina para que se abra uma nova janela (ou tab) com esse link. No chrome tinha de ser arrastado o link para a zona das tabs. Caso seleccionem um texto e o arrastem para dentro da janela é aberta uma nova janela/tab com a pesquisa desse texto no vosso motor de busca definido.
Gestos do Rato: À semelhança do que vem sendo já disponibilizado noutros browsers passa a estar disponível a funcionalidade de definir atalho e associa-los a gestos do rato. Todos estes gestos são configuráveis.
Tab IE: E que tal abrir uma tab como se estivesse a usar o IE? Dá bastante jeito para aqueles sítios web que foram desenhados para IE apenas ou que se recusam a ser abertos noutro browser que não o IE.
Suporte para ferramentas de download: Integração plena com alguma das mais conhecidas ferramentas de download. Caso tenha alguma delas instaladas pode invocá-las pelo menu de contexto. Essas ferramentas são:
- NetAnts,
- Orbit,
- QQ Xuanfeng,
- IS,
- FlashGet3,
- FlashGetMini,
- NetX,
- WebThunder,
- Xunlei.
A versão actualmente disponível do ChromePlus é baseada numa das ultimas versões do Chromium (5.0.375.38) e tem já todas as novidades do Chrome activas.
Testem então o Chrome Plus (instalado ou na versão portátil) e vejam um dos caminhos que o Chrome pode vir a tomar!
Novidades nesta versão:
- Suporte para novos idiomas: Francês, Alemão, Húngaro, Coreano, Polaco, Romeno, Espanhol, Ucraniano, Russo e Chinês tradicional.
- Possibilidade de abrir links em modo background
- Possibilidade de escolher ferramentas alternativas para download de ficheiros
- Importar histórico, favoritos, motores de pesquisa e palavras passe do Google Chrome
Pode ler todas as novidades desta versão aqui.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2003/XP/Vista/7
Download Windows: ChromePlus 1.4.0.0 [15.9 MB]
Download Windows: ChromePlus 1.4.0.0 Portable [22.2 MB]
Download Linux: ChromePlus 1.3.3.3
Homepage: ChromePlus
Este artigo tem mais de um ano
Realmente pareçe interessante…sempre usei o Chrome mas este Plus esta-me a atrair…secalhar ainda o vou experimentar.
O SuperDrag já existe nesse formato para o Chrome há bastante tempo…
😉
A melhor alternativa ao chrome, entre os que já usei, chama-se SRWare Iron
http://www.srware.net/en/software_srware_iron.php
o IE tab também já existe como extensão.
e para fechar qualquer tab não é preciso ir ao “X” basta clicar com o botão do meio em cima da tab.
Acabei de experimentar, no entanto neste PC, fraquinho, o mais rapido (menos lento)
ainda é o OPERA.
Permite executar directamente um download, em vez de ser obrigado a guardá-lo primeiro? É que isso é algo que me dá muito jeito e não uso mais o Chrome por isso mesmo…
executar directamente um download?? Não percebi essa. Se é download é para gravar no PC.
Talvez estejas a falar de executar ficheiros mp3 ou avi directamente no browser em vez de perguntar onde deseja guardar.
Mas isso não é problema do chrome acho eu, pq enquanto usei o chrome no XP isso nunca foi um problema, ele sempre mostrou video e musica directamente no browser, mas desde que mudei para o Win 7 ele deixou de o fazer, pede sempre para guardar os ficheiros.
Ainda mexi no WMP e no BSplayer para ver se ele não sacava os ficheiros e lá consegui que pelo menos os .avi fossem automaticamente mostrados no browser fora isso pede sempre para sacar tudo.
Não fales do que não sabes. Se não percebeste, experimenta simular a operação que eu referi, que percebes o que estou a dizer. Agora assumir que os outros não sabem do que não falam, por favor, não.
TODOS OS BROWSERS fazem o que eu disse, menos os Chromium. O que eu quero é, quando for a fazer um download, poder seleccionar em Open ou Run, em vez de Save As.
Se preferires, explico ainda mais simples. Clica num link directo para download, a partir do browser. No Chrome ou outro baseado em Chromium, aparece logo a janela a perguntar onde guardar o ficheiro. Em Firefox, Safari, Opera, IE, ou outro, aparece uma janela a perguntar o que se quer fazer, executar, guardar ou cancelar. É isso que me faz não usar o Chrome, pois é algo que uso muito.
Bem não sei se sabes mas vai a opções-bastidores e procura la um botão a dizer “perguntar onde guardar cada ficheiro”.
