Jolla apresenta Tablet com Sailfish OS por apenas 150€
Apesar do segmento dos dispositivos móveis ser liderado essencialmente pelo Android e iOS é verdade que ainda existe espaço para outras plataformas. O Windows Phone tem crescido ligeiramente e há outras plataformas que tentam entrar nesse segmento muito competitivo.
Hoje, tal como estava previsto, a Jolla apresentou o seu primeiro tablet.
Depois de alguns dias em “suspense”, a Jolla levantou finalmente o veu do seu novo equipamento. Trata-se de de um tablet de 7.85”, o primeiro que entra numa campanha de crowdfunding. O valor é apenas 189 USD (cerca de 150€).
Este equipamento traz como sistema operativo o Sailfish OS 2.0 o que, segundo a própria empresa, garante a melhor privacidade aos utilizadores.
Vídeo de apresentação
Principais especificações
- CPU: 64-bit 1.8GHz Quad-Core/Intel
- Câmara: 5 MPx traseira e 2 MPx a frontal
- Ecrã: 7.85” IPS (2048 x 1536 píxeis resolução)
- Dimensões: 203mm x 137mm x 8.3mm
- Peso: 384g
- Bateria: 3.8V/4300 mAh
- WiFi: 802.11 a/b/g/n dual-band
- Bluetooth 4.0
- GPS
- RAM: 2GB
- Memória de armazenamento: 32GB
- Sensores:
- Acelerómetro
- Luz
- Proximidade
- Suporte para cartões Micro-USB,
- Áudio jack de 3.5mm
Este artigo tem mais de um ano
A jolla so vende e nos cafes com uns tremocos…sailfish os morreu a nascenca
Porquê ? A mim não me parece nada morto.
A jolla em menos de 3 anos criou o sailfish OS e lançou um telemóvel para o mercado, ao contrário de outros equipamentos/OS’s como o Tizen e o Ubuntu phone, que são ainda miragens.
Um feito notável para uma pequena empresa que começou com menos de 100 funcionários.
Se vires as noticias descobres que de forma sustentada estão a chegar aos poucos a vários mercados.
E agora vão lançar um tablet com uma campanha de crowfundig, que em poucas horas já atingiu os objectivos.
este sailfish e de longe melhor que lagdroid mas n tem apps, logo ninguem o compra. Nem sempre o melhor e o que mais vende, devices com android sao a prova disso
JiJij,
este SO é muito bom…
O problema é que o primeiro telemovel saiu muito caro , e a jolla não teve tempo para avançar na altura com um software acabado…
Esse foi inclusivé un dos motivos pela qual não adquiri um e preferi BB10, além da falha crassa de o hardware ter radio FM, mas não estar ligado a saida de audio…
Quem sabe no futuro a Nokia não volta a contratar a sua equipa…que criou o MEEGO, e o N9, um dos melhores telemóveis de sempre no mercado touch…
true story..ainda guardo o meu n9 com muito carinho e saudade de algumas funcionalidades que mesmo agora não existem nos outros SOs. Também optei pelo BB10 que na versão 10.3.1 está 100% melhor que o android em todos os campos. O IOS é outro tipo de SO…quem não quer pensar muito ainda é o que aconselho. Produtividade..BB10 all the way.
completamente de acordo João Peixoto!!
Grande SO, grande telemóvel(MEEGO, N9)…
O bb10 é um maquinão, productividade é mesmo com ele 😉
Mais um OS condenado à nascença..
Pois, com mentalidade como a vossa temos o país que temos. Estes rapazes saíram da Nokia e avançaram com um nova marca de telefones e SO.
Cá quem vai para o desemprego agarra-se ao sub. de desemprego.
O Salifish é baseado no Meego…
Ele tem razao Antonio! Eles sairam da Nokia porque nao poderam fazer com que a Nokia chegasse onde chegou…! Coisa que Samsung faz, lanca trilhoes de dipositivos por ano mas actualizacoes e supporte ‘e que ta quieto! ‘E bom ter competitividade ‘e claro, mas fazer um SO ‘e facil agora dar suporte a ele ‘e que ‘e outra coisa! Palavras do Ubunto phone CEO!
não errado..
