Chegou finalmente o Winamp 5.9, a nova versão deste excelente leitor multimedia
No tempo em que não havia serviços de streaming e outras formas de ouvir música pela Internet, o Winamp era o rei. Esta pequena e simples app era a escolha da maioria para ouvir música, sempre assente em ficheiros mp3 e noutros formatos.
Este software esteve muitos anos fora do radar, estando já morto e enterrado para muitos. Claro que deu a volta por cima e regressou, com uma novidade importante agora. A versão final desta solução está lançada e pronta a ser instalada.
Uma grande novidade do Winamp
Depois de muitos anos parado e de vários contratempos, o Winamp finalmente voltou a dar um sinal de vida. Uma primeira versão foi lançada recentemente, sem grandes novidades, mas que abria a porta de vários sistemas operativos a este conhecido e reconhecido leitor multimedia.
Não se sabe ainda muito bem como irá ser o seu futuro, mas a verdade é que a equipa que o desenvolve está a apostar no Winamp. Os desenvolvimentos não abrandam e surgem novidades que mostram que este está de boa saúde e pronto a mostrar que veio para ficar no futuro.
Mudanças neste leitor multimedia
É assim que surge finalmente a versão final da mais recente aposta do Winamp. Depois de várias versões de testes e de avaliação, surge uma proposta definitiva e que reúne todas as alterações e correções que foram sendo criadas para este leitor multimédia.
A maior diferença que podemos encontrar nesta versão é mesmo a passagem do Visual Studio 2008 para o Visual Studio 2019. Esta mudança trouxe vários problemas nas instalações de vários plugins, ficando agora resolvidos com a avaliação e instalação desta nova versão e fazer a instalação em falta.
É hora de testar esta nova versão
Na lista de novidades e melhorias estão também presentes outras opções. Temos o suporte melhorado para o Windows 11, leitura de streams HTTPS, uma nova diretoria de podcasts e o suporte para reprodução hi-res. Há ainda alguns problemas por resolver, mas que a próxima versão vai tratar.
Quatro anos depois de surgir a versão Winamp 5.8 na Internet, de forma não oficial, a equipa de programadores tem agora uma novidade para todos os que tinham saudades deste leitor multimédia. Está disponível para instalar e assim mostrar tudo o que sempre o tornaram único, agora com novidades e melhorias relevantes.
Este artigo tem mais de um ano
Eu desde que descobri o Audacious para Linux (e mais tarde para Windows) que nunca mai usei mais nenhum “player”…
Eu prefiro o Rhythmbox (linux) pois para mim é muito mais completo mas uso mais o VLC Player no Linux Mint (o único SO que eu uso).
Para vídeo uso o SMPlayer tanto em Linux como Windows também…
Aimp
+1
Sem dúvida, muito melhor que o Winamp. Aimp é totalmente gratuito, cheio de skins e sempre atualizado.
+1
Deixei de usar o Aimp por ser russo…
Só por isso? Por ser russo?
Um dos meus jogos favoritos é russo. Será que tenho de deixar de o jogar porque “é russo”?
Não te cures não… 😀 😀 😀 😀 😀
+1 mas sem desgostar do Clementine.
Lê ficheiros Opus?
Digam por favor o Sistema vem com um ou dois leitores integrados
Qual a diferença para este e outros?
Porque vejo muitos aqui publicitados
Para ouvir música não chega os que vêm no sistema?
Falo do Windows
Obrigado
Acho que é tudo uma questão de gosto pessoal…
Tudo tem o seu tempo e o winamp teve o dele. Instalar só por uma questão de revivalismo.
Este winamp tem vantagens sobre o WACUP? Se fosse instalar um deles, qual seria?
Musicbee
É simples fácil, intuitivo. N tem transparencias nem neons ou bodegas q sobrecarregam o sistema. Consumo d recursos negligenciavel. Clica-se e abre, sem lags nem porcarias, n tem publicidades. Multiplos recursos para preenchimento d tags e conversao d ficheiros. Infelizmente n tem a antiga função d preenchimento automatico e reconhecimento d ficheiros. Continua a ser o meu leitor favorito.
foobar2000
Esse é muito bom.
Nada mais simples. Excelente programa
Winamp, it really whips the llama’s ass!
Ainda uso a versão final de quando ficou descontinuado. Nunca falhou!