Avast recuou e removeu a mais recente versão do CCleaner
A mais recente versão do CCleaner tem estado no centro de um problema grande para a empresa que agora o detém, a Avast. Depois de ter decidido bloquear as opções para impedir a recolha de informações dos utilizadores, estes resolveram revoltar-se e abandonar esta ferramenta.
Mas, e depois de perceber esta mudança não tinha sido a mais inteligente, resolveram agora remover a nova versão, procurando colocar um fim neste problema.
Desde que a mais recente versão do CCleaner chegou que os problemas associados a ela têm estado a crescer. Os utilizadores perceberam cedo que esta tinha mudanças sérias no que toca à privacidade, algo que não tinha sido anunciado.
Ao impedir o desligar da recolha de dados e o seu envio, a Avast acabou por criar uma situação que rapidamente se descontrolou e que contribuiu de forma negativa para a sua imagem.
Agora, dias depois de tudo ter começado, a Avast resolveu regredir na sua decisão e retirou do seu site a versão 5.45 do CCleaner, passando a distribuir apenas a versão anterior.
Também, e tal como anunciou no seu fórum, vão ser feitas mudanças profundas na forma como os dados são recolhidos e até na informação que é obtida.
O CCleaner irá separar os processos de limpeza e de notificação, garantindo que estes não interagem. Vai ainda melhorar a zona de definições, para dar um maior controlo aos utilizadores.
Com esta mudança a Avast espera resolver de vez o problema que criou e trazer de volta os utilizadores que decidiram nos últimos dias abandonar o CCleaner, mantendo assim a sua privacidade. Provavelmente será tarde demais, tendo a maior dos utilizadores já optado por alternativas menos invasivas.
As alternativas ao CCleaner
Este artigo tem mais de um ano
Agora que mudei para outro e estou satisfeito, não pretendo mudar de novo. Com esta brincadeira, perderam uma boa parte de utilizadores de vez.
Bom dia! Importa-se de dizer qual passou a usar? Eu passei para o BleachBit e o Wise Registry Cleaner. Acho que não exagero se disser que usei o CCleaner durante mais de 10 anos. Gostava muito das opções na reciclagem. Muito práticas.
Já foste…
Prefiro o Glary
Concordo, mudei e é bastante eficaz. Não estou arrependido.
Deviam ter pensado melhor no que andavam a fazer. Agora tenho o Privazer instalado e não tenciono voltar atrás, até porque desfragmentações não preciso com disco SSD e mexer no Registry, é o menos possivel e se tiver mesmo que ser, há outras ferramentas especializadas. Para mim, já eram …
Its too late…
A propósito há o bleachbit, glary, stacer entre outros que fazem o mesmo trabalho sem ficar te vigiando.
Continuo a usar. Funciona para o que pretendo, por isso não vejo razão para mudar. Birrinhas é o que é.
Prefiro o DiskMax e Patchcleaner
E se bloquearmos o CCleaner na firewall, será que continua a mandar informação? Não sou entendido, mas há processos que escapam, já que a firewall só bloqueia executaveis.
sacas a versao professional e assunto resolvido
Com desconto?
E pagas para ser observado…
Não faz parte das minhas fantasias.
Por isso, acho que me vou ficar pela versão free. Assim, posso ser observado mas não tenho de pagar para isso. Quando vier a atualização, veremos o que nos trás.
Já são muitos anos a utilizar o CCleaner. Mas se tiver de mudar, fa-lo-ei. Sem remorsos.
Uso eventualmente. Vou comparar o executável disponibilizado com o backup aqui… só prá garantir
N CCleaner, nem Avast, depois de perceber que foi por causa deste aplicativo que a atualização do Windows crashou e me deu cabo do computador, além de ser muito pesado.
Eu não confio em mais nada desta empresa.