Análise: Nokia Lumia 830, o último Nokia da Microsoft
4 - Windows Phone 8.1
Quando se liga o ecrã do Lumia 830 é claramente perceptível o facto de estarmos perante uma resolução HD ao contrário de uma FullHD, já que os píxeis são perceptíveis a olho nu, ainda assim, não é de todo um ponto negativo. De uma forma geral, toda a experiência de visualização é muito boa. Perante o brilho e as cores do ecrã o único factor menos favorável são os brancos, que na verdade são um pouco amarelados.
Interface
No último Nokia da Microsoft voltou a ser incluído, finalmente, o ecrã de relance que vem substituir a inexistência de um LED de notificações.
O ecrã de relance é activado sempre que o telefone está em espera e, por omissão, apresenta as horas, bem como notificações, compromissos do calendário e ainda pode apresentar o widget da meteorologia, algo que não era possível anteriormente. Contudo, este ecrã pode ser desligado ou utilizado apenas quando detecta movimento sobre o sensor de proximidade. Caso o modo nocturno esteja ligado, o brilho do ecrã é reduzido.
Já no ecrã de bloqueio, além das horas, podem ser definidas uma série de informações nomeadamente as notificações de uma aplicação, como do Calendário, por exemplo, e informações rápidas como o número de SMSs ou e-mails por ler.
No ecrã de bloqueio é possível aceder à barra de notificações, contudo para alterar algumas das definições rápidas e para ter acesso às aplicações com notificações no painel, poderá ser necessário a marcação do código de acesso, assim ele esteja definido.
O Windows Phone está a adaptar-se cada vez melhor às necessidades dos utilizadores. Apesar de algumas das suas limitações, os esforços para se tornar um sistema operativo cada vez mais eficiente e atraente são visíveis, contudo, estão a surgir de forma lenta, talvez o Windows 10 venha revolucionar o sistema operativo da Microsoft.
A personalização dos mosaicos está ainda mais produtiva com a possibilidade de poderem ser criadas pastas. Apesar disso, tudo o resto se mantém mais ou menos igual aos modelos anteriormente testados.
Aplicações e Funcionalidades
O Lumia 830 não traz novidades face aos seus antecessores. Mais uma vez, de uma forma simples e produtiva, este smartphone vem equipado com quase tudo o que o utilizador necessita, desde que não seja um utilizador dependente dos serviços Google.
- Navegação Offline: as aplicações HERE Drive+ e HERE Maps podem ser utilizadas em modo offline, basta que para tal sejam descarregados os mapas pretendidos, de uma vasta oferta de mapas por todos os continentes, evitando desta forma o gasto com os dados móveis.
- MixRadio: esta aplicação funciona como uma espécie de Spotify, onde podem ser pesquisados os artistas, podem ser escutadas listas de reprodução automáticas que vão sendo criadas consoante as preferências dos utilizadores, podem ser adquiridas faixas de músicas ou álbuns completos, para ouvir offline, entre outras opções.
- Podcasts: através de uma pesquisa simples terá acesso aos Podcasts que desejar, criar listas de favoritos e ter acesso a pesquisas recentes. Muito útil para quem utiliza o serviço com frequência.
- Saúde e Bem-Estar: esta é a aplicação da moda, contudo, das várias que já tive oportunidade de experimentar esta é das melhores. Além da monitorização do exercício físico e da alimentação, ainda podem ser seguidos planos de treino devidamente explicados, planos alimentares e ainda pesquisar alguns sintomas de doenças, como se de uma consulta se tratasse.
- Viagens: para quem gosta de viajar esta aplicação é bastante interessante. Podem ser consultados horários e preços de Voos e de Hotéis, pontos de interesse dos vários locais a visitar, visualizar fotografias desses mesmos locais, restaurantes com opiniões de clientes e muito mais.
