Brackets 1.0 – Um editor de texto para esquecer o Notepad++?
Disponível para Windows, Linux, MacOS e até Android
Um editor de texto é sempre uma ferramenta essencial em qualquer sistema. Neste segmento as ofertas são muitas e há editores de texto que já fazem parte da história/evolução dos próprios sistema operativos.
A Adobe quis também entrar neste segmento e lançou em 2013 o Brackets – um editor Open Source que também serve para web design. Hoje vamos conhecer as novidades do Brackets 1.0 que foi lançado recentemente.
Editores de texto/código Open Source , são ferramentas que existem com alguma abundância no mundo open source. Os populares vi, vim, nano, joe, gedit continuam a ser os mais utilizados por quem usa Linux.
Considerado como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), o Brackets é um editor muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis – ver aqui.
O Brackets oferece um conjunto de funcionalidades interessantes, das quais se destacam o resultado, em tempo real, do código desenvolvido (Live Preview via browser) a opção quick edit que permite editar rapidamente classes CSS e funções Javascript.
Esta nova versão inclui um preview da Extract for Brackets, um extensão que obtêm automaticamente informações para um projecto de um PSD - cores, fontes, gradientes, imagens e muito mais .
Qual o vosso editor de texto favorito? Em que sistema o usam?
Licença: MIT Sistemas Operativos: Windows, Linux, MacOS Download: Escolha aqui a sua versão Homepage:Brackets
Este artigo tem mais de um ano
Pessoalmente gosto bastante do Notepad e Notepad ++
No Mac, não conheço editores tão bons quanto estes do Windows.
Vou testar este.
Isso é porque nunca experimentaste o Sublime Text 3 num mac…
Comprado com o Notepad++ é como comparar este último, uma carroça puxada a cavalos com um Mercedes topo de gama…
Isto, tantos na mesma bons, como o TextWrangler… Chocolat, etc…
Tanto no Mac como Windows o Sublime Text é bastante bom.
TextWrangler acho-o mais fraco que o Sublime. O BBEdit é muito bom também (mas pago). E o que usei mais recentemente e gostei foi o Espresso (também pago).
Sabe nada inocente… SublimeText (assim como quase todos editores) tem suporte ruim para codifição em SHIFT-JIS e mesmo UTF-8. Ele algumas vezes faz uma “conversão” silenciosa para outros formatos de codificação para permitir a leitura. Aí, já viu o desastre que dá na hora que você salvar o seu script modificado. Notepad++ pode ter visual “datado”, mas aí é só mudar as configurações dele. Claro, povo que está acostumado com o produto final acabadinho, típico user fanboy da Apple, não deve gostar muito de mexer em configuração de programa. Aliás, o fusca roda melhor em terrenos irreguraes que sua Mercedes, kkk.
SublimeText 3
Uso e não quero outro, parece que adivinha o código que quero escrever antes sequer de eu pensar 😀
Recomendo.
Também gosto do Sublime, principalmente por ser multiplataforma, assim não preciso ficar reaprendendo atalhos
Sublime Text 3 – Topo
O Sublime Text é de facto bastante bom, mas aquilo das mensagens para o comprarmos quando temos a versão gratuita é um pouco chata.
Por isso acho que web design o Brackets pode ser considerado superior (interface mais agradável, permitir a ceninha do live preview, …), mas em contra partida o Sublime Text “permite” a utilização de mais linguagens.
O Brackets não é um editor de texto, mas sim um IDE. São duas coisas completamente diferentes.
Acho que já tivemos esta conversa uma vez 🙂 “Brackets – um editor Open Source que também serve para web design”
“A modern, open source text editor that understands web design.”
Nao sabes o que ‘e um IDE …
+1
ja o uso a bastante tempo. deixei o Dreamweaver.
O Dreamweaver era uma ferramenta 5*. Mas com as novas versões ficou pesado. E quem ainda se lembra do velhinho Frontpage?
@Pedro Pinto. Acuso-me!
O FP foi o primeiro editor que toquei mal entrei no curso de informática do secundário. Mas… A revelação que foi o Macromedia Dreamweaver 3, viciou-me completamente.
Mas… Estar a gastar mais de 700 euros ( DW CS3 ) para hoje em dia estar só a usar o modo de código… Desperdício… No escritório investi no Brackets e em casa no Coda. Ambos portam-se bem. Excepto o brackets que em Windows ( infelizmente ainda uso Windows ) é um bocado pesado para a máquina…
( infelizmente ainda uso Windows )… Mas alguém é obrigado, felizmente, a usar Windows???
