BatteryCare 0.9.8.10 – Mais rápido!
Com a preocupação de caminhar para uma maior robustez e compatibilidade com os milhares de sistemas em todo o mundo, eis o novo BatteryCare, mais rápido que nunca! Este já conhecido utilitário, desenvolvido em Portugal por Filipe Lourenço, permite monitorizar todos os aspectos relacionados com a bateria do computador portátil e dispõe de funcionalidades que ajudam a maximizar a sua longevidade e autonomia.
Esta ferramenta vem preencher uma das lacunas do Windows, que é o quase desprezo por um dos elementos mais importantes deste aparelho. Simples e fácil de usar, além de leve e não intrusivo, é sem dúvida um "must have" para qualquer utilizador de computador portátil que deseje ter mais conhecimento sobre a manutenção e cuidados com a bateria.
Esta nova versão sofreu alterações de performance significativas ao nível do arranque, tendo este sido reduzido no caso do meu portátil de testes, em cerca de 50%. O BatteryCare está mais rápido e leve no arranque, mas também o tempo de atraso do Popup de informação rápida foi reduzido e agora ao colocarmos o cursor em cima do ícone do programa na barra de tarefas, o Popup surge mais rapidamente. É útil quando se quer dar um espreitadela às temperaturas, por exemplo, e agora mais rápido, torna-se uma operação mais agradável.
Outra alteração significativa no programa surge no processo de actualização automática, que agora passa a poder distinguir versões que sejam de manutenção (Minor Releases) e versões mais importantes (Major Releases). No caso destas últimas o Updater passará a descarregar o instalador.
Quem quiser acompanhar mais de perto o decorrer do projecto, pode seguir-me nas páginas twitter ou facebook do projecto BatteryCare.
Actualmente o programa tem as seguintes funcionalidades:
- Monitorização dos ciclos de descarga da bateria;
- Informação completa da bateria;
- Cálculo estatístico do tempo restante;
- Leitura da temperatura do CPU e do Disco Rígido;
- Comutação automática dos planos de energia;
- Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes;
- Informação rápida na área de notificação, ao alcance de um movimento de rato;
- Actualizações automáticas;
- Leve e imperceptível no sistema.
Novidades a implementar para futuras versões
Como se sabe, este projecto está em constante desenvolvimento e tenho uma panóplia de novas funcionalidades já registadas no meu roadmap, que quero implementar para versões futuras. Vou partilhar convosco algumas das mais importantes funcionalidades, de entre as muitas, que quero implementar até atingir a versão 1.0 do programa:
- Calibração automática da bateria.
- Possibilidade de escolher quais os serviços a serem pausados em modo de bateria.
- Melhorar o sistema de notificações e passar a incluir avisos sonoros.
- Possibilidade de personalizar a aparência de certos elementos da interface.
- Uma nova interface para a janela principal.
Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.
Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista/7
O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia. A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.
Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.
Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional!
Novidades desta versão
- Tempo de arranque reduzido, até 50% mais rápido que versões anteriores.
- Reduzido o atraso ao mostrar o Popup de informação rápida, é agora mais rápido.
- O Updater suporta agora instalações de Major Releases através de instalador.
- Corrigidas pequenas falhas nalgumas traduções.
Um muito obrigado ao Pplware por apoiar o meu trabalho.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7 (x86 e x64) Guia: BatteryCare Download: BatteryCare 0.9.8.10 [1.1MB] Homepage: BatteryCare
Este artigo tem mais de um ano
eu deixei de usar justamente porque ele era muito lento, demorava de mais pra abrir a janela…e, sinceramente, essa melhora de 50% não vai fazer eu colocá-lo de novo, este programa já foi bem mais instável e fiquei decepcionado com a versão anterior…quem sabe, mais pra frente, eu o teste novamente…
foi bem mais EStável****
Então experimenta de novo. Não sabes o que perdes. Não tenho problema nenhum de lentidão ou de instabilidade. Mas esta versão é bastante mais rápida mesmo.
Bem considerando que o meu pc principal é um portátil esta pequena aplicação faz mais do que jeito, contudo nao consigo instala-la.
Dá-me sempre o mesmo erro: “Não foi possivel executar um ficheiro na directoria temporária. Instalação cancelada. Erro5: Acesso negado.”
Algum conselho?
Tens sempre a versão portable na página de download, ou então usa o mirror.
E que tal dar permissões de administrador ao instalador?
A maior parte das aplicações que dão o erro de “Acesso Negado”, é quando tentam escrever numa pasta, cuja o utilizador não tenha permissões para a acção.
Após tentares instalar como administrador, dá o feedback de se funcionou ou não.
Corre como administrador, talvez te safes.. abc
Bem melhor agora , isto é daqueles programas que digo “must have”
Sou sincero. Usei durante uns 2 meses e desinstalei muito recentemente… Muitas vezes bloqueava quando tirava o pc da bateria e não só não fazia alteração nenhuma como ainda me fazia a bateria ir à vida em 1/2 do tempo. Julgo que sem nenhuma aplicação consigo fazer uma melhor gestão da bateria.
No meu Sony Vaio, acho que desde que o instalei a bateria ficou a durar muito menos 😐
Também foi num vaio que tive a experiência que relatei…
Tenho pena que tenha sido essa a experiência com o BatteryCare, mas como deves compreender é difícil simular todos os cenários de utilização possíveis, onde são incluídas muitas variáveis como o sistema, hardware, outro software instalado, configurações várias, etc.
Ainda assim, existem cerca de 100 mil utilizadores, a nível mundial, que diariamente utilizam o programa sem problemas.
Será que é algum problema com os equipamentos da Vaio, agora estou curioso. Tens conhecimento de quem use a aplicação num Vaio sem problemas?