- Partilha de Internet: permite fazer do Lumia um "hotspot" de partilha de Internet tanto de dados móveis como da rede Wi-Fi a que está ligado.
- Projeta o meu ecrã: poderá ligar e projectar os conteúdos do smartphone numa TV, monitor ou projector.
- Área de trabalho: qualquer empresa, organização ou universidade pode criar uma área de trabalho o Windows Phone e fornecer aplicações e informações que podem facilitar o trabalho do utilizador.
- Área dos júniores: é uma área criada para proteger as informações do utilizador dos mais novos. Assim, é criado um espaço dedicado aos mais novos onde o proprietário do smartphone é que define o tipo de aplicações que podem ser acedidas. Apesar de se esperar que a activação desta área proteja de forma segura a área de acesso normal, muitas vezes o código de segurança não é accionado.
Existem muitas outras aplicações pré-instaladas e existem tantas outras da Microsoft disponíveis na loja de aplicações de excelente qualidade, basta recorrer à pesquisa.
De uma forma geral, o desempenho não desilude, mas fica aquém daquilo que era esperado. Além de alguns pequenos "bugs", de bloqueio de aplicações quando estavam várias (cerca de 7) em segundo plano abertas, assisti a alguma lentidão a executar simples tarefas, como seleccionar um contacto no Messenger do Facebook, a escrever um e-mail, ou navegar na Internet.
Em breve apresentaremos um vídeo que demonstra o desempenho deste Lumia 830 em tarefas utilizadas no dia-a-dia!
5 - Câmara
A câmara de 10 megapíxeis faz inveja a câmaras de muitos smartphones topo de gama em qualquer um dos ambientes capturados.
Além do estabilizador óptico de imagem e da tecnologia PureView com lente Carl Zeiss, esta câmara principal conta com todas as funcionalidades já conhecidas do Nokia Lumia 930, nomeadamente a captação de clips de fotografias que, basicamente, captura um vídeo de 500ms no período que antecede a captura da foto, reproduzindo-o depois em slowmotion durante 1 segundo.
Já a câmara frontal, de apenas 0.9 megapíxeis, é excelente em situações de vídeo-chamada e ideal para as selfies da moda.
A gravação de vídeos em ambientes mais escuros não é de todo surpreendente, já em ambientes luminosos os resultados são bastante satisfatórios. A inclusão de dois microfones na traseira do smartphone, permitem uma gravação de som bastante límpida e livre de ruídos. A inexistência de foco manual durante a gravação continua a ser um factor negativo nas câmaras dos Lumia.
A panóplia de aplicações da Microsoft dedicadas à captura de imagens continua a ser um ponto forte da marca face a qualquer outro sistema operativo.
Confira alguns exemplos de imagens capturadas em diferentes situações e ambientes com o Lumia 830.
6 - Autonomia
O Lumia 830 tem uma bateria removível de 2200 mAh que dura perfeitamente para 2 dias de utilização normal, tendo em conta a utilização que lhe dei enquanto smartphone principal.
Mais especificamente, a autonomia reflecte-se em cerca de 15 horas e meia de conversação em 3G, 6.4 horas de reprodução de vídeo em Full HD com luminosidade máxima, 6.3 horas com o ecrã ligado com luminosidade a 100% e cerca de 5 horas em navegação no browser.
7 - Veredicto
Dos vários Nokia Lumia, das várias gamas que já tive oportunidade de analisar, este, o último "Nokia da Microsoft", foi o que menos me agradou.
Apesar do seu design e autonomia serem dois factores bastante positivos e de a câmara fotográfica de 10 megapíxeis bater de longe as câmaras de smartphones topo de gama com mais tecnologias e megapíxeis, fazendo jus ao nome que enverga, a qualidade de construção da capa traseira, o desempenho e alguns bugs que foram surgindo serviram de mote para esta opinião final.