Na maioria das empresas sim, da mesma forma em que em muitas só podes trabalhar com linux ou com Apple e por ai adiante.
Brackets é um editor de texto virado para a web, nunca vai substituir um Notepad++ que é um editor de texto geral
Brackets consome demasiada memoria RAM para um editor de texto por isso pessoalmente não gosto dele, Notepadd++ nem falo porque não sei quem programa em Windows nos dias que correm
Mas se querem um editor de texto bom, têm o Atom, que é open source e muito parecido com o Sublime
No caso de quererem um editor de texto a serio o melhor é mesmo Vim
Quem é que não programa em Windows nos dias que correm? LOL
O Notepad++ continua a ser bastante rápido e versátil. Na minha opinião só peca em não conseguir lidar tão bem com ficheiros >1GB como o VIM.
Este Brackets não me parece uma alternativa uma vez que não se destina exatamente a fazer o mesmo
Quem é que não programa em Windows nos dias que correm?
Das duas uma ou nunca saiste de casa ou entao nao fazes a minima ideia do que se faz por esse mundo fora ….
Uso o sublime porque já o comprei, mas acho o atom uma boa alternativa freeware.
Gosto muito do Sublime Text 3. Uso no meu trabalho diariamente é impecável! Faz um autocomplete com as palavras que já existem dentro do documento o que é 5*. O notepad++ também gosto mas não lida bem com grandes ficheiros. Alguém sente/pensa o mesmo acerca do Notepadd++?
Sinceramente, um não substitui o outro.
Sublime Text 3 + packages – O melhor de todos
Atom – Algo lento por vezes
Brackets – Lento de mais para servir como editor de texto simples
+1
mas não dá para criar cenas em C :/
Pluma como editor de texto, vi, etc
Geany para C, e ás vezes java..
cmps
O Geany também se porta bem com ficheiros grandalhões, o Sublime apesar de usar mais do que o Geany, não se aguenta à bronca dos ficheiros grandes.
Eu utilizo Webstorm.
Ainda não experimentei o Brackets, mas já trabalhei com alguns dos mencionados e todos são bons.
Abraço
Eu gosto do Notepad++ e não faço coding, por isso, continua a ser o melhor para mim.
Sublime Text com o tema Spacegray e a fonte Source Code Pro para mim 🙂
Eu era um enorme fã do Notepad++ mas um dia decidi procurar por comparações entre os melhores editores de texto e apareceu o Sublime Text à minha frente e desde então nunca mais o deixei; por algumas vezes instalei o Brackets para experimentar as novas funcionalidades para HTML/CSS/JS mas acabava por voltar logo para o Sublime Text num piscar de olhos: rapidez e simplicidade estão na ordem do dia para aquele bicho 😉
Dica pessoal: experimentem o Sublime Text e aprendam a trabalhar com a palete de comandos (Control/Command + Shift + P) e vão-se perguntar como conseguiram viver sem aquilo 😀
+1! Tanto para a fonte como para os comandos 😀
E já agora uma questão: porque têm a dizer a negrito que o Brackets existe para Android quando tal cenário não acontece?!
Se leram a parte da existência para Android em algum lado, ao menos indiquem a fonte ou onde na página oficial existe referência…
Boa tarde a todos.
Uso o brackets diariamente e para mim é o melhor editor de texto. Contudo, a única coisa que me cria descontentamento são os bugs que as atualizações contêm.
TextMate, Coda2, brackets, mac os x
NP++ em windows. Para os iluminados a dizer “quem é que ainda programa em windows”, diria eu, sei lá, 90% do corporate world? (e se calhar nas universidades também já mais que no meu tempo…)
O brackest é muito bom, mas se não tiveres uma máquina boa vai ser um peso morto.
Em computadores menos dotados o notepad+++ revela-se uma bom utensílio. Nomeadamente quando se andar aflito mudanças na confusão UTF, ansi ascii, little endian, big endian, code-pages, BOOM, no-BOOM.
Uso muito o notepad como ponto de passagem quando faço copy-paste de um lado para o outro para me ver livre de formatação que se revela frequentemente muito incómoda (pista: escolhendo a opção ansi /Europa Ocidental, não boa escolha para quem trabalhe em línguas que não estão nessa europa).
Muito fraquinho! uma perda de tempo
Sempre fui adepto do vi/vim em linux e depois que mudei para Mac uso o MacVim com alguns plugins. Já testei outros incluindo o brackets mas nenhum ainda me conseguiu fazer abandonar o mccvim.
I use Codelobster – http://www.codelobster.com