Chegou o BleachBit 4.0! Tenha o seu Linux e Windows “limpinho”
O tempo é de ficar em casa o que pode significar mais tempo para algumas coisas. Relativamente ao nosso sistema, poderemos agora dar aquela limpeza que andamos a adiar. Podemos simplesmente formatar a máquina ou então usar ferramentas que nos ajudem a libertar alguns recursos.
Recentemente foi lançada a ferramenta BleachBit 4.0 que permite "limpar" o sistema de forma simples e rápida.
Um dos problemas que normalmente temos com os nossos sistemas, é o “acumular” de lixo que aplicações vão produzindo silenciosamente e que por norma encontram-se em diretórios não muito visitados. Para resolver este problema, nada melhor que uma boa aplicação capaz de varrer o sistema em busca desse “lixo” mas também que seja inteligente a realizar essa ação.
BleachBit 4.0 - Um tipo de CCleaner para a limpeza do sistema
Com o BleachBit é possível realizar muitas ações de limpeza de uma forma simples e rápida. Este pequeno canivete suíço permite:
- Libertar espaço em disco
- Remover ficheiros temporários escondidos
- Manter a sua privacidade dos dados
- Apagar a cache, cookies e o historial da Internet
- Apaga e optimiza mais do que 50 aplicações, entre as quais o Firefox, Internet Explorer, Flash, Google Chrome, Opera, Safari e ferramenta APT
- Multi Plataforma: Windows e Linux
- Possibilidade de criação de uma Whitelist para diretórios e ficheiros
O BleachBit é uma aplicação bastante completa e é daquelas que deveria vir nativamente em qualquer sistema operativo. Além das opções, a aplicação disponibiliza uma funcionalidade que permite eliminar ficheiros sem que estes possam vir a ser recuperados por outras ferramentas. Podem ver aqui alguns vídeos da utilização da ferramenta no Windows e Linux.
Este artigo tem mais de um ano
Desaconselho completamente o CCleaner que agora pertence ao Avast / AVG.
Pois eles vendem os vossos dados! Basta pesquisar.
Como alternativa:
https://privazer.com/ (desabilitar de limpeza de registo)
https://singularlabs.com/software/system-ninja/
BleachBit é uma ferramenta fenomenal sempre melhor que o bloatware do CCleaner
Também uso o Privazer…
O melhor sem duvida alguma
TFC – Temp File Cleaner by OldTimer, pequeno e eficaz
Esse não serve, esta desatualizado a imenso tempo!
O meu windows está limpo. Não o preciso de sujar com programas extra.
Sujar com o quê? São programas que podes usar sem instalar. Lol o teu comentário é tão ridiculo.
Concordo Windows e limpo na mesma frase!
Spoky sabes que a instalação não é nada mais que copiar ficheiros de um lado para o outro certo?
a unica diferença entre instalação e portable é que no portable tens tudo na mesma pasta, de modo geral ocupa o mesmo espaço.
Desconhecia existir o BleachBit para Windows. Vou experimentar…
Faço as suas as minhas palavras
Eu prefiro o CCleaner.Sempre o usei e hei-de usar.
Rir com isso, enquanto isso os teus dados estão a ser vendidos, já que a CCleaner foi adquirida pelo Avast que tambem pertence a AVG.
E eles agradecem! 🙂
Senão queres os teus dados vendidos, tens de voltar para o tempo dos homens nas cavernas. Hoje em dia não existe privacidade.
Boa tarde
Tenho um pc com 4G memoria e disco SSD de 120gb. É um I3 -2120 3.3GH. Funciona 5 estrelas para o uso diário normalíssimo, de acesso à net, word excell e nada mais.
Tenho tb um portatil LENOVO serie 300, com 8G memoria e disco de 1T não ssd. É um i7 (nãi sei de cor a ref). Hiper lento, mal consigo ver videos no youtube, demora n tempo a arrancar… Será só do SSD ?
Já o limpei com o CCLEANER, mas continua mesmo muito lento. Que aconselham ?
…e que tal um clean instal?
Carlos
Fiz um clean install (com a recuperação do proprio portatil) à menos de 1 mes. Sugeres mesmo formatar? É que se continua assim não queria estar a formatar a cada mes… Eheh
Clean install mesmo. Se continuar lento, experimenta colocar um SSD.
Muito obrigado a todos pelas dicas. 🙂
No tocante ao Youtube, experimente instalar um outro browser ( Firefox, Chome, Opera, etc.) diferente daquele que está a usar . Se os vídeos do Youtube passarem a dar bem no novo browser então descobriu a causa.
Este é um problema recorrente pois há browsers ainda com problemas a lidar bem com o HTM 5 com que o Youtube passou a exibir os seus vídeos relegando para a história o antigo flash.