Acredito que haja pessoas satisfeitas… Tb há quem adore Linux e odeie Windows e vice-versa e nem a qualidade de um nem de outro está posta em causa 😉
As pessoas adaptam-se conforme experiências que vão fazendo… Eu sempre fui apologista do mais simples possível, e quando se tenta simplificar o trabalho por vezes tornamos o mesmo mais complicado.
Nunca tive a oportunidade de testar num Sony Vaio, pois sou possuidor de um Toshiba e Asus. Mas a experiência que tenho das baterias dos Sony, através de colegas da faculdade, é que são as piores baterias que andam por aí. As que passam dos 6 meses, em condições, são uma excepção à regra.
As baterias Toshiba também não são nada robustas. Pelo contrário a Asus fornece excelentes baterias com longevidades impressionantes.
A minha bateria Vaio por acaso nunca desceu dos valores que indicava ao inicio. Aguenta cerca de 2h. Não é bom, podia ser muito melhor!! Mas sempre foi assim portanto acho que se mantém sã =P
tenho sony vaio já três anos e sem problemas, e instalei o teu programa e não tenho tido razão de queixa!
A minha experiência com baterias de portáteis da Sony também é bastante má. Em 6 meses a bateria passou a durar 15 min. (e o tempo de carregamento era enorme)
Hoje em dia, com quase 3 anos, a bateria já não é detectada.
Quanto ao computador em si, é excelente, só tenho maravilhas a dizer, mas a bateria foi uma enorme decepção, e ficou fora de questão comprar uma nova quando soube que custava 200 €.
Continua o excelente trabalho. Cumprimentos
Também me ocorreu uma situação semelhante. Aquando da primeira calibração notei um decréscimo acentuado da duração da bateria. Até pensei que tivesse efectuado algo mal na calibração. Acabei de terminar a segunda calibração e novamente uma notável redução da duração da bateria. Isto num Toshiba.
Infelizmente, irei desinstalar o programa. Pode ser que daqui a uns tempos surja uma versão melhorada e que não provoque isto. Agora farei a gestão por mim e se ele durar uma horita já não me darei por insatisfeito.
De qualquer modo, força nisso!
Tenho um Vaio com este programa e nunca tive problemas, tanto no XP como Win7 x86.
Também utilizo num eeepc sem probs.
O único programa que é preciso para as baterias do portátil é o BatCal para as calibrar. Tudo o resto é só para show-off.
uso este programa quase ha um ano e nao tenho razao de queixa.
se houve melhorias, tenho de experimentar.
espero que este projecto tenha um bom futuro.
cumps.
apesar de a aplicação por vezes ter algumas lacunas, percebo o quanto é difícil manter a compatibilidade com todos os computadores existentes…
e alguns comentários que estão aqui, por mais sinceros que sejam, ou não, acho que não deviam desvalorizar o trabalho do Filipe ao ponto de o compararem a lixo…
se em vez de deitarem a baixo o trabalho dos outros porquê não ajudam para que ele venha a ser ainda melhor? (típico português… por isso é que os “bons” portugueses vão para o estrangeiro e lá são mais valorizados do que cá…)
Assino por baixo 😉
(falando do programa em si)
A minha experiência tem sido boa com esta aplicação, nunca tive problemas de maior, é óptima para a função que foi concebida. O único problema, que pelos vistos foi bastante melhorado, era a questão da lentidão.
Mais uma vez agradeço, e dou os parabéns ao Filipe Lourenço por toda a dedicação e, especialmente, o facto de disponibilizar essa ferramenta de forma gratuita.
Obrigado pelo apoio, é sempre muito gratificante ler opiniões como a vossa. É isso que me motiva a continuar a melhorar. 😉
E fundamental, uso e gosto muito, só o facto de poder escolher os esquemas de energia quando estou ligado a corrente ou não, fabuloso, recomendo, é essencial
É um programa que já uso a algum tempo, só falta mesmo fazer uma doação 🙂
Continua porque daqui a uns tempos a Microsoft compra-te o codigo do programa por uns 10….00$ 😛
O meu portátil tem 2 meses e tem um desgaste na bateria de 22%. É normal?
Eu considero que não, mas tudo depende do uso que lhe foi dado nos últimos 2 meses. Se ainda tiver garantia, pede uma troca.
Uso e recomendo!!!
Está sem duvida muito melhor, principalmente os tempos de arranque.
No entanto (e não sei se o problema é do meu portátil ou não) acho que o popup continua muito instável… não sei, existem alturas em que meto o cursor em cima do ícone e nada aparece, outras vezes aparece do nada no meio do ecrã. Notei no entanto que quando clico na barra de tarefas (numa zona limpa, sem nada) o popup aparece à primeira e super rápido.
Mas são pormenores insignificantes. A aplicação está cada vez melhor 🙂
Eu sei o que é que motiva isso. Sabes que o BatteryCare é desenvolvido em cima da plataforma .NET e corre de forma virtualizada. Isto faz com que quando o PC está a ficar sem memória livre, o .NET tenha direito a menos memória para as suas aplicações e faz o dump para o pagefile, depois quando tentas aceder ao popup, ele vai carregar a informação através do disco e isso torna-se mais lento. Uma solução para isso era eu forçar a ter sempre o popup em memória, mas depois estava a consumir recursos desnecessariamente. Optei pela solução actual porque julgo ser a mais eficaz em termos da função do programa.
Obrigado pela partilha, é uma excelente aplicação!
Agora que mudei de portátil não consigo ver as temperaturas do CPU nem do disco. É um ASUS N53, com W7 e gostava de saber como andam os componentes em termos de temperaturas. É normal não funcionar nos ASUS?
Nas opções avançadas, marca a opção para correr em modo de administrador.
Obrigado Filipe.
Excelente trabalho que fizeste!
Cumprimentos