Eles saíram da Nokia, porque a nokia contratou o tal Ciclop da Microsoft que arrebentou com a nokia e matou o MEEGO(um SO de longe melhor que o windows Phone), e o N9…um LUXO!!!!!!!!
Isto é aquilo que se sabe!!
aqui vai uma opinião baseada em mentes do velho do restelo: Se assim fosse, não haveria há muitos anos concorrência para a nokia, na sua gama, visto já estar o telemóvel inventado, não haveria várias marcas para todos os produtos, haveria somente monopólios em cada setor, já que estaria tudo inventado.
Esse S.O., até pode morrer, mas pelo menos morre a tentar. Baseado na sua ideologia, outras iniciativas poderão surgir, o que aumenta a concorrência, baixa os preços, melhora a qualidade de serviço/produto e quem ganha é o consumidor.
Para termos o mercado tecnológico atual, milhares de ideias morreram na gaveta, em protótipo e no mercado, muita empresa faliu, mas muita gente sonhou.
Se é capaz de sonhar, és capaz de fazer.
Gosto do optimismo do “António” e do “Rui Costa”.. o problema é que sem Apps desenvolvidas para os OS estes acabam por morrer, e para que essas mesmas Apps sejam desenvolvidas, têm que atrair os programadores, que o objectivo é o fazer lucro.. logo se o OS tiver uma % residual de utilizadores, este acabará por morrer! São regras básicas.. António, o Meego foi descontinuado passado 1 ano em 2011! A Samsung também tinha o Bada OS para concorrer com os Android.. era um excelente OS e foi à vida precisamente pela questão que mencionei! Se, e atenção que não está confirmado, este OS permitir emular as Apps do Android, poderá ter um futuro.. mas se já se queixam do Android OS ser instável, o que será deste com um emulador!?
@RF: Concordo com a tua opinião. No entanto para termos app’s a funcionar temos de ter SO, certo? Temos de ter a base. Temos de ter equipamento.
Se tivermos qualidade no serviço/produto e vaga no mercado para o dito, então temos boas probabilidades de ter algum sucesso.
Haverá sempre algum david “louco” que irá desafiar o golias, mas..não deveria ser sempre assim?
Iria eu algum dia desenvolver algum software para determinado nicho, onde já houvesse bom software implementado? Claro! Ouvimos sempre lá ao fundo “aquele tipo é que é maluco”, “não tem a mínima hipótese”, “morto à nascença!”, mas vamos para o jogo, discutirmos o objectivo e os meios para lá chegar, ouvir os céticos e os otimistas e no fim alcançar o objetivo proposto.
Caso contrário, seria apenas mais uma ovelha neste grande rebanho.
mas alguem ja experimentou para falar do que nao conhece?ja testaram? se nao testaram, nao digam bacuradas…
ja testei e nao vou hesitar quando tiver que mudar…já estou um bocado farto da falta de estabilidade do android…
Testas o que? O selfish OS ou o tablet? porque este tablet nem esta sequer a venda para ja
+1
Afinal não sou o unico a pesar assim
Testaste algo que ainda nem no mercado está… nem mentir sabes.
Nos teus sonhos testaste !
Como é óbvio ele está a falar do OS… Calma com as vossas hormonas.
ja testei o tlm obviamente…duh…
tenho um amigo que comprou um ha 4 meses e bastou-me mexer naquilo 5min para perceber porque é de longe melhor que android pelo menos…iphone e WP não falo porque nunca tive!
Que aplicações corre??? Não consegue correr apk??? Pergunto porque desconheço este SO… Ou é como o smartphones da Amazon que aquilo parece um synbian sem programadores… :p
corre qualquer apk de android…
Corre aplicações android sim. E provavelmente não conheces porque não te cultivas…
Fiz uma pergunta simples … Não me cultivo? A coisas melhores na vida que criticar tudo e todos… mais pessoas responderam a esta minha duvida e nao ofenderam nimguem.. ja voce parece quer ser o fertilizante do mundo a fertilizar sabedoria… Eu tenho muita coisa com que me atualizar no meu dia a dia e nao estar sempre ligado em todo e qualquer produto que sai e a sua interface ou SO… Mas caro Antonio nao poupe nas dose e fertilize o mundo com o seu saber.. Assim todos estaremos devidamente informados… A minha duvida principal recidiu que qaundo saiu o smartphone li algo a respeito das apk. e agora vi logo nos dois primeiros comentarios criticas ao SO dai a minha real duvida..
