Sabia que o próximo smartphone Nokia pode ter mais de 5 câmaras?
Estamos prestes a conhece uma das próximas apostas da HMD Global para o mercado de dispositivos móveis Android. Chama-se Nokia 9 PureView e poderá ser o smartphone mais peculiar da tecnológica finlandesa até à data. Agora, graças a mais uma fuga de informação, temos um novo vislumbre do cativante Nokia.
Serão as suas cinco câmaras traseiras um exagero? Bom, vejamos com mais atenção.
Este que se acredita ser o próximo smartphone Android topo de gama da marca que outrora dominou o mercado mobile poderá ser apresentado muito em breve. Mais concretamente, durante o congresso MWC 2019, o Mobile World Congress. Um certame que fará de Barcelona a capital não só da Catalunha mas também do mundo da tecnologia.
Quando chega o smartphone Nokia 9 PureView?
Aí, ficaremos a conhecer toda uma nova geração de dispositivos móveis desta marca. Aliás, nesse sentido já vimos o convite da própria Nokia. Com o novo padrão 5G a ser um dos vetores da sua apresentação, será também a ocasião perfeita para conhecermos os seus novos dispositivos móveis.
Meet #teamNokia at #MWC19! Discover how our end-to-end approach to #5G and innovative technologies will transform business, industry and the human experience. https://t.co/dgzCkG6H63 @nokianetworks @nokiaindustries @BellLabs @NokiaCareers @NokiaMobile @nokiaCloud @nokiacem pic.twitter.com/Xx1fr5fVCD
— Nokia (@nokia) February 7, 2019
A sua apresentação representará o culminar de vários meses, ou mesmo anos de fugas de informação e rumores. Agora, a empresa finlandesa estará finalmente pronta para apresentar o seu próximo smartphone Android. Um autêntico topo de gama que chegará para substituir o atual Nokia 8 Sirocco apresentado em fevereiro de 2018.
Agora, de acordo com a imprensa internacional, temos um olhar final e definitivo a este futuro smartphone Android. Construído em vidro com cantos arredondados e ligeiramente curvos, a qualidade de construção do Nokia 9 PureView será um dos seus trunfos.
O melhor olhar a este smartphone Android
Em seguida podemos ver, com mais pormenor, o aspeto geral do dispositivo em questão. Com um um design cuidado, o novo smartphone Android não utilizará nenhum tipo de notch ou ecrã perfurado. Em vez disso, optará por um look mais simples e sóbrio.
Podemos apontar a presença do leitor de impressões digitais ou sensor biométrico já embutido no ecrã. Em seguida, temos também a presença de vários componentes na sua aresta superior, sem que uma notch interrompa a sua continuidade.
Assim, temos o sensor de luminosidade e proximidade no canto superior esquerdo. Em seguida, ao centro, temos o seu auscultador. Já mais à direita, encontramos a sua câmara fotográfica frontal de 12 MP. Por fim, já na sua lateral esquerda temos ainda o logótipo da marca em letras prateadas.
As características do smartphone Nokia 9 PureView
Vemos, em seguida, o seu ecrã de 5,99 polegadas de diagonal, um painel AMOLED. Ao nível da resolução, contamos com o padrão Quad-HD, portanto, 1440 x 2960 píxeis. Além do mais, poderá gostar de saber que este ecrã será alto e estreito, obedecendo ao padrão 18.5:9.
Entretanto, no seu interior poderemos encontrar 128 GB de armazenamento interno, bem como 6 GB de memória RAM. Além disso, o utilizador final poderá socorrer-se de um cartão de memória microSD para expandir este valor até 512 GB. Contudo, abdicará da segunda slot para cartões nano-SIM.
Em seguida, temos ainda opiniões distintas quanto ao processador utilizado. De um lado temos uma primeira corrente que aponta o Snapdragon 845, um modelo já ultrapassado. Do outro, temos os defensores do Snapdragon 855, o modelo mais recente e que deverá equipar todos os principais topos de gama de 2019.
A utilização do SoC mais recente é a única solução que poderemos aplaudir. Isto é, a não ser que o preço final de venda ao público do smartphone seja extremamente competitivo, fruto da utilização do SoC anterior. Ainda assim, caso este Nokia 9 PureView se queira afirmar como um topo de gama, não poderá poupar neste quesito.
5 câmaras fotográficas na traseira!
Numa nota estritamente pessoal, recusei-me a acreditar nesta possibilidade durante vários meses. Contudo, as fugas de informação têm sido extremamente coerentes neste ponto, não me restando alternativa a não ser contemplar, com alguma resignação, esta hipótese.
Assim, estamos perante um total de cinco câmaras na sua traseira. Temos ainda dois outros recortes circulares, sendo um para o flash dual-LED e o outro para o mecanismo de focagem. Mais ainda, sabemos que a Nokia usufruirá da colaboração com a ZEISS, algo que se refletirá na qualidade das lentes utilizadas.
Já por outro lado, não sabemos qual será a resolução de cada uma das suas cinco câmaras fotográficas. Aqui podemos apenas apelar à nossa experiência e enumerar uma lente convencional, uma lente grande angular, uma lente dotada de zoom ótico. Sem esquecer um sensor monocromático e, por fim, uma câmara time-of-flight (TOF).
Realçamos, contudo, a necessidade de mais informações que nos permitam consubstanciar o que acabamos de sugerir.
O que mais podemos esperar do Nokia 9 PureView?
Contamos desde já com o sistema operativo Android Pie 9.0 da Google. Este, por sua vez, será fornecido através do programa Android One do qual a HMD Global (e consequentemente a Nokia) faz parte. Por outras palavras, teremos atualizações de software de sistema fornecidas pela própria Google durante dois anos, bem como três anos de atualizações de segurança.
Entretanto, apontamos ainda a forte probabilidade de o Nokia 9 PureView contar com certificação IP68. Algo que o tornará virtualmente imune à água (doce) durante 30 minutos a uma profundidade máxima de 1,5 metros.
Em seguida, contamos também com uma porta USB do Tipo C, bem como uma grande bateria no seu interior, possivelmente com 4150 mAh de capacidade. Aqui salientamos também a o carregamento rápido a 18W e a possibilidade de também contemplar o carregamento sem-fios ou por indução.
O dispositivo começou por ser encarado de forma leve, afinal de contas, quem é que acreditava num terminal com cinco câmaras na sua traseira. Entretanto, com o acumular de fugas de informação torna-se já muito difícil refutar a sua existência, ainda que não nos exatos moldes acima descritos..
Por fim, não temos nenhum indicador fiável relativamente ao seu preço de venda ao público. Já na sua opinião, qual seria o seu preço ideal?
Este artigo tem mais de um ano
Design Brutal. Performance e resistência imparáveis.
Grande marca. Os engenheiros finlandeses continuam por trás, apesar do dinheiro agora ser chinês.
Brutal smartphone, esperemos que o preço não desiludida.
Esperemos para ver =)
Como assim dinheiro chinês? HMD é finlandesa!
Já começa a enjoar, a sério. Tantas câmaras num só smartphone fica horrivel, mas não há ninguem que concorde com isto? Qualquer dia metem câmaras até a lateral de baixo onde se liga o carregador etc.
O que é demais enjoa, mais valia fazerem uma câmara maior e porem todas la dentro sem que se note que são 5 ou 6 câmaras. Eu pelo menos prefiro assim. Agora como esta na imagem da thumbnail por amor de deus, horrível mesmo.
O Design é bonito, mas a parte de trás onde estão as câmaras estraga tudo! Qualquer dia vão encher o telemóvel cheio de câmaras até a baixo. Pelo andar da carruagem… Eu não comprava, sou sincero por mais potência que tivesse e optimização, muitas câmaras estragam o design fazendo o publico alvo “recuar” mas há quem ache bonito e engraçado (nerds), EU NÃO.
Eu adoro. Gostos não se discutem.
o que me desilude é o visor da frente…. não é muito 2018? não deveria ser como o S10 da samsung por exemplo? eles vão lançar o nokia 6.2 e é assim como o S10. já para não falar que o 8 sirocco tinha ecrã infinito, e este parece que não
Nokia 9 Pureview não vai ter Android One, será a versão da HMD como o 8. As câmeras vão usar tecnologia da Light https://light.co/smartphones
Quanto ao primeiro ponto custa-me a acreditar, seria um retrocesso. Já no uso da tecnologia da Light acredito.
O design do telemóvel até é bonito, mas a continuar pela carruagem, daqui a nada temos 20 câmaras na parte detrás dos telemóveis, de tal forma que não podemos pegar com a mão, mas só com uns dedinhos para não tocar nas câmeras, já começa a ser ridículo… Opinião minha… 🙂