Windows 10 para smartphones poderá imprimir sem drivers
As novidades que a Microsoft está a preparar para o Windows 10 mostram um sistema completamente reinventado e com novas funcionalidades, adequadas e ajustadas ao que os utilizadores precisam.
Com duas versões a serem produzidas em paralelo, e que na verdade se identificam como apenas uma, a Microsoft tem de garantir que as novidades da versão de desktop estão de acordo com o que a versão móvel está a oferecer.
Uma novidade ainda não apresentada, e que deve em breve surgir, é a possibilidade dos dispositivos móveis poderem imprimir sem terem qualquer driver instalado.
A Microsoft quer dotar os seus smartphones da capacidade de se ligarem a qualquer equipamento, dispensando a camada de drivers, responsável pela comunicação entre os dispositivos.
Esta ideia não é nova e vem sendo perseguida há já bastantes anos por várias empresas, sem que até agora existia uma solução verdadeiramente universal.
Mas a empresa de Redmond está agora, provavelmente, a prepara-se para trazer para o Windows 10 para dispositivos móveis algo relacionado com este conceito.
A informação surgiu numa vaga de emprego que foi publicada pela Microsoft no seu site de ofertas de trabalho, onde foi revelado que a Microsoft tem já disponível um novo protocolo de impressão que dispensa os drivers e que estará disponível para o Windows 10.
Our team is part of Operating System Group owning all aspects of printing for Windows. We are responsible for providing API’s for applications, driver interfaces for printers and user experiences for end-users and administrators. We use large number of technologies to enable scenarios on Windows Mobile, Windows Desktop and Windows Server. For example, we recently introduced printing support to Windows Mobile via a new driverless protocol for Windows 10.
Para já esta novidade ainda não foi disponibilizada em qualquer uma das versões de testes do Windows 10, quer na versão desktop ou móvel, mas o mais provável é que surja numa das próximas versões.
Não ficou claro no anúncio publicado, e nem existem quaisquer informações adicionais, sobre a forma como este protocolo poderá ser usado ou se requer hardware específico para poder funcionar do lado das impressoras.
Estes sistemas já existem em alguns sistemas operativos móveis, mas sempre com dependências muito específicas, normalmente com a emulação de drivers e com a utilização de protocolos específicos.
A novidade trará à versão móvel do Windows 10 uma capacidade que muitos esperam há já bastante tempo e que a Microsoft tem tardado a oferecer.
Este artigo tem mais de um ano
Dá jeito para impressoras mais antigas que não vão ser suportadas pelo windows 10.
Já existe no iOS.
Ai existe? Aonde?
https://support.apple.com/en-us/HT201387
Funciona com as impressoras compatíveis (listadas) ou com uma impressora USB ligada a um Mac, com partilha activada.
Mas isso já existe há anos!
É parecido ao Mopria para Android e ao AirPrint para iOS.
No futuro só existirá uma linguagem de impressão, o XPS. Nessa altura tudo ficará mais fácil.
Já existe uma linguagem de impressão, o PostScript! Eu diria que quase todas as impressoras suportam PostScript, daí ser possível para sistemas que usem o CUPS imprimir para uma enorme quantidade de impressoras usando um driver genérico!
XPS? Isso foi um falhanço da Microsoft em suplantar o PDF e o Postscript…
E possível actualizar o lumia 900 que usa 7.8 para 8.1 ou mesmo Windows 10??
+Juliao não é poss[ivel actualizar o Lumia 900 para além do 7.8 , infelizmente.