Se até há pouco tempo era impensável captar boas fotografias e vídeos com um smartphone, a evolução destes equipamentos mudou essa realidade. Com o investimento e tecnologias recentes, hoje já mudamos a forma como captamos imagens, ao ponto de já podermos sonhar com o 8K. Tudo graças a duas fantásticas funcionalidades que vamos conhecer. Assim, com a iminente chegada do Snapdragon 865, é provável que estejamos perante uma nova revolução.
Para reforçar tudo isto, a Qualcomm partilhou o primeiro vídeo gravado nesta estrondosa resolução com um smartphone.
Uma das características que mais tem evoluído nos smartphones no passado recente é, sem dúvida, a capacidade fotográfica e de gravação de vídeo. Se até há poucos anos era impensável conseguir uma imagem com qualidade, a verdade é que hoje observamos uma captação muito próxima da qualidade profissional.
Apesar das câmaras dos smartphones ainda não substituírem as câmaras profissionais, certo é que tem levando a que muitas pessoas utilizem estes equipamentos. Conforme temos visto, cada vez mais os smartphones substituem as máquinas compactas.
O ano de 2020 será o ano do 8K
Depois de alguns anos a batalhar na estabilização da gravação em 4K, começam agora a surgir os primeiros indícios que 2020 irá marcar oficialmente a chegada do 8K ao mundo dos smartphones.
Essa é pelo menos a garantia que a Qualcomm dá após publicar um surpreendente vídeo captado por um smartphone em 8K e com frames de 33 megapíxeis.
Para este árdua tarefa, a marca americana utilizou o seu novo processador Snapdragon 865 (que irá estrear no Xiaomi Mi 10 e no Samsung S20). A acompanhar está um sensor Sony IMX586, reunidos num protótipo não identificado. Como resultado vemos filmagens feitas em novembro de 2019 nas belas paisagens do Arizona.
Assim, com este vídeo, podemos confirmar a grande revolução que este processador irá trazer, com especial foco para o novo ISP (Processador de sinal de imagem) Qualcomm Spectra 480. Este é capaz de um processamento até 2 gigapíxeis por segundo, de gravar em slow-motion a 960 fps, de gravar sem limitações, de captar fotografias até 200 megapíxeis, de gravação de vídeos 4K HDR em simultâneo com captação de fotografias de 64 MP, entre outras novidades. Além disso, este novo processador apresenta um desempenho muito superior, visto que permite a captação de imagem numa resolução com 4 vezes mais pixeis que a anterior tecnologia de 4K.
Apesar de não ser novo, uma vez que a Nokia já tinha tentado uma primeira incursão nesta resolução com o 808 Pureview, em 2012, usando para isso o modo Time-lapse, a verdade é que só agora estão recolhidas as condições necessárias para que esta tecnologia seja utilizada.
Televisões 8K estão também a chegar ao mercado
De pouco vale a gravação em 8K se não for possível visualizar este vídeo com a qualidade original. Assim, para resolver esse problema, várias são as marcas que estão a apresentar no início deste ano os seus primeiros produtos com suporte para este resolução.
Apesar de não serem uma novidade, uma vez que o primeiro modelo com suporte a 8K foi apresentado pela Sharp em 2013, a verdade é que só agora foi definido o standard para esta resolução com os seguintes requisitos chave:
- Resolução mínima de 7.680 x 4.320 pixeis, com um total de 33 milhões de pixeis ativos como mínimo.
- Proporção de ecrã visível de 16:9.
- Taxa de atualização de ecrã de 24, 30 e 60 frames por segundo (Hz).
- Profundidade de cor de 10 bits.
- Funcionalidade de HDR.
- Um ou mais conectores HDMI com suporte para resolução 7.680 x 4.320 pixeis.
- Proteção de conteúdo HDCP v2.2
- Capacidade de ampliar vídeo SD, HD e 4K para resolução 8K
Assim, com esta e muitas outras novidades a chegarem este ano, é alta a expectativa para a chegada de novidades nas novas gerações de smartphones. Contudo, tendo em conta estas novidades, existe já a garantia que será nas câmaras que iremos ver as principais evoluções.