Há que ter em conta que não estamos perante um smartphone topo de gama, que se encontra à venda por um preço médio de 373 euros (informação recolhida no comparador de preço KuantoKusta), mas vindo da Microsoft esperava-se que nem o desempenho nem a qualidade de construção estivessem a representar os aspectos negativos desta análise.
- Autonomia suficiente para dois dias
- Câmara fotográfica
- Sincronização de tarefas entre Windows e Windows Phone
- Qualidade de construção da capa traseira
- Desempenho
Aspectos positivos
Aspectos negativos
O Pplware agradece à Microsoft a cedência do Nokia Lumia 830 para análise.
Índice
- Página 1
- 1 - Características Gerais
- 2 - Hardware e Design
- 3 - O Nokia Lumia 830 em vídeo
- Página 2
- 4 - Windows Phone 8.1
- 5 - Câmara
- 6 - Autonomia
- 7 - Veredicto
1 2
Este artigo tem mais de um ano
“a Microsoft lançou ainda dois últimos Nokia, o Nokia Lumia 830 e o Nokia Lumia 730.”
Na realidade foram 3: 830, 730 e 735 🙂
É verdade, mas uma vez que o Lumia 735 é uma variante do 730, não foi incluído, mas fica a referência 🙂
Tenho um L620 e esse problema da segurança da área juniores nunca aconteceu. Já tive alguns problemas com algumas app, mas porque estas estavam mal feitas e não tinham em conta o bloqueio à nete store.
De resto, ver se testo este L830 quando apanhar um, porque está na minha lista de possibilidades para trocar o L620.
Confirmo, no meu quando se sai da área de juniores pede sempre o pin.
No vídeo é visível que depois de activar o ecrã de desbloqueio, onde posso escolher a sessão normal ou a dedicada às crianças, para aceder à sessão normal não foi necessário introduzir qualquer código. Ora, se tenho a área dos júniores activa é suposto que sempre que queira entrar na área normal seja obrigada a introduzir o código.
Que estranho, nunca me aconteceu isso e ja vou no 4 ou 5 windowsPhone, e utlizo essa funcionalidade regularmente pois tenho um miúdo.
Dos Lumia que já analisei anteriormente também nunca tinha detectado esta falha.
Alto!! Não tinhs visto o video e já percebi o (não) problema.
O facto de termos a zona dos juniores activada isso não obriga a que a password surja sempre no ambiente principal!
O facto de passar a janela para o Kids Corner (KC), a password não aparece caso eu regresse ao principal se eu não abrir o Kids Corner, ou seja, como está no video.
O aparecimento da password só aparece quando abrimos o KC e queremos voltar ao principal.
Fazer slide para o KD e voltar de seguida ao principal não obriga ao aparecimento da password caso esta não esteja configurada para aparecer sempre que se liga o tlm.
No meu caso, tenho configurada para 3 minutos após inactividade.
Resumindo: ao olhar para o vídeo não vejo problema nenhum, sempre funcionou assim e é assim que deve funcionar.
Será estranho é se abrirmos o KC, se regressarmos ao principal e este não pedir password (atenção que tem de estar configurada e não inactiva).
Eu não percebo o porque da microsoft lançar tantos telemoveis “iguais” onde estão as novidades?
Compreendo o ponto de vista mas, basicamente, a Microsoft está a alargar a oferta de forma a atingir diferentes tipos de clientes. O sistema operativo é que faz com que todos sejam “iguais”, contudo existem diferenças de desempenho que os vão distinguindo.
Vês realmente muitas notícias de muitos modelos, mas se fores ver aos catálogos das lojas portugueses só encontras, em média, 3 a 4 modelos.
Não são exactamente iguais. É facto, é difícil distinguir entre um 830 e um 930, mas os outros têm diferenças que se nota bem o que são! Eu falo por mim que tenho o 830, gosto imenso deste desenho é muito simples moderno e diferente dos outros.