Pelo que li corre aplicações Andoid.
Hummmmmm… É de mim ou isto é demasiado semelhante ao que a “Nokia” apresentou?
Cheira-me que os dois ramos desavindos se vão juntar outra vez…
Tanto quanto sei (e é pouco) este os tem a possibilidade de correr apk de android através de uma aplicação que tem. Agora falta saber se corre tão bem como muitos programas de windows no wine, em linux…
No entanto quero só acrescentar que o sailfish os, é uma continuidade que deram ao meego qua a Nokia tinha e a Microsoft imediatamente abandonou (talvez por ser linux digo eu). O contacto que tive com o meego (através de um Nokia que um amigo meu tem), este até tem algumas aplicações e estabilidade é top.
Off topic:
Conhecem algum tablet que traga video projector incluído e com OS Windows 8? Sei que existe o Lenovo Yoga 2 mas traz android.
Cumps,
usa apps android??
A Nokia e a Jolla deviam formar uma pareceria tecnológica através da qual a Nokia desenvolveria equipamentos (smartphones e tablets) que surgiriam, para já, com a marca Jolla. Em 2016 (quando a Nokia estivesse livre dos constrangimentos da Microsoft) a Nokia absorvia a Jolla e surgia a Nokia como branding total. Sistema operativo a utilizar: Sailfish e compatibilidade total com Android apps (evoluiam o Meego e aperfeiçoavam a integração com Android). Sempre tive a Jolla com a Arca de Noé da Nokia – perante a necessidade de se venderem à Microsoft salvavam o núcleo duro de técnicos e SO do Meego – para ressurgir mais tarde. Era bom, era…
Acho que muita gente se está a equivocar(talvez por desconhecimento)acerca do possível “regresso” da Nokia ao mundo dos telemóveis/smartphones.Esquecem que uma parte do valor do negócio(1.650 Milhões de Euros)se refere à cedencia das patentes de que a Nokia era proprietáris durante 10 anos…o que quer dizer que até 2024 a utilização dessas patentes tem de ser licenciada pela Microsoft!!Isso além da compra de unidade de gadgets móveis.A Nokia apenas pode “alugar” a marca…e sobre determinadas circunstâncias!
O que não impede a “utilização da Jolla” que tem os direitos de utilização do Meego e boa parte dos devs do sistema.
O Sailfish é um excelente sistema operativo único, que só quem nunca viu é que não percebe o seu potencial. Em 3 anos tem crescido lentamente mas de forma segura e parecendo que não, nesta altura, já vendem o smartphone Jolla em 31 países, India incluída.
Já no passado Natal, em alguns países, o smartphone deles conseguiu ser dos mais vendidos. Aliás, penso que até aqui no pplware houve uma referência a isso. A meu ver, este sistema/empresa a curto/médio prazo vai passar a Blackberry.
parece um Bada, WebOS (2ª parte) ou até Blackberry, não vai ter muito exito, visto que a concorrência é muito forte, e não se vai endireitar.
Ainda vão ouvir falar muito desta gente, se estivesse a venda eu comprava já um.
como gosto de ler: “Não vão a lado nenhum.”, esquecem-se da historia da informática… é o que é.
“Não vão a lado nenhum, não tem copy & paste, não tem apps, não tem teclado fisico..”
“Não vão a lado nenhum, o ramo deles é a pesquisa de conteúdos e a venda de publicidade.”
A brincar a brincar e já passaram a barreira de 1 milhão de dólares quando só procuravam 380 mil dólares!… Ainda faltam 19 dias… Eles vão conseguir chegar lá acima…