AntiFreeze 1.01
Um deste dias, estava eu a trabalhar com várias aplicações abertas, como é costume, quando carreguei um pacote de imagens para transformar. Aquilo exigiu de tal forma do processador e da memória que nem os "olhinhos" o Windows mexia! Esperei... esperei... e comecei a desesperar - utilizei então a santíssima trindade do Windows, Ctrl+Alt+Del.
Nada aconteceu... é verdade! Aquilo estava de tal forma bloqueado que já nem o Gestor de tarefas conseguiu vir à superfície. Mais uns minutos de espera, entretanto apareceu uma aviso do Windows mas nada o fez "descongelar".
Como qualquer mortal fui tentado a deixar o dedo no botão do power, até aquilo desligar, mas tinha trabalhos já prontos, não me lembrava se os tinha ou não gravados, muito trabalho já empregue para deitar tudo borda fora... tinha de haver uma alternativa.
Haver, havia, eu é que não sabia. AntiFreeze é uma pequena aplicação que se esconde junto ao relógio, na barra de tarefas e que somente em casos destes, digamos, em casos de desespero é que deverá ser accionada.
Usando as teclas de atalho, Alt+ Ctrl+WIN+HOME activamos esta aplicação que automaticamente desliga muitos dos processos activos, libertando margem de manobra para que a aplicação que está a provocar o congelamento, possa continuar e levar até ao final a sua actividade.
Pesa no nosso sistema, pouco mais que 1kb e pode salvar algumas horas de trabalho. Considere esta aplicação como sendo o antepasso do clique no botão reset. Recomendo esta aplicação a todos que tenham máquinas propensas a estes problemas, máquinas que são utilizadas sempre no limite.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2003/XP/Vista Download: AntiFreeze 1.01 [814KB] Homepage: Resplendence Software
Este artigo tem mais de um ano
Já me aconteceu o mesmo várias vezes, vou testar esta aplicação a ver se funciona mesmo.
O mais irritante mesmo, e que já me aconteceu muitas vezes é quando conseguimos mexer em tudo, o rato mexe, conseguimos abrir pastas, conseguimos abrir o iniciar, mas nada abre. Nem consigo desligar o computador nem abrir programas, só mesmo pastas. Mas isto acontece muitas vezes por burrice minha: o PC fica “meio” bloqueado, eu como não consigo matar o processo tento desligar o computador, e nem ele consegue desligar o processo. Por isso é que não consigo abrir nada, diz que o computador está a desligar por isso não abre…
por essas e outras eu agora uso o Mac OS 😛
Dica: Quando o meu congela, faço Ctrl+Alt+Del procuro nos processos o explorer.exe, termino-o e depois na opção ficheiro, faço nova tarefa, teclo: explorer.exe e pimba, geralmente fica tudo bem. Vou experimentar este na mesma. Obrigado por este site fantástico.
Eu instalei, corri e carreguei CTRL+WIN+ALT+HOME e o pc bloqueou!
Era suposto evitar estas situações… Mas acabou por por fazer o contrário…
@Pires
Por aqui tb se faz o mesmo
@fotão
LOLLLLLLLLLLLL
@fotão
Possivelmente não leste o texto todo, é que há lá uma parte que diz e passo a citar (…em casos de desespero é que deverá ser accionada.) isto é,só quando o computador ficar bloqueado é que deverás fazer a combinação dessas teclas (Alt+ Ctrl+WIN+HOME) pelos menos foi o que percebi!
Abraço
BisMarques
Tao mas isto não é só um task manager!?
Não usar o Vista tambem costuma resultar. 🙂
Realmente o nome da aplicação deveria ser Freeze! A mim aconteceu o mesmo que ao fotão: instalei o programa e no momento em que carrego nas ditas teclas entalo o meu pc! Bem, se ele não estava mal, rapidamente assim ficou mas já que assim estava voltei a carregar as tais teclas a ver se o programa fazia o seu trabalho, mas o pc estava mesmo ‘morto vivo’. Lá fui eu ao botão reset…
Talvez seja por aquilo que já disseram: apenas se deve ser usado como último caso, assim sendo vou esperar até o meu pc ficar num estado menos bom e poder testar o programa. 🙂
Uma vez mais… É importante ler o que está na descrição da aplicação. Para quê querer accionar uma aplicação para desbloquear o PC quando ele ainda está a correr bem? Por amor de…
Literacia procura-se…
Também tem muito a ver com o tipo de programas que estamos a correr e se temos tudo a funcionar correctamente. Isto é, se por acaso nao temos muitos virus e trojans.
Eu utilizo ja o vista em casa e na empresa onde temos cerca de 30 computadores todos eles com o vista e nao é por causa disso que me costumam chamar muitas vezes.
Por vezes este tipo de coisas tb me costuma acontecer e a melhor coisa é desligar mesmo o explorer e depois inicialo novamente.