Bom dia, Maria Inês
Parabéns por mais este trabalho. Diga-me só se é V/ intenção apresentar um trabalho idêntico relativo ao Lumia 730 dual sim
Cumprimentos
Obrigada JotaPL 🙂
O Lumia 730, apesar de se encontrar em algumas pequenas lojas em Portugal, não deverá ser disponibilizado de forma oficial pela Microsoft, como tal, é provável que não cheguemos a apresentar uma análise do género.
Obrigado pela resposta, Maria Inês
Inês, perdoe-me que a trate assim, mas Inês é um nome lindo e presumo que seja assim que a tratam, caso contrário, aceite as minhas desculpas prévias. Li a sua análise e como conheço bem o aparelho pelas razões que apontei acima, concordo com tudo o que refere, pois aponta as características mais relevantes. Relativamente à capa traseira, faço notar que no meu aparelho não tem folga alguma, apenas junto à saída de som tem uma pequena reentrância para permitir levantar a mesma. Concordo que com o uso seja algo frágil, mas também poucas vezes se irá levantar a dita capa, até que normalmente quem tem um aparelho destes terá uma capa dedicada para o proteger totalmente, foi o que eu fiz. Coloquei o cartão de memória e o da operadora e não terei necessidade de levantar outra vez tão cedo. Penso que esta característica se deverá ao facto de a Microsoft e a Nokia, nestes modelos, permitir mudar a capa para se ter outra cor quando quisermos mudar, o que é uma ideia engraçada permito mais personalização, pena que para o 830 ainda não as vi, acho que deveriam exitir com mais cores e até temas, apesar do telefone ser mesmo muito bonito e transmitir solidez.
Jose, obrigada pelo seu comentário.
Eu sempre achei, e continuo a achar, que a Microsoft/Nokia conseguem criar os melhores smartphones em termos de construção, mas por 1/3 do preço deste Lumia 830, temos um Lumia 530 cuja capa traseira é removível e é bastante mais resistente que esta. É certo que o encaixe é diferente, mas julgo que poderia ter sido mais conseguida.
Claro que não é suposto estarmos constantemente a remover a capa, e uma capa protectora também é quase dispensável tendo em conta que o material não é propenso nem a riscos nem a mossas, basta um pouco de cuidado na utilização.
Experimente pressionar a capa entre a câmara e a palavra NOKIA e repare se não detecta uma ligeira folga.
Viva
Podia dar uma dica de quais são essas pequenas loja sonde encontrar o 730 dual sim?
Zelig,
Deixo-lhe a resposta que já dei abaixo, eu baseei a minha resposta na pesquisa que fiz no comparador de preços KuantoKusta, veja aqui. É possível ainda que o encontre noutras pequenas lojas na sua área de residência.
“Área dos Juniores”
Uh… O pessoal da Microsoft Portugal sabe quem em Portugal ninguém chama às crianças “juniores”, certo? Bom, talvez no âmbito duma competição desportiva, mas imagino que não seja essa a ideia da Microsoft…
Porque não uma tradução literal para “Canto das Crianças” ou, melhor ainda, “Canto dos Miúdos”.
E já que é para chamar as coisas pelos nomes certos, porque raio “Contactos” em vez de “Pessoas”?
Oh, espera, para isso era preciso que alguém na Microsoft se importasse com isso. Erro meu, peço desculpa. Já cá não está quem falou.
É por estas pequenas coisas que se nota a diferença entre a Apple e a Microsoft. A Apple *nunca* cometeria erros básicos como estes.
É a diferença entre produtos concebidos por engenheiros e produtos concebidos por designers, digo eu. A Google sofre do mesmo problema, até em maior grau que a Microsoft.
Há pessoal que consegue ver defeitos mesmo onde eles nao existem.. Essa crítica à área dos juniores não tem fundamento e é até ridículo achar que ficaria melhor “canto das crianças”, ou da canalha já que estamos em Portugal.. Obviamente está bem distinguida a área senior da área junior.