É verdade que não aparece uma janela a perguntar se somente quer abrir ou guardar como no IE ou outros, mas é possível cancelar e guardar nu sitio…
Vocês não percebem mesmo a opção…
A ideia é o ficheiro ser executado logo e ficar numa pasta temporária, que é removida ao reiniciar o pc ou algo do tipo…
Então deixa-me ver se percebi…preferes que se guarde num sitio em que não fazes ideia onde fica, ocupando espaço que depois não sabes como raio tens tão pouco disponível…isso para não guardar, ver o ficheiro olho nos olhos e correr quando quiseres, nas circunstancias que quiseres…sim…definitivamente é a melhor opção… Se isso não existe no Chrome é porque chegaram à brilhante conclusão que é obsoleto…
Isso até poderia ser possível, se todos os SO’s não gerissem os temporários, ou se eu fosse algum user que não sabe um boi de computadores…
Se é obsoleto, não sei, mas sei que vejo 1001 pedidos para essa feature ser incluída no Google Chrome.
Nunca na tua vida usaste a opção Executar/Run, ao fazer um download? É que eu farto-me de usar… E é mesmo o único motivo que me faz encostar o Google Chrome.
E para que não penses que sou uma pessoa que só vê mails da treta cheios de vídeos, sou administrador e programador Unix, dou uma utilização avançada a todos os meus computadores, pessoais ou profissionais. Não digo isto para me gabar, apenas para ser entendido sobre esta “queixa”.
Diz-me uma só vantagem de o fazer…UMA… Não vejo vantagem de só correr, sem guardar…sem ver o ficheiro… E sim…já usei a opção Run…quando usava o IExplorer, quando não percebia um chavo de computadores e nao tinha preocupações a nivel de viroses a passear pelo pc…ou espaço mal ocupado…isto quando tinha 13 anos praí…
Como deves calcular não tenho que justificar nada, pois cada um usa o computador como e para o que lhe dá mais jeito.
Faço muitas consultas rápidas a documentos variados, que não quero guardar, apenas consultar rapidamente, mas estão todos disponíveis por http ou https, como tal, abro-os com essa opção no Firefox, fecho-os e pronto, sei que passado pouco tempo não estão no meu pc e não tive que me preocupar onde estão, onde os gravar, apagar, etc.
Ganhei produtividade, basicamente. É pouco de cada vez, mas no total é muito.
Pelos vistos a tua visão é muito limitada, simplesmente à tua utilização e não à utilização de mais users.
Se queres um browser apenas para o que tu fazes, saca o código do Chromium ou do Firefox, modifica e compila ao teu gosto. Caso contrário, respeita as opiniões e necessidades dos outros utilizadores, como é o meu caso, que não utilizo o Chrome por causa de uma feature que a ti não dá jeito algum, mas para mim é quase fundamental, por muito simples que seja.
Eu não me estou a queixar do browser que uso…estou perfeitamente satisfeito com o Chrome…principalmente porque não me pergunta se quero correr ou guardar…se for para correr faço-o dentro do próprio browser…
Caso não saibas existem várias extensões que permitem abrir documentos dentro do browser…isso sim – produtividade…
Se não sabes fica aqui um exemplo de muitos: http://www.technixupdate.com/docs-pdf-powerpoint-viewer-addon-for-google-chrome/
E não…a minha visão não é limitada…afinal, não sou eu que rejeito um browser por UMA razão…sendo que existe várias soluções que não envolvam mudar de browser… Aliás…se queres tanto isso, altera tu o código do Chrome para essa mariquice…
Já experimentei essas extensões, nenhuma me satisfaz, pois são todas apenas para alguns documentos, não para tudo o que utilizo, logo, não vou andar a trocar de browser para alguns formatos.
Mas obrigado pela sugestão, na mesma.
A minha solução é mais simples: enquanto eles não colocarem essa “mariquice”, não utilizo o browser. Chama-se liberdade de escolha. Até lá, continuo com o Firefox, que considero sem dúvida alguma o melhor browser, por tudo.
Não estou com isto a querer dizer mal do browser, apenas que, para a minha utilização, não me satisfaz.
Tudo isso [e pregui;a de salvar o arquivo no desktop usar e deletar?Pra sua informa;’ao quano mais lixo pesando em cache mais lerdo fica seu pc.Eu n’ao sei se [e uma boa executar arquivos [as escuras…
Realmente não vi nada que me atraísse neste chrome Plus, já uso o chrone á bastante tempo e desde que apareceram os Add-ons já não volto a mudar tão cedo.
É um browser rapidíssimo e extremamente poderoso onde ainda não dei falta de rigorosamente nada.