OnePlus 5 – DxOMark irá apresentar em breve avaliação da câmara
Antes do lançamento do OnePlus 5, foi anunciada uma parceria de cooperação entre a OnePlus e a DxO Labs de forma a otimizar o desempenho da câmara.
Após algum tempo sem se saber qualquer informação sobre esta parceria, a página de facebook da OnePlus Índia anuncia que a DxOMark se prepara brevemente para lançar a sua avaliação à câmara do OnePlus 5.
Antes do lançamento do OnePlus 5, a marca chinesa anunciou uma parceria com a DxO Labs, a empresa por detrás do DxOMark, de forma a melhorar o desempenho das câmaras deste novo smartphone.
Mas, para espanto de muitos fãs da marca, tanto na apresentação como nos dias que se sucederam, não houve nenhuma reação da parte da DxO Labs a este novo smartphone, levando a que se gerasse um grande número de rumores sobre a saúde desta parceria. Passado duas semanas da apresentação deste modelo, surgem agora as primeiras notícias sobre a DxO Labs e o OnePlus 5.
Segundo a página de facebook da OnePlus Índia, a DxOMark deverá lançar muito brevemente a sua avaliação à câmara do OnePlus 5, algo que muitos fãs da fotografia anseiam por conhecer. A publicação desta análise também ajudará a perceber qual foi a cooperação entre estas duas empresas.
Relembrando as características, o OnePlus 5 traz uma câmara dupla, com uma câmara principal Sony IMX398 com 16 MP e abertura f/1.7 e uma câmara secundária Sony IMX350 de 20 MP com abertura f/2.6.
Embora a marca tenha dado um grande destaque antes e durante a apresentação, o desempenho da câmara tem levantado algumas questões. Engane-se quem pensa que a qualidade fotográfica do OnePlus 5 é má, tendo até uma qualidade acima do normal. A grande fonte de discussão tem sido sobre o verdadeiro desempenho da câmara quando comparado com as expectativas criadas pela OnePlus aos seus fãs, que acaba por não ter um desempenho tão bom como anunciado.
No entanto, e tal como já vem sido hábito nos modelos anteriores, a OnePlus deverá lançar várias atualizações nos próximos tempos para otimizar a câmara, libertando assim todo o potencial que esta detém. Uma das grandes novidades já anunciadas para uma futura versão é a extensão do EIS para o 4K, algo que tem gerado bastantes reclamações por parte da comunidade.
Para já a OnePlus tem lançado com bastante regularidade atualizações para o seu topo de gama, mostrando que tem estado a ouvir os seus utilizadores e que pretende implementar uma melhoria constante do seu topo de gama.
Este artigo tem mais de um ano
87
https://www.dxomark.com/Mobiles/OnePlus-5-review-A-serious-shooter
Já está disponível: https://www.dxomark.com/Mobiles/OnePlus-5-review-A-serious-shooter
Não deixa de ser curioso que a DxO Mark faz a avaliação aos smartphones mas apenas em jpeg quando é no raw que se vê na verdade a capacidade do sensor porque não há pós produção para esconder os pontos menos bons. Há coisas que não iriam mudar nada como o foco e exposição mas o alcance dinâmico, ruído e cores poderiam ser avaliados em raw. Eu sei que a maioria das pessoas quer é o ficheiro pronto a partilhar nas redes sociais, mas se querem verdades absolutas como a DxO quer mostrar, então vão até a esse detalhe pois aí não há truques. Conheço a DxO há anos e nas máquinas fotográficas sempre avaliaram o ficheiro raw, porque não fazerem o mesmo com os smartphones? Afinal ainda há muitos entusiastas de fotografia que gostariam de saber o verdadeiro potencial dos sensores…