Androsa FileProtector 1.4.4 – Dados mesmo seguros!
Actualmente, embora existam já outras soluções, os utilizadores recorrem aos dispositivos de armazenamento USB para transportar dados de um lado para o outro. Uma penUSB é tão útil como insegura, além de ser o mais utilizado veiculo de propagação de malware, pode facilmente cair de um bolso, ser surripiada de cima de uma secretária ou simplesmente pode ser (sem que o proprietário saiba) copiada para o computador de terceiros que se ligou.
E se tiver nessa pen dados importantes, sensíveis e pessoais?
Como nos podemos proteger?
Há dias quase que era eu o visado. No ginásio, caiu do bolso das calças e... foi (por sorte) parar dentro de um sapato!!! Não é que tivesse grande coisa, pois passei a usar outras formar de ter os dados disponíveis nos vários locais de trabalho, mas tinha fotos das crianças em festa e não interessa a mais ninguém se não a nós.
A protecção passa por encriptar os ficheiros existentes na pen. Não serve colocar uma password de acesso à própria pen, facilmente em Linux podemos quebrar essa protecção. Temos mesmo que encriptar o que está lá dentro que é a única forma de gorar qualquer tentativa de acesso aos ficheiros.
Androsa FileProtector
Já falámos em muitas aplicações para proteger a nossa penUSB... muitas mesmo, mas estas estão sempre em constante evolução e apresentam melhorias que devemos conhecer.
Esta ferramenta, o Androsa FileProtector é poderosa, gratuita e muito completa.
É um ferramenta que cifra qualquer tipo de ficheiro com algoritmos de criptografia do tipo AES 128/192/256 bits, TripleDES 192 bits, DES 64 bits. Esta tecnologia permite colocar palavras-passe até 32 caracteres, chaves de 256bits.
Até aqui nada de especial, mesmo referindo que é gratuita ainda assim não surpreende. Quando utilizamos a ferramenta é que vemos e sentimos a simplicidade.
Podemos ter um controlo sobre os vários aspectos de segurança, é-nos informada a segurança que imprimimos à encriptação, podemos transportar os ficheiros na penUSB juntamente com a aplicação, entre muitos outros aspectos e configurações.
Caso queira, pode transferir aqui o pacote de idiomas e colocar a ferramenta em português do Brasil.
O processo de encriptação é muito rápido, tendo em conta que os ficheiros são compactados e encriptados. Inversamente verá uma velocidade igualmente satisfatória.
Detalhes sobre o Androsa FileProtector:
- É uma aplicação gratuita
- Cria um ficheiro de auto-desencriptação
- Está disponível também numa versão portátil
- Permite proteger qualquer tipo de ficheiro
- Comprime o ficheiro antes de o proteger, reduzindo assim o tamanho do ficheiro
- Permite integração com o menu de contexto no Windows
- Suporta vários idiomas disponíveis
Conforme pode reparar, esta é uma aplicação a ter em conta. Embora existam no mercado outras ofertas, certamente que estão a par desta ferramenta. É uma questão de verificar o potencial que está empregue no Androsa.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7 Download: Androsa FileProtector 1.4.4 [1.95MB] Download: Androsa FileProtector 1.4.4 Portable [12.89MB] Homepage: AndrosaSoft
Este artigo tem mais de um ano
mais uma grande história do Vitor… para quando uma antologia?
Eu já tenho uma, a minha vida e tu tens uma? 😀
Para quê complicar? Há uma ferramenta que está disponível em praticamente todos os computadores… o zip!
Sim mas isso não terás o nível de segurança que esta ferramenta proporciona.
Boa ferramenta, porém ainda sou da opinião de que se não querem que os dados sejam “roubados” não os ponham na PEN é a forma seguríssima de saber que não irão parar a mãos alheias.
Agora se for aquele relatório super, mega, hiper importante que temos que entregar ao “BOSS” e não temos outra solução senão ir na PEN acho que antes demais deveremos ter em conta de que nem todos os computadores poderão ter o mesmo software instalado daí convém andar sempre com a versão portable e que provavelmente a empresa terá mail, se o mail da empresa não for seguro (que novidade) não podem ser vocês os responsáveis por a informação cair em mãos de terceiros. (só mesmo no caso de serem também responsáveis pela segurança do serviço de mail)
De qualquer forma, excelente dica para muita gente, exemplo professores que têm que obrigatoriamente andar com a PEN de um lado para o outro e com software deste tipo já não se têm de preocupar com o teste que estava na PEN que “perdeu” na sala de aula.
Só uma adenda:
A Tradução para PT-BR está neste link:
http://www.androsasoft.net/down/loc/portugues_(brasil).zip
M/Cumptos
CCosta
Como consigo a versao para MAC OS X?