Como é que a MS iria chamar a alguém como tu? Cromo
E a Apple? Cromo
Realmente as suas críticas não fazem muito sentido, é o dizer mal por dizer…
No meu WP8 os contactos estão no hub “Pessoas”. No meu antigo WP7.8 estavam no hub “Contactos”. Para mim ambos fazem sentido. “área dos juniores” pode até não ser a tradução mais precisa, mas não deixa de ser uma questão de gosto e critério.
A Microsoft pode não traduzir tudo para português de Portugal, mas diga-se que o que é traduzido está sempre impecável.
Carlos…acho que tens razão.A tradução mais correta em PT/PT até seria…”Área dos putos”!!E em PT/BR seria…”Área dos Guris”!!Esses “Gringos”…kkkkk.
Por falar em Apple: Central de Notificações?! Quê isto?! Central?!
Eu depois de ver as críticas de vários utilizadores, estava com a ideia que este era provavelmente o Lumia com mais pontos a favor, ecra relance, pouca espessura, bom ecra e câmara, digamos o mais equilibrado.
Agora depois de ver esta review, já não sei o que pensar.
Nunca haverá um Lumia com uma boa review. Alias, se meterem o logo da MS num iphone, este passa a se automaticamente mau.
Li a review e fiquei pasmado com o “veredicto”. Passar a ideia de que um smartphone completo como este é uma desilusão porque… a capa parece frágil e por causa de “desempenho”.
Vamos lá ao desempenho: se eu tenho um Lumia 820 há 2 anos, com um processador inferior ao do 830, e o mesmo RAM, e corre o Windows Phone 8.1 às maravilhas… a de ouvir comentários sobre a rapidez/fluidez do meu Lumia, podes tirar daí a conclusão sobre o “desempenho” que este 830 terá.
Tenho pena que os supostos problemas de desempenho não tenham sido demonstrados no video, por ex… Fica a sugestão.
Em relação à capa, que grande alarido. Vale a pena ler o comentário de um utilizador que já tem o 830. No meu Lumia 820, comprei uma capa branca na Amazon, e alterno entre as 2 capas – preta e branca, sem problemas, já lá vão 2 anos.
Sobre o écran, 2 coisas: o anterior Lumia 820 é um 4,3″ com 800×480. Se tanto as imagens como o texto pequeno aparecem nítidos, e é preciso encostar os olhos ao écran para ver os píxeis, no 830 então… Talvez seja melhor ver com os próprios olhos numa loja antes de ficar preocupado com o comentário de que «os píxeis são perceptíveis a olho nu».
De facto, a tecnologia deste écran – IPS LCD na minha opinião é inferior ao Amoled do 820 no que diz respeito a luminosidade/cor. Quando coloco o meu Lumia 820 ao lado de um iPhone 5 (IPS LCD, tal como o 830), constato que os Amoled ofuscam os IPS LCD, que têm tendência para brancos pouco brancos.
Mas isso é uma característica da tecnologia IPS LCD, que os utilizadores compensam aumentando a luminosidade do écran.
Porque será que nunca lemos que o iPhone 5 e anteriores, tinham brancos amarelados? Critérios..
Enfim, certas reviews devem ser lidas com muitos “grãos de sal”.
Enquanto a autora afirma que este 830 foi «o que menos me agradou» – portanto, a linha 500, 600 e 700 pelos vistos estará mais à altura das exigências da autora… eu pelo meu lado digo isto: sabendo o que sei de experiência própria com o Lumia 820, fico sempre a salivar quando vejo o 830. Porque é tudo melhor daquilo que já tenho na mão, e que é bom.
O leitor é que interpretou o que escrevi da maneira que quis, e está no seu direito.
Já agora, como nunca analisei um iPhone não posso responder a essa questão dos critérios que indicou.
Penso que a sua review é clara e não dá muito espaço a “interpretações”. Ainda bem que tive a preocupação de citar o que a Inês escreveu.
Falei em critérios de reviews, não disse que foi a Inês a analisar o iPhone 5. Estamos num site onde é comum vermos Wikos e Xiaomis serem elevados aos píncaros, e depois um Lumia 830 leva com uma review claramente negativa.
Porquê? Porque foi escrito pela pessoa X, e não pela pessoa Y.
Num site que faz reviews era importante existirem critérios – metodologia e objetividade nas reviews, caso contrário temos reviews muito influenciadas pelas preferências e conhecimentos de cada um.
A probabilidade de o(a) autor(a) de uma review usar e conhecer a fundo o Windows Phone é mínima, e isso nota-se frequentemente nas reviews onde o tom geral é “procurar os defeitos”.
Porque lemos coisas que não condizem com a nossa experiência diária com Lumias – como mau desempenho por ex.
Quando a Inês lê uma review sobre produtos que conhece, mas que contraria aquilo que comprova na sua experiência, fica com boa opinião e dá os parabéns ao autor?
Tanto deu espaço para interpretações que não foi capaz de perceber que não comparei o desempenho do Lumia 830 com um 530 ou com um 630.
Além disso, é frequente receber comentários do tipo dos seus onde os leitores pegam em 3 ou 4 aspectos negativos que foram referidos na análise com esse tipo de argumentos, ignorando completamente todos os aspectos positivos referidos. Se existem coisas boas, falamos delas, se existem coisas más, obviamente que não as vamos ignorar.
E os brancos azulados nos Samsungs e em tantos modelos Android?!
Ou os amarelos “deslavados” e pouco contrastantes em tantos outros?!
Pergunto se com o iPhone e Samsungs de topo é possível ler com o sol a bater de chapa?
Ou se é possível mexer no telemóvel com luvas normais?!
Ui porque é que meteram na análise da câmara as fotos tiradas com o 930??? Sendo que a disparidade de MPX é quase o dobro de um para o outro????
As fotos foram capturadas pelo Nokia Lumia 830, a referência ao 930 foi uma gralha já corrigida.
Boa tarde, Maria Inês
Sem querer entrar propriamente em diálogo, poder-me-ia informar em que lojas se vende o Lumia 730 dual sim, conforme consta da sua resposta que teve o cuidado de me dar hoje de manhã?
obrigado
Tens na loja Switch de Coimbra. São impecáveis, já comprei lá um Lumia 720 quando eram raros os sítios onde se encontrava em Portugal. Têm bons preços na generalidade dos Lumias (ignora os antigos WP7.5).
obrigado pela dica
JotaPL,
Eu baseei a minha resposta na pesquisa que fiz no comparador de preços KuantoKusta, veja aqui. É possível ainda que o encontre noutras pequenas lojas na sua área de residência.
Obrigado, mais uma vez.
Igual ao nokia 930
Bom dia,
Comprei o 830 e estou totalmente satisfeito.
Só não comprei o 930 porque é demasiado caro e tinha problemas de aquecimento extremo. Tive com ele na fnac e aquilo dava para estrelar um ovo.
Até agora, não tive problemas nenhuns, funciona lindamente sem encravamentos. A definição é optima.
Em relação à capa traseira… de facto é bastante mázinha. Retirei apenas duas vezes, uma para colocar o SIM e outra para o cartão microSD. Em ambas as vezes tive que andar à roda a tentar encaixar em todos os pontos.. encaixava de um lado.. desencaixava de outro.. mas lá consegui colocar tudo direitinho e sem folgas.
Em relação a aquecimento, nada a assinalar.
Duração da bateria, dá-me para 4 dias com uso moderado de telefonemas e internet. Caso use muito desce para 2 dias e então se tiver a usar o drive e o maps vai-se num dia. 🙂
Adquiri um Nokia 830. Pedia ajuda para saber como sincronizar um e-mail da sapo com o telefone.
Obrigado