PplWare Mobile

Chegou o novo GIMP 2.10! O “rival” open source do Photoshop

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Pedro says:

    Só dizer que apesar de ser considerado uma alternativa ao Photoshop, o GIMP tem uma grande escassez de developers a trabalhar nele. Só tem 6 devs que contribuem de forma regular e consistente e isso explica os seis anos de intervalo no lançamento desde a versão 2.8 até esta.

    • GOD says:

      e nem cheira o photoshop
      é esticar MUITOOOOOOO a corda, dizer que é concorrente do deus photoshop

      • okapi says:

        Mesmo assim prefiro mais o Affinity Photo do que qualquer um destes.

      • Miguel says:

        Claro que é concorrente do photoshop.
        Este sendo gratuito rouba alguns clientes que se não tivessem outra alternativa teriam de comprar o photoshop.

        • pilinhax says:

          Existe quem faça muito bom trabalho em qualquer programa, é um facto.
          Mas dizer que rouba clientes é esticar muito.
          Quem precisa de trabalhar, ira usar o photoshop, ou affinity (que só a relativamente pouco tempo saiu para windows) ou paintshop pro.

      • Pedro says:

        Como é óbvio que está longe do Photoshop. Como disse com 6 developers a fazerem o trabalho fica complicado acompanhar o desenvolvimento do Photoshop.
        No entanto, o GIMP é um programa que serve para os mesmos propósitos que o Photoshop (raster-based image editing).

    • met says:

      Nunca tive de usar photoshop na vida por causa do GIMP. Uso com relativa frequência no trabalho para retocar imagens, nada de muito extravagante… Mas sim, sem isto tinha que pagar a uma empresa tão nojenta como a Adobe

  2. Allez says:

    O melhor editor de imagem até ao momento!
    (as áspas, usam-se, entre outros casos, para referir significados não literais, assim sendo, não deveria ser “rival” com áspas e o open source sem?!)

  3. pia says:

    GIMP nunca vai ser rival do Photoshop, só na cabeça dos xiitas do software livre.
    Pra começar nem é pago… rsrsrrsrsrs

  4. Pimp says:

    Era bom que quando esta versão chegasse ao Windows a grande novidade do Gimp fosse ter um arranque um bocadinho mais rápido, sem aquela seca infinita do carregamento de fontes e de extensões pré-instaladas.

  5. eu eu says:

    Rival às ferramentas da Adobe. Que anedota !
    Onde está uma versão oficial para macOS (onde se encontram os designers) ?

  6. Danilo says:

    O que não gosto no Gimp é o layout, sei lá, prefiro o Photoshop e toda suite Adobe. After Effects também é 10! Outro nível… Tá, o Gimp pode satisfazer 90%, mas se existisse o Photoshop pra Linux, aí sim…

    • FAK says:

      Se existisse photoshop para Linux, poucos o compravam.
      encare-se os factos, o photoshop está a ser substituído lentamente pelo Gimp nos centros de formação e cursos que se encontram, já vi 2 casos desses: no Facebook, anúncio de curso de Gimp, e numa escola de formação profissional no Norte.
      convenhamos, o Gimp sai muito mais em conta e faz quase o mesmo que o photoshop mesmo a nível profissional.

      Eu já usei os dois e Gimp compensa mais, tem os seus problemas, há ferramentas do photoshop que gostaria de ver no Gimp, mas para o preço (0€) não posso exigir nada, só posso estar agradecido de existir o Gimp e assim poupar 150€ anuais.

      • Luis Silva says:

        Confirmo, estive numa formação à uns anos atrás e usavam a suite corel draw, que é pago evidentemente.
        Agora una anitos depois voltei lá e usam o gimp, claro que oGIMP pode não ter certas coisas que um programa pago e com bastantes programadores a desenvolver os programas tem mais probabilidade de ser algo melhor.

      • pilinhax says:

        E sabem o porque de agora existir essas formações de Gimp (e não edição/manipulação imagem)?
        Porque começa a ver escasses de informação pela internet, então, vamos ganhar uns euros a ensinar, e ainda lhes sai mais barato.
        A ferramenta faz muito, é verdade, mas o photoshop faz muito mais.

        Dizer que o Gimp compensa mais, só se nao for profissional na area. Ai sim, qualquer coisa que nao se pague deve compensar mais 🙂

      • Danilo says:

        Claro que poucos compram, afinal a maioria dos linuxers são comunistas ou tem uma relação de amor pela esquerda. É claro que querem tudo de graça a qualquer custo, não é a toa que usam SO que não custam nada e sugam os devs ao invés de fazer uma doação.

        • met says:

          Eu fiz uma doação à distribuição que uso, como é que bastante comum na comunidade Linux. Ou achas que os devs trabalham sem comida na barriga? Eu uso steam e pago todos os jogos que uso. Eu vou ao bandcamp comprar a música que ouço. Eu compro os meus pcs como o resto da malta, não os roubo da loja. A diferença entre nós é que eu prefiro consumir o que é feito pela a comunidade para a comunidade de não o que é feito por uma empresa para o bem da empresa. Qual foi o último escândalo que envolveu open source? E o último escândalo envolveu quem? Certo.

        • Jhon says:

          Não se trata de ser de graça, se trata de ter autonomia para modificar como se quer, posso ter o Debian e usar a interface que me familiarizo mais, diferente do windows que toda versão que lança muda tudo, o Debian uso a 8 anos e uso a mesma interface, melhorias vem para todo sistema de processamento e qualidade só que permaneço com o mesmo visual, fora que faço doação para as distribuições e não pirateio nada, compro tudo que preciso usar, ridículo é a pessoa falar que gosta de usar software pago, e todos que usa serem pirateados, isso sim é um pensamento, deturpado, mesma coisa que roubar, tá se apropriado de um conteúdo PAGO, mas sem pagar nada por ele…

  7. João Mendes says:

    A versão WINDOWS já está disponível!
    O site deteta o sistema operativo que estão a usar e sugere a versão para esse SO.

  8. jaugusto says:

    gimp + krita + blender

  9. Ju says:

    Eu amo o Gimp, quanto mais conheço mais amo.
    PS não gostei

  10. Anderson Marques says:

    Rival do photoshop?
    vai demorar alguns anos para isso acontecer, se é que um dia acontecerá, já que os desenvolvedores do Gimp tem focado em criar funcionalidades, mas em nenhum momento foca na produtividade.

  11. A. Martins says:

    Por favor, há por aqui alguém que me possa dar uma ajuda? Tinha instalado o GIMP 2.8 no meu computador. Instalei agora o novo GIMP 2.10.8 mas ao abrir continua com o layout igual ao anterior em janelas separadas. Já desinstalei e voltei a instalar e nada. Não consigo entender o motivo. Agradeço a ajuda.

  12. ana flavia says:

    A opção ”tornar encaixável” não tem mais nessa versão? Baixei o novo mas não acho ele.

  13. Carlos Vitor says:

    Eu tenho um desenho (foto) para mudanças – retirar e acrescentar imagens. Gostaria de saber se você faz esse serviço a parte.
    Abraço,
    Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.