É óbvio que é a falta do SSD…
Dá brilho a qualquer sucata.
Testa o hd com o hd tune a procura de bad block e passa o malwarebytes a procura de vírus.
No Lixux, durante muito tempo usei o BleachBit.
Passei a usar menos quando descobri o Stacer. Esta aplicação é mais abrangente, um autêntico canivete suiço com uma interface bem mais apelativa e polida de fazer inveja às aplicações da Apple e do Windows.
Porém, descobri que qualquer delas apaga lixo que a outra não apagou.
Daí que, para higiene total, de tempos a tempos a combinação vencedora Stacer + BleachBit as root.
No Windows sempre usei o Ccleaner sem problemas e mantive a versão anterior à compra pela Avast mesmo conhecendo o historial da aversão da MS ao Ccleaner nomeadamente o alerta de que o Ccleaner poderia apagar o backup do sistema anterior ao upgrade. Mas, reitero, nunca me deu problemas. Os problemas têm outro culpado. Um “must” do Ccleaner, muito raro noutras aplicações, é a possibilidade deste, se configurado para tal embora fique muito mais lento, apagar o lixo do disco à prova de qualquer futura recuperação utilizando técnicas de sobreposição e baralhamento de bits, curiosamente, um dos settings diz ser à prova da NSA!
Mas agora que existe o BleachBit também para Windows vou experimentar.
*Linux
“Um “must” do Ccleaner, muito raro noutras aplicações, é a possibilidade deste, se configurado para tal embora fique muito mais lento, apagar o lixo do disco à prova de qualquer futura recuperação utilizando técnicas de sobreposição e baralhamento de bits, curiosamente, um dos settings diz ser à prova da NSA!”
O que será que andam a fazer para necessitar de uma limpeza à prova da NSA … hummmm
Hahaha !
Imagine que o disco tem dados pessoais, por exemplo contabilidade da empresa, contas bancárias, cartões, identificação, conteúdo de cartas e comunicações privadas e, por azar, tem de ir para a garantia por estar a dar muitos erros e blocos errados que o “chkdsk /f” não corrige ou quer oferecer um disco usado a alguém. É o que me ocorre.
Mas se optar por tal utilidade o Ccleaner fica muito leeennntttto pelo que não é nada aconselhável numa utilização regular.
O facto de poder contar essa rara possibilidade não deixa de ser uma curiosidade em abono do Ccleaner que merece ser referida.
Teixas um SSD dá outra vida ao computador… É de acesso direto e não sequencial como um HDD. Há HDD hibridos mais rápidos para quem precisa realmente de espaço. Sugeria verificar o disco com o hdtune a ver se tem amarelos ou vermelhos. Erros amarelos de interface são normais. Discos de 5400 rpm que costumam vir nos portáteis tb säo lentos.
Há muito tempo que oiço falar do Bleachbit mas nunca usei, porque quando me iniciei no mundo Linux li nalguns artigos que era um programa a não usar, por haver risco da malta apagar aquilo que não devia.
Usei o CCleaner quando tinha Windows e gostava, isto antes de se ter tornado manhoso (segundo aquilo que vocês dizem, nunca mais liguei ao assunto).
há mais risco de apagares o que não deves com o Ccleaner do que com o bleachbit.
eu pelo menos já usei Ccleaner à uns 3 ou 4 anos, um dia meti aquilo a limpar, reiniciei o computador e ele nunca mais deu boot, tive de reinstalar o windows, desde esse dia deixei de usar ccleaner e passei para o bleachbit, até agora 0 problemas.
Tenho o Windows 7 instalado desde à 10 anos, com 4 ou 5 programas de tratamento de imagem e vídeo, com Office, Outlook e Thunderbird, 5 browsers, dezenas de utilitários para várias funções, e um antivírus pago. E nunca formatei o computador nem utilizo nenhum utilitário de limpeza. Apenas limpo os ficheiros temporários manualmente. E funciona como um relógio suíço. O principal truque é testar tudo o que é “novidade” em máquinas virtuais.
!!!ATENÇÃO!!! McAfee Enterprise detectou Trojan no arquivo: unicodedata.pyd [Artemis!]
@Thiago, é falso positivo.
o McAfee é dos piores lixos de antivirus que por aí andam para empresas, basta ires ao site Av-comparatives.org, o McAfee teve resultado “Aprovado”, ou seja, nem estrelas tem, no site Av-test.org o McAfee é o 2º pior antivirus para empresas…
estamos a falar de proteção obviamente, a nivel de performance e usabilidade o McAfee é aceitável mas de nada serve se não te consegue proteger e manda falso positivos a torto e a direito…