WhatsApp: Saiba quais os smartphones que deixam de ter suporte a 1 de julho
Mesmo sendo uma das apps e serviços mais usados, o WhatsApp tem sido mantido em inúmeras plataformas. Muitas estão já ultrapassadas e quase abandonadas.
Para realizar mais uma limpeza grande na sua oferta, o WhatsApp prepara-se para eliminar o suporte a alguns sistemas operativos. O primeiro será já o Windows Phone, com o remover da loja de apps da Microsoft.
Ao longo dos anos o WhatsApp tem procurado manter o suporte para o máximo de plataformas. Esta situação obriga a que algumas funcionalidades sejam atrasadas ou que não estejam disponíveis para todos. Naturalmente que esta não é uma situação comportável para a empresa.
Fim do WhatsApp no Windows Phone e na loja da Microsoft
Para eliminar esta diferença, o WhatsApp vai agora realizar uma limpeza na sua oferta. Para isso, já a 1 de julho, vai ser removido da Microsoft Store. Desta forma deixa de poder ser instalado por estes dispositivos. Mais tarde, a 31 de dezembro, vai também deixar de funcionar de forma permanente.
Até lá, muitas funcionalidades vão desaparecer e deixar de funcionar. Esta medida é justificada com a necessidade de focar os seus desenvolvimentos nos sistemas que atualmente com mais utilizadores.
O Android e o iOS também vão sofrer mudanças
Para além desta situação do Windows Phone, posteriormente, este serviço vai também fazer mais algumas alterações em outros sistemas. Assim, o Android 2.3.7 e versões anteriores apenas vão ter suporte até ao primeiro dia de fevereiro do próximo ano. Igualmente e na mesma data, este suporte é também abandonado para o iOS 7 e anteriores.
Nesta data, o WhatsApp terá apenas suporte para o Android 4.0.3, e posteriores, e para o iPhone iOS 8 e posteriores. Para o Windows, macOS e Linux, está disponível a versão web, que tem a grande maioria das funcionalidades dos restantes sistemas.
O WhatsApp recomenda que os utilizadores afetados eventualmente atualizem aos seus dispositivos. Estes são já ultrapassados e os seus sistemas também. Para manter o WhatsApp e muitas outras apps esta é certamente a única opção lógica.
Este artigo tem mais de um ano
Já tinham migrado 90% para Windows mobile…
“O WhatsApp recomenda que os utilizadores afetados eventualmente atualizem aos seus dispositivos…”
Como é que se actualiza um equipamento antigo? Substitui-se o SoC? Substitui-se o SO (no meu caso o W10m)? Não, substitui-se o equipamento! Ora, essa acção não é de todo actualizar o equipamento. É sim TROCAR de equipamento. Deita o antigo no “lixo” e compra outro! A linguagem e os termos actualizados tem que se lhe diga.
+1
É a linguagem consumista de hoje em dia…
Certo. E essa linguagem consumista está a dar no que está à vista, nomeadamente degradação ambiental acelerada. E a “malta” não quer nem saber, nem tão pouco liga os “pontinhos”.
Utilizar o Telegram
Windows Mobile 10 rules
Nem mais!
Se há o facebook messenger que faz o mesmo isto não serve para nada. É só mais uma. Ainda por cima é do mesmo “dono”.
Artigo um pouco confuso no que toca a versões do saudoso SO mobile da MS. Qual é que vai afinal ser a versão que irá perder suporte? Windows Phone (7, 8, 8.1) ou Windows Mobile 10?
Todos até ao fim do ano. Da loja do WP8/8.1, desaparece já em Julho, mas continuam a funcionar até Dezembro.
Afinal, não são os smartphones que deixam de ter suporte (como diz o título), mas sim versões de SO que deixam de ter suporte.
É bem diferente uma coisa da outra.