PplWare Mobile

Atenção aos e-mails fraudulentos com referência a bancos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Miguel says:

    Sopa outra vez?

  2. adiemlaonun says:

    Para conhecimento, um dos ip’s fraudulentos onde está alojado os sites fraudulentos é o seguinte: 198.27.99.59

  3. Rui says:

    Os browsers têem uma coisa fantástica chamada de favoritos. Vão lá e abram as páginas pretendidas, ou então basta escrever o endereço, muitos são sites têem endereços óbvios……….

  4. panhonhas says:

    Eu vou cair sempre.

  5. Redin says:

    Ainda ontem estive a assistir à conferência “5th Infosec Week & Cyber Bootcamp” onde foram abordados estes temas. Os detentores de serviços bancários e outros tal como de comunicações, não estão sensibilizados para chamar a atenção para este tipo de cuidados aos seus clientes. O problema para este tipo de coisas acontece sempre por falta de informação e com alguma compreensão os criminosos aproveitam-se sempre disso. Até a nível político foi referenciado o facto de que não existiam em qualquer das forças políticas que se candidataram a estas últimas eleições, uma estratégia de combate à desinformação para a cyberseguranca. Mas mesmo que até hajam alguns movimentos governamentais, coloca-se sempre o mesmo obstáculo… “sem ovos, não se fazem omoletes” – dinheiro e recursos humanos, entenda-se.

    • tiago says:

      Desculpa que te diga, e ninguém está imune a ser enganado, seja online, seja na vida real… mas este tipo de cenas as pessoas não abrem os olhos porque não querem… basta estarem um POUCO mais atentas!!

      Isto é quase a mesma coisa que irmos a conduzir, passarmos um STOP, batemos e ainda vamos refilar com o outro quando na verdade… não viu o sinal que já lá estava… ou seja… se tivesse um POUCO mais atenta… 😉

  6. José says:

    A minha mulher recebeu, no mesmo dia e-mails a referir os 3 bancos! O que vale é que nunca usa e-banking, também está avisa para nunca abrir os anexos, de forma que já os denunciou à PJ.

  7. Joao says:

    Os bancos poderiam dificultar a coisas colocando um SPF e uma chave DKIM restrita para que os operadores de correio pudesse logo rejeitar esses e-mails falsos (quando vem supostamente do endereço do banco claro… muitos alteram convenientemente).
    O segundo nível de segurança, seria mais complicado! Pedir aos clientes a sua chave pública PKI ou OpenPGP para enviar-lhes e-mails autenticados e encriptados para eles, explicando ainda como verificar que são mesmo autênticos.

    Mesmo assim haverá sempre quem caia… mas pelo menos o banco não poderia ser tão facilmente responsabilizado pela incompetência dos seus clientes, visto já ter tomado várias medidas técnicas para reduzir a possibilidade de falsificação das suas mensagens.

    E claro alertar para que e-mails a dizer que as suas próprias chaves foram comprometidas deveriam ser ignoradas a menos que o próprio banco informa-se disso mesmo nos balcões físicos oficiais ou na publicidade televisiva.

  8. yaclicka says:

    Pior, pior é ir a um Hotel com boa movimentação de clientes “Nacionais e Estrangeiros” utilizar-se os PC’s destinados aos hóspedes (Guest), e ai encontra-se muita barbaridade, as pessoas ingenuamente não têm noção…….. gostava de ver entendidos nestas matéria mais envolvidos, porque a maior parte instala uma app, compartilha uma foto ou faz um tutorial no youtube e já é Kiddie pensando que é homem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.