Mediatek Helio X30 será produzido num processo de 10nm
Embora sempre muito criticada, a Mediatek tem seguido o seu caminho e tem conseguido evoluir bem a sua gama de SoC, estando estes lentamente a aproximar-se do que a concorrência oferece.
Para atacar o ano de 2017, a marca chinesa está já a preparar o seu novo chip, o Mediatek Helio X30, que se sabe agora que será produzido num processo de 10nm.
O mercado dos SoC para smartphones é bastante competitivo, sendo actualmente liderado por marcas como a Apple, a Qualcomm e a Samsung.
Amada por muitos e detestada por outros tantos, a Mediatek tem vindo a fazer o seu caminho, reduzindo a distância para os seus concorrentes ano após ano, com os antigos problemas de desempenho e GPS a serem praticamente inexistentes desde o Helio X10.
Para 2017, a Mediatek pretende atacar em força o mercado e está já a preparar o novo Helio X30, um SoC composto por 10 cores, divididos por 2 Cortex-A73 a 2.8 GHz para tarefas mais pesadas, 4 Cortex-A53 a 2.2 GHz e 4 Cortex-A35 a 2 GHz para tarefas mais leves e menos exigentes. A acompanhar este processador estaria um GPU PowerVR de quatro núcleos. Este conjunto de características permite aos smartphones equipados com este SoC suportar até 8 GB de RAM e correr sem qualquer problema o Google Daydream VR.
A acompanhar o Helio X30, desenhado para ser o modelo de topo da Mediatek, deverá estar o X35, um processador pensado para os smartphones mais económicos, tendo surgido também alguns rumores que a marca chinesa estaria a preparar um novo SoC para a gama média alta.
Para a produção destes chips, a Mediatek irá aliar-se à TSMC para que seja possível construir este SoC num processo de 10nm, estando previsto que entre em fase de produção em massa entre o final de 2016 e o início de 2017.
Esta notícia chega paralelamente a outro rumor que avança com a possibilidade de uma parceria entre a Samsung e a Mediatek para a compra, por parte da empresa sul-coreana, de 10% da produção de SoC de gama baixa para equipar os modelos mais baixos da Samsung.
Este artigo tem mais de um ano
Eu torço o nariz a qualquer chinezice produzida sem controlo de qualidade de outro fabricante não chinês.
incluindo os iPhones
Sempre que se critica telemóveis chineses, tem de vir alguém dizer “incluíndo os iPhones”..
Toda a gente sabe porque é que os telemóveis chineses são maus, e é de tudo, menos serem feitos na China.
Ele nem sequer leu o meu comentário. Tem sede de protagonismo
Pois porque se a Apple os fabricasse nos states dizias o contrário, mas ok 😉
Tipo os iphones 7 que se fartam de dar problemas e assobiam quando puxam por eles?… ou os Note 7 que recentemente andam a ser ponderados como uma boa alternativa às bombas para os atentados?
Deixem de ser tapadinhos, as palas são para os cavalos não para as pessoas, sejam abrangentes e flexíveis.
A gama media da mediatek é efectivamente superior a da snapdragon (à excepção da GPU), os mediatek consomem menos graças a feature “CoPilot”, aquecem menos e são mais rápidos. A serie 61x saiu uma banhada, só continuam a ser usados porque o nome Snapdragon chama clientela.
Eu cada vez mais gosto dos chineses
O mi 5 no oppomart ta a 260 euros…e é ganda maquinão…so gostava uma camara melhor dele…mas vai sair o mi5s e o note 2
Uma no cravo outra na ferradura.
Eu só compro chinesice, e estou muito satisfeito.
Daqui a pouco os cpus vã 8mm, 6mm, 4mm, 2mm, 0mm e acabou a tecnologia pois o cpu “desapareceu do mapa”.
Agora existem haters para tudo hahaha
Foi só uma observação.
mm, se reparares bem a escala já esta em nm.
nm* enganei-me. Obrigado pelo reparo.
Porque falam sempre nos iphones? O artigo fala nalguma parceria com a Apple?
By the way, tenho um Vodafone prime 6, aquece por todo o lado, fica leeennnntooo e as apps para abrirem: desespero. É um snap da serie 6…
E tendo um wiko highway signs (eu sei, eu sei…) que era da mulher, lá por casa encostado foi o que utilizei (era o que havia) por uns dias até ter resolvido (por mais uma vez) os loops do chaço prime 6. E…Foi uma surprea :)!!! Mais leve, mais rápido, muito melhor WiFi – o prime 6 não passa dos 50 e tal MbS e muito mais rápido. Ah, e não aqueceu.
Espero que este novo mediatek seja uma boa alternativa aos snap. E mais barato…
Qual Qualcomm, qual quê!
MediaTek sem correções , nem atualizações… e sempre inovar.