Barrier: Um KVM em software para ter vários PCs com apenas um teclado e rato
Para quem trabalha diariamente com informática, já se deve ter deparado com uma secretaria cheia de computadores (desktops ou notebooks). Tradicionalmente, necessitamos de um teclado e rato por computador para controlar cada máquina ou então podemos recorrer a um KVM switch.
Para quem tem todas as máquinas ligadas em rede, pode usar o Barrier e controlar todas as máquinas recorrendo apenas a um teclado e a um rato.
Barrier - Um KVM em software...
O Barrier é um software que imita a funcionalidade de um comutador KVM, que permite o uso de um único teclado e rato para controlar vários computadores. Este software barrier faz a função de um comutador KVM através de software, permitindo que o utilizador escolha qual máquina a controlar.
Tal como Synergy+, basicamente o que é necessário, é que todas as máquinas estejam ligadas em rede (LAN). Por exemplo, pode usar este software para controlar o seu PC e o seu mini PC Raspberry.
Características interessantes do software Barrier?
- É grátis
- Mover o rato facilmente por todos os computadores
- Apenas necessita de ligação a LAN
- Copy e paste entre máquinas
- Não é necessário carregar em qualquer tecla ou conjunto de teclas (como acontece a quem usa o KVM)
- Bloqueio do rato para apenas um terminal
- Disponível para
- Windows 7, 8, 8.1, e 10
- MacOS/OS X
- Linux
- FreeBSD
- OpenBSD
O Barrier é um fork do software Symless's Synergy e o código fonte está no GitHub.
Este artigo tem mais de um ano
Já tinha usado o Synergy há muitos anos. Na época era gratuito, se me lembro bem; hoje, por saudosismo, resolvi olhar o site e constatei já não existe versão gratuita.
Era muito bem pensado: configurava informando a posição de cada monitor e ao levar o mouse para além da borda do monitor ele mudava automaticamente de computador. Muito melhor do que aquelas antigas chaves manuais.
Sim, o barrier é exatamente o mesmo conceito.
Já uso há alguns anos. É bom e útil, mas às vezes a coisa corre mal entre plataformas diferentes. Bom artigo!
Microsoft mouse without borders faz o mesmo
Mas esse só funciona com Windows. O Barrier e o Synergy funcionam com Windows, Linux e Mac.
também tens um bug em que é como se o shift estivesse sempre precionado e para usares um atalho como “m” tenho de fazer shift+m enquanto que no host é só o shift?
uso o mouse without borders diariamente (estou a usar agora), e sem qualquer bug.
Exclusivo para Windows, de resto, muito bom 🙂
Funciona com teclados e ratos por bluetooth? Não há muita informação na página.
Provavelmente, já que é um recurso de software. Não importa a forma como o teclado ou mouse se conecta ao “servidor”. O movimento ou as teclas pressionadas são processadas pelo computador principal e o comando é enviado aos clientes vida rede.
Funciona sem qualquer problema.
Podiam fazer um tutorial como instalar em ambiente Windows.
+1
Também gostava!
E o contrário? Um PC + um monitor externo, dois ratos e dois teclados, um a trabalhar pelo PC e outro pelo monitor.
Ex. Um filho a fazer trabalhos pelo PC e o outro pelo monitor.
Aí precisas de algo tipo isto (USB Over Ethernet):
https://www.net-usb.com/pt/
Mas ainda não encontrei nada que fosse gratuito… =\
Há muiiiitos anos, isso era possivel com o XP e alterações de registo.
Mas a solução não é um KVM.
Será mais uma máquina com OS que dê para multi users, e usar thin clients.
Compra um Raspberry Pi e faz acesso remoto ao PC. Apesar de o Raspberry Pi não ter poder de processamento suficiente para o Windows, todo o processamento vai estar no PC. No Raspberry Pi você terá o raspbian rodando um cliente de acesso remoto.
Compra um Raspberry Pi e faz acesso remoto ao PC. Apesar de o Raspberry Pi não ter poder de processamento suficiente para o Windows, todo o processamento vai estar no PC. No Raspberry Pi você terá o raspbian rodando um cliente de acesso remoto.
Eu gostava de ter um por software mas que desse para usar entre um PC ligado por VPN e outro sem VPN (ambos na mesma rede). Alguém conhece? Caso não exista, alguém sabe de uma solução boa e não muito cara por hardware?
cara estou precisando da mesma solução
Uso o InputDirector e nunca me deixou mal.
Também comecei a usar o Input Director e até ver sem problemas. É simples e faz aquilo a que se propõe…
Grande dica!!! Dá-me muito jeito isto. Excelente artigo! Muito obrigado!
em ambientes Windows: Mouse without borders, da própria microsoft. Funciona tal como descrito, com a vantagem que podemos usar qualquer rato/teclado de qualquer computador para aceder aos demais, basta “ir” com o cursor até ao computador que pretendemos (tal como posicionados na configuração)
Veio na altura certa porque também precisava de algo como isto pois o meu rato bluetooth da logitech também me permite isto mas faltava o rato….
Eu costumava usar o win2vnc (x2vnc em linux) porque é portátil (passível de ser usado sem privilégios de administração / sem ser instalado). Este executável corre na máquina central e as restantes apenas precisam de ter o serviço de VNC a correr. A simplicidade vem com uma limitação: apenas permite dois monitores, um de cada lado.