Bem eu sou pela opiniao do lookez é por estas e por outras que uso mac ou linux, mas por vezes tenho que usar o windows para outros trabalhos.
Tens aqui um blog exelente 😉
What is in a name? se reparar no final do artigo eu faço sugiro essa aplicação apenas a um determinado perfil de máquina, claro que não devemos instalar esta aplicação se não temos estes problemas, obviamente, mas numa máquina onde aconteça frequentemente já se justifica ter esta aplicação de prevenção.
Mas a malta não lê tudo, no post também refere que apenas devemos utilizar em caso extremo antes do tal momento reset…
Mas não faz mal nenhum utilizar para “sentir” o efeito 😉
Mas lá está: como terminas o explorer se nem o gestor de tarefas consegues abrir? Daí esta aplicação. 😉
@kardos: pelo q tenho visto do Vista, o gestor de tarefas funciona melhor q nunca, e são poucos os freezes como acontece com o xp, e quando acontece é fácil terminar o explorer
a exaustao do Processador e da RAM tem consekencias 😛
axo k isso s resolve com um tentar fazer poka coisa d cada vez… é k cmg isso do esperar n da mesmo 🙂 la s vai ao Reset
Offtopic
não há um gestor d tarefas ou algo parecido para o Linux em ambientes Gnome e/ou xcfe???
cumps a td a gnte
Obrigadão!!
@kardos
Uso o Vista e o meu gestor de tarefas funciona sempre que solicitado. É fácil encontrar a aplicação que causou o freeze e na maioria dos casos, consigo fechá-la sem problemas e o PC volta ao normal…
Já se tornou um bocado “moda” falar mal da Microsoft por tudo e por nada…
@Pires
Boa dica!! Não conhecia.. Thanks!
Nunca encontrei uma aplicação deste tipo que não piorasse o que já estava mal ou acrescentasse novos problemas onde já existiam alguns.
Se a maquina “freeza” muito é preferível perder um bocado de tempo e tentar encontrar as causas do freeze do que recorrer a este tipo de remendos.
Foi o que a experiência de muitos anos já me ensinou 😉
Este programa é para quando o Gestor de tarefas não abre, n é para o substituir, leiam com mais atenção antes de mandar pedras sff…
@Vítor M.
No meu comentário disse exactamente aquilo que apontou. Não falei em instalar a aplicação. Eu usei o termo “accionar”, ou seja, para ser ainda mais explícito, usar o tal atalho do teclado para chamar a aplicação (neste caso, numa situação em que o PC ainda não encravou).
Leituras.
@jOUz3 & Voyager
Não é uma qestão de dizer mal da microsoft, eu trabalho no serviço pós venda de uma loja de informática e tenho visto o tipo de problemas qe têm surgido.
No windows XP há problemas de segurança, o qe pode ser resolvido com um bom anti-vírus e algum bom senso.
Já o Vista é ligeiramente mais seguro, mas os problemas qe surgem têm mais a ver com o próprio SO, e para resolver isso é preciso esperar por uma “Update Tuesday” e rezar um bocado.
Isto para não falar do software e trial-ware distribuido juntamente com o Vista OEM, que costumar dar logo problemas out of the box (como o Quickplay vs concentradores USB, ou a Google Toolbar vs IE7).
Não gosto muito da Microsoft e principalmente dos preços das suas aplicações, mas não deixo de reconhecer qe o XP, o Office 2003, o Visual Studio 2008, e mais uns quantos, são grandes aplicações.
Por acaso alguém sabe como associar descrições a um determinado ficheiro ( executável, por ex. ) mas de forma embutida sem recorrer à instalação de nenhum programa??? Tal como se pode fazer no campo “Comentários” de um MP3, por exemplo!!!
Obrigado pela dica… é que dá jeito para ter uma descrição de vários programas sem ter de compactá-los … 😉
P.S: já agora… como faço para registar ou reaver a password de login aqui no pplware ??
Eu tinha estes problemas até que desinstalei o windows et voilá, deixei de precisar desta aplicação 🙂
“Recomendo esta aplicação a todos que tenham máquinas propensas a estes problemas, máquinas que são utilizadas sempre no limite.”
Ou melhor “traduzindo” Máquinas que são utilizadas com o Windows Vista! 😀
PS: isto é só uma brincadeira. 🙂
@ dajosova:
(Vai em inglês porque a esta hora ainda não me apetece traduzir para línguas estrangeiras) 😛
Folder ->> Folder options ->> File Types ->> New ou Change 😉
Isto está no Control Panel e na barra de menus do Windows Explorer em Win2k e XP.
No Vista, e porque não tenho aqui agora o portátil para confirmar, não deve ser muito diferente mas, em nome da facilidade de utilização, deve estar um bocado mais escondido. 😉
brigado ,
qualquer ajuda é bem vinda