iOS 11 traz agora uma forma rápida de bloquear o Touch ID
A Apple tem conseguido evitar todas as medidas de controlo e acesso que os governos lhe têm tentado impor. Ao mesmo tempo que o faz, tem procurado reforçar as medidas de segurança que dá aos utilizadores, garantindo ainda mais privacidade.
Uma nova funcionalidade, agora descoberta no iOS 11, vem trazer mais uma camada de segurança. O Touch ID passa a poder ser bloqueado em segundos, forçando a utilização de uma palavra passe para desbloquear um iPhone ou iPad.
A nova funcionalidade está incorporada numa melhoria recente que o iOS 11 vai trazer. Tal como tínhamos reportado antes, o iOS 11 passou a ter um modo de emergência, que permite a qualquer pessoa usar um iPhone para ligar para os número de emergência ou para ver dados de saúdo do utilizador.
Uma das últimas versões beta do sistema operativo móvel da Apple trouxe a novidade de bloquear o Touch ID sempre que este modo é ativado, garantindo que quem o usa não consegue acesso aos dados do utilizador e que apenas o pode usar para contactar os números de emergência.
Para trazer de volta o Touch ID deverá ser usada a palavra passe definida pelo utilizador, o que obriga a que seja este a ter de o fazer, de forma consciente, evitando o desbloqueio com a impressão digital forçado ou sem que este tenha conhecimento.
iOS 11 is a game-changer for Touch ID. Press power button rapidly 5 times and it opens the 2nd screen, but it also forces passphrase entry! pic.twitter.com/uvWbM04lyk
— Kia☆ (@alt_kia) August 17, 2017
Até agora, e nas últimas versões do iOS, para desabilitar o Touch ID, o utilizador tinha de o fazer nas definições ou falhar sucessivamente a autenticação da sua impressão digital. Com este novo modo é simples ativar esta proteção, bastando carregar se pressionar o botão ligar/desligar cinco vezes.
Claro que a ideia principal deste modo não é o bloqueio do Touch ID, mas os "efeitos secundários" resultantes acabam por ser uma medida de proteção para todos os que anteveem que vão ter de bloquear os seus equipamentos ou obrigados a desbloqueá-los contra a sua vontade.
Esta é apenas mais uma das muitas novidades que o iOS 11 vai trazer e que em breve todos vão poder descobrir e testar. A maturidade das versões beta lançadas mostra que está praticamente pronto a ser lançado.
Conheça o modo SOS Emergência do iOS 11
Este artigo tem mais de um ano
muito bom , mas continua a faltar um ponto chave. penso que seria bom quando se pretende desligar o iphone/ipad a introdução do codigo ou do touchid assim em caso de roubo os larápios não conseguem desligar os aparelhos aumentando o tempo disponível para encontrar o aparelho furtado.
+1
Nesse caso tinhas de impedir o acesso ao cartão SIM e ao reset (botão power+home)
A ideia parece interessante, mas inviável por causa do cartão, tiras o cartão cortas a comunicação.
Sem dúvida. Uma medida interessante, contudo a Apple também estava a trabalhar num sistema que daria sempre a localização do iDevