Nokia vai mesmo voltar a produzir smartphones já em 2016
Há já algum tempo que os rumores apontam como certo o regresso da Nokia ao desenvolvimento e à produção de smartphones. Se até agora não existia qualquer confirmação, era certa a vontade da marca Finlandesa de voltar a este mercado que tão bem conhece.
Mas a informação mudou e está confirmado pela marca que vai mesmo volta aos smartphones, e já em 2016, altura em que acaba a obrigatoriedade de se manter afastada deste mercado.
Quando vendeu a sua divisão de smartphones à Microsoft a Nokia acordou que se iria manter afastada desta área durante alguns anos. A data limite dessa regra foi o ano de 2016.
Se já antes tinha sido mostrada a intenção da empresa voltar a este mercado, que tão bem conhece, tudo ficou agora mais claro com as declarações de Mike Wang, presidente da divisão Chinesa da Nokia.
Segundo as suas palavras o ano de 2016 marcará o regresso da Nokia ao mundo dos smartphones, onde chegará com equipamentos que vão correr Android e que vão querer competir directamente com os equipamentos que antes eram seus, os Lumia.
O Android não é uma novidade para a Nokia pois imediatamente antes de ter sido entregue à Microsoft a empresa chegou a lançar alguns equipamentos que tinham como sistema operativo o Android, se bem que numa versão adaptada pela própria Nokia.
O sucesso desses equipamentos foi reduzido, mas mesmo assim a Nokia chegou a lançar uma segunda versão, que depois acabaria por ser removida da oferta, imediatamente após a compra da Nokia.
Mas já recentemente a Nokia voltou ao campo do Android com o lançamento do seu tablet. O N1 foi um caso de sucesso na China, onde em pouco tempo acabou por esgotar.
Das palavras do presidente da divisão Chinesa da Nokia ficou por entender qual o modelo de criação de novos equipamentos que vai ser seguido.
As primeiras informações apontavam que a marca Nokia seria cedida a outros fabricantes e que seriam estes a lançar os novos dispositivos, mas estas informações podem agora revelar que será a Nokia a desenvolver e produzir os seus equipamentos, numa das suas fabricas da China.
Esta informação é extremamente interessante e promete trazer para o mercado dos smartphones um concorrente de peso e com um nome forte e uma marca que todos os consumidores associam a qualidade.
Vai ser curioso ver o que a Nokia conseguirá agora produzir, longe de todas as pressões da Microsoft e com a liberdade necessária para investir no Android, algo que antes não era possível.
Este artigo tem mais de um ano
Se a Nokia fizesse uma versão mais moderna mas mantendo o layout do 3310 ia ser vendas a rodo. Não ia sobrar nenhum
I sense a strong sense of irony, young padawan
Kkkkkkk eu tb acho
heheeh,
vai ser sempre a malhar no android…com o melhor SO na gaveta o meego…meu deus..
Mas pronto que venha android..
Mas qual meego qual que ? Mas para ti tudo que não seja linux é porcaria ? Android é o melhor SO que eles podem apostar, se andarem a inventar muito é que ninguém lhes compra nada
Android é Linux também.
Android é o pior exemplo de Linux. Tudo o que lhe metem em cima é proprietário e não padronizado.
boas,
condordo, aliás se firem o android parece o windows dos computadores, se não vejam, o windows é sempre mais recursos de hardware (parece que têm contrato com essas empresas) e se vires o lumia não usa muitos recursos.
não tou a dizer que não curto android tou só a constatar um fato.
abç
E para ti tudo o que não seja Android é porcaria pelos vistos…
Rafael Ribeiro,
Android não e porcaria, mas quand o tens um MEEGO na gaveta…
fica meio dificil apostar em Android, até porque nesse caso a nokia não consegue trazer valor acrescentado…é mais uma marca tipo samsung..
A Nokia sempre suportou e contribuiu para projectos open-source. Se havia marca de quem esperava a criação de um sistema operativo móvel, totalmente de código aberto, seria da Nokia. Espero que ainda tenham planos para levar isso a cabo em vez de serem mais uns no mercado a fabricar Androids, quando já todos sabemos que a própria Samsung está com dificuldades perante fabricantes chineses.
A nokia já teve o maemo, e depois criou o fabuloso MEEGO, com base no moblin(base) da intel + maemo interface qt, era simplesmente uma maquinão!
Bonito, super rapido e super inovador…mas a seguir entrou na Nokia o Flop da Microsoft, que acabou por tornar a empresa quase em lixo, para a comprar por tuta e meia…enfim…
Se fizerem tão bons telemóveis como antigamente, lá vou eu ter que deixar a Samsung …
Eu já deixei, passei para o Z2 que é uma maravilha. Tinha o S3, não vou dizer que não gostei, mas a bateria foi o calcanhar de Aquiles, ao fim de 12 meses morreu.
Ate parece que a Microsoft arruinou a Nokia. Se não fosse a Microsoft, hoje não havia noticias sobre a Nokia, porque não havia Nokia.
Nunca a Nokia caiu tanto como nos tempos do sr. Elop. O ex-funcionário da MS que arruinou a marca e depois voltou à MS. E ainda foi indemnizado pela sua saída.
Com a popularidade que a marca tinha, se tivessem apostado mais cedo em smartphones com Android, talvez nunca tivessem saído da ribalta e talvez a Samsung nunca teria deixado de ser uma marca secundária no mercado de telemóveis.
Acredito que foi mais a marca Nokia a impedir que o WP saísse um fiasco total que o oposto.
Estás enganado RPX. Quando o sr. Elop chegou à Nokia, já ela tinha deixado escapar a oportunidade de apelar às massas para a Apple e para a Samsung. Enveredar por Android seria mais do mesmo. Enveredar por Windows Phone era apostar em algo diferenciador. E acredite ou não, hoje em dia há muita gente aliviada por ter deixado o Android pelo Windows Phone.
Quando o Flop da MS entrou na Nokia, a nokia estava meio perdida , mas muito longe da situação que se tornou…quase lixo…daqui deduz-se que o objectivo foi mesmo esse, compra-la por tuta e meia..
A android não diferencia a nokia..porque a nokia era uma empresa que primava por lançar productos próprios, e não ser apenas um productor de smartphones, como acontece com a samsung..
A nokia tinha um excelelnte SO, se leres as reviwes da epoca todas dizem isso mesmo, o problema é que a nokia primeiro investiu forte no meego, e logo a seguir entrou o Flop da MS …e a nakia desistiu logo do meego…isso matou a nakia, até porque a nokia na forma como estava nessa altura precisava de vendas, e mudando o conceito para windows phone, voltou nessa altura a estaca zero, como estava antes de ter criado o meego…a empresa cai de perdas em perdas, até ser considerada quase lixo…
Concordo a 100%
Nunca disse o contrário, a Nokia já estava atrasada, mas quando o “paciente” ainda poderia ser reanimado, o Elop nada mais fez que dar a estocada final para vender ao ex e futuro empregador. Deixou a empresa de joelhos e ainda foi indemnizado em quantias milionárias quando saiu. Tudo muito suspeito. Onde há fumo, há fogo.
Comprei um WP para usar como “development device” e o único alívio que sinto é o de não necessitar dele para o dia a dia.
Das pessoas que conheço que usam WP, quase todas dizem “sempre tive Nokia, por isso que o comprei”.
RPX
Concordo a 100%
Podes crer a M$ tem o historial mais parasitario das TI’s, tudo o que toca rouba as ideias e em seguida manda ao fundo
Nem mais JJ.
Adoro a forma como o artigo pinta o quadro de modo a fazer da Microsoft a culpada pela queda da Nokia. Ainda há muita gente que vai engolir o sucesso tardio mas inevitável do Windows Phone.
Eu cá sou fã da Nokia desde a minha infância precoce e nunca lhes teria comprado nadinha (nem irei no futuro) se tivessem enveredado pelo Android.
+1
É bem provável que o Android que venha com os novos Nokia tenha um software redesenhado com o Z Launcher, para diferenciar a marca, o que já é muito bom. As pessoas não compram Nokia porque não tem Android, é pura realidade. Embora o WP, pelo menos em low costs, seja claramente melhor (eu próprio tenho um NLumia 20, e nunca tive problemas de lentidão, etc que os Android de baixo custo têm) existem muitos mitos sobre o sistema operativo que levam as pessoas não enveredar pelo SO da Microsoft. Depois, a Apple tem em torno de sim uma aurora divina que, diria mesmo, é impossível de quebrar… Só com Android que toda a gente conhece, mas com uma pitadinha de Nokia, que certamente ficará espetacular… É esperar para ver…
Isso vai acontecer agora com a chegada do Windows 10. Nenhuma outra marca vai oferecer um ecossistema tão completo e multiplataforma como o Windows, esperem só. para ver…
Boa noticia.
Espero que apostem em algo de topo, tipo iphone 6 ou Galaxy s6.
Vou querer um Nokia com Android. 😉
Vou mantendo o meu S3 velhinho e vou aguardar estas novidades. A Nokia era a minha eleição noutros tempos. Aguardo.
x2
Só espero que agora a MS não faça asneiras novamente e que queira estragar o que a nokia faz de melhor e o que a nokia é
Lol?
Ainda tenho um Nokia 5380, são espetaculares em termos de durabilidade, mas não têm um bom software, não são bons em termos de receção de som.
Agora que o novo departamento móvel da Nokia é chinoca vai sair material low cost ao nível dos restantes do mercado. Pessoalmente, nunca trocaria meu lumia por esses futuros Nokias mesmo que tivesse o wp tal como uso pk se o hardware for igual ao tablet n1 que lançaram… …é pa durar 2 semanas
Chinoca?????? A Nokia ainda é finlandesa, os telemóveis é que são produzidos na China, como os antigos Lumia e praticamente tudo o que é tecnologia no mundo, incluindo Iphones…
Não não, as equipas, fábricas que produzem agora os devices Microsoft Lumia, era a equipa que transitou da Nokia.. Na Nokia original só ficou a marca e outras areas que não telemóveis, e agora vendem a marca a produtores chineses sem qualquer ação da equipa de desenvolvimento da antiga Nokia Mobile que agora é Microsoft
Não venderam as fábricas todas, ficaram com algumas, tal como diz a notícia. Nada disso… O Nokia N1 foi totalmente desenhado pela equipa da Nokia Technologies, a 100%. A produção, essa sim, ficou a cargo de uma empresa chinesa, tal como a Apple faz… Aliás, quem apresentou o tablet foi um membro da equipa da Nokia.
O Nokia N1 “o tablet” que lançaram recentemente foi produzido pela foxconn e a garatia também é deles… …por isso já sabes o que vai sair da rifa! Nokia só de marca… Aquilo que as pessoas conheciam do departamento móvel da Nokia “a tal Filandesa” agora é Microsoft Lumia.
Foi produzido pela Foxconn mas foi desenhado totalmente pela Nokia. É o memso que a Apple faz, só que Apple encarrega-se diretamente da venda ao consumidor, algo que não acontece com O Nokia N1 na China. Mas pelo que a notícia fala, e já li noutra fonte também credível, é de que a Nokia produzirá mesmo os seus smartphones, e não qualquer outra empresa. Por isso será 100% Nokia!
Claro que foi… Mas mais uma vez saliento o pormenor de o departamento móvel ser novo, já não é o mesmo. Digo isso com certeza absoluta relativamente ao N1 que meu irmão tem um e parece os samsungs a descarar-se todo á volta e nem meio ano tem. Oxalá o departamento móvel deles volte a ser o que era, ou seja equivalente ao departamento Lumia da Microsoft mas honestamente tenho as minhas dúvidas pois o investimento tem que ser grande para não falar que a atual Nokia fez uma parceria com a Foxconn. Saliento outro promenor interessante pelo facto dos nokias “agora Microsoft” terem sido produzidos na Escandinávia e não na China como muitos pensam, e que atualmente a linha Lumia é produzida e fabricada no Brasil e não na China.
Mas como é que o teu irmão conseguiu deitar mãos a um Nokia N1????
Como eterno apreciador da Nokia, tenho o Nokia Lumia 1520 e acho-o fantástico com o Wp 8.1. Esperarei pelo WP10. Caso não seja um salto em qualidade e inovação, considero voltar à Nokia, mesmo com o Android, de que não sou particular apreciador. Mas como a tecnologia móvel muda muito de ano para ano, em 2016 muita coisa já terá mudado e veremos como anda tudo neste meio.
A nokia já era, quando perdeu o barco, agora vai apostar no sistema operative que todos têm. Muito bom vai concorrer como com preço?
E porque não pensar num telemóvel, actual, moderno, com windows phone e do tipo Nokia N97 mini, mas com ecran entre 4 e 5 polegadas, mas onde exista 1 teclado fisico independente do visor. Ficará a concepção mais cara por causa do chassis? É possivel, mas com um preço atractivo julgo que venderia bastante, pois o visor ficaria disponivel na totalidade para quem utilizasse o teclado alternativo. E aqui não esta em causa qualquer tipo de saudosismo, mas sim de utilização prática e rapidez de escrita. Possuo um N97 mini que continuo a utilizar e em comparação com meu Lumia 520, não só escrevo muito mais rápido, sem erros e com a segurança de não deixar cair o telemóvel, face à sua estrutura tipo livro aberto que se encaixa perfeitamente nas mãos… por mim tanto pode ser Nokia ou WP neste formato
ja agora que atualizem o nokia8210 nokia 3310 nokia n70 que pk ainda tenho esses assim posso voltar utilizar rssssssss
batarias que duravam semanas ou pelo menos uma
Estou contente com o Lumia 640 XL, agora só esperando windows 10 final.
A Nokia pode surgir com o seu próprio sistema operativo ou com uma versão android, se isso aumenta as vendas só o futuro dirá.
No entanto, eu não creio que fará aumentar as vendas, nem creio que mudará muito do que foi na era do Windows phone.
A tendência dos gostos e das modas, está definido. Quando surge algo novo, as pessoas são cépticas. A negação do gosto também se vê nos preços, caso surja com uma boa oferta de relação preço/ qualidade, não será o suficiente para disparar as vendas.
Mas só o futuro dirá.
Eu como adepto do Windows phone, não vejo com bons olhos.
sempre fui um apreciador da nokia, e ver ela fabricando telemoveis com o SO android não me alegra nem pouco. Prefiro um symbian melhorado.
Será que a Nokia vai voltar mesmo e lançam outro lixo igual o lumia 2520 o pior Tablet para quem quiser jogar dinheiro no lixo é esse ai, além do que a garantia da Microsoft não é respeitada nem pelas autorizadas, que emitem um laudo pronto e fajuto sequer se dignam em tirar a película do produto, é um lixo. Antes de comprar Microsoft pegue nas mãos e veja as configurações do produto, porque o Nokia Lumia 2520 é o pior e mais caro lixo existente no mercado lançado pela Nokia, nunca compre nada com Windows rt
Eu tenho o Lumia 730 há uns 10 meses e estou feliz. Eu gosto também muito do sistema, mas não me vejo com um tablet Windows Phone. Eu não compraria. “Só” telefones mesmo. Tablet eu só me vejo com iPad. Só não compro o tão sonhado Pró porque no Brasil está muito caro.
Muito por acaso passei os olhos por este “tópico” e de repente renovei a esperança de voltar a usar um bom e verdadeiro nokia! Nunca gostei do lumia e tenho familiares que o compraram na expectativa positiva a que a nokia os havia habituado, ou seja, equipamentos práticos e de qualidade, ora, ao longo da experiência destes, concluíram que os actuais nokias com o lumia são uma dor de cabeça constante. Nem arrisquei comprar um! Tenho um samsung galaxy prime com android, pois claro, ainda que para além deste sistema, pormenores do meu samsung e a marca que carrega consigo me tem feito pensar que poderia no acto da compra ter feito uma outra aquisição sugerida na loja e até mais barata…
Tenho-o e para já tem que servir (apesar de não estar a ser a minha praia) pois o valor que dei por ele assim o justifica, mas um tanto contra a minha vontade. Mas enfim, a nokia deve estar a preparar uma grande bomba na sua incubadora de smartphones e resta-me esperar. Esperemos é que dê atenção à boa relação qualidade preço.
Mas porque não gosta dos Lumia? Grande parte da antiga filosofia da Nokia antes dos Lumia manteve-se. Por causa do SO? Não vejo como é que os tais samsunchas possam ser melhores…
Garantidamente não é de facto a minha praia este Lumia. A forma como me movimento pelo sistema é um tanto enervante e na minha opinião, de visualmente prático muito pouco tem e na minha perspectiva de manuseamento todo aquele quadriculado de acessos para os diversos fins não me agrada de todo. Enfim, são opiniões ou simples “birra” perante algo que descobrimos não ser do nosso agrado. Depois também existem opiniões de familiares que nesta linha confirmam este desagrado.
Ao invés de me referir ao samsung (equipamento), refiro-me antes ao Android (sistema). É disto que se trata. Este, de uma forma geral é bastante prático. Ando de momento um pouco chateado por não existir no meu samsung 2 coisas, uma função de automatizar o ligar/desligar e também uma função de accionamento de alarmes (despertador) com o equipamento desligado (não disperta desligado). Já tive isto anteriormente, mas ainda não sei se tal se deve a apenas coisas que não vêm na recentes versões do Android! Provavelmente será isso que se passa. Em tudo o resto está bem funcional.
Quem Fala mal da Nokia, nem sabe que o Sistema Android roupou a idéia da no Nokia. Quem lembra do Aparelho celular da Nokia C5 e N95 da nokia? Esse celular da Nokia ja tinha um sistema que voce podia estalar aplicativos no Aparelho ate então o WhatsApp ja tinha na loja da Nokia, ai alguns anos depois chegou no Brasil os Aparelhos celulares com android. A Nokia sempre estava na frente das outras Marcas, pois foi a Nokia que lançou o Celular que podia escolher toque de musica para as chamadas, foi ela que deu enfincado de chamada e outras coisas. A Nokia sempre vai ser uma boa Marca, agora se gosta da Nokia, tudo bem. Mais falar mal dela é de mais, so lembre que se o seu faz tudo que voce gosta, la traz a Nokia deu tudo para que hoje os aparelhos celulares nao fosse um bloco.
Tive varios aparelhos da nokia, lumia destesto nen pc nao gosto, nos Smartphone melhor a mais popular e android principalmente da google, android limpo, os aparelho da nokia teria que com android mais atual possivel e radware, fizeste um aparelho tecnologia 4 g camera 13 e 5 com 32 giga interno e com cartao de memoria, 1.4 com 4 nucleo no minimo, 1 giga e meio de ram tendo tela 5 polegada preco inferior 950,00, bateria 3.300 mha e carregador tecnol. Carregamento rapido, assim comecara vender muito, tem que fazer com motog1 e motog2 te iniciativa de buscar primeiro mercado popular de pessoas. E te desing moderno e pratico, assim nokia voltara bem
Ainda tenho nokia 701, tela de amoled, memoria interna 8 giga, camera 8 mpx, acabamento cromado, de 512 mb, entrada de cartao 32 giga, da symbian
Valor dele chegou 900 e caiu quando paguei 550,00 nokia pode lancar aparelho moderno em otimo preço voltar cativa mercado de poular, primeiro usar Android no seu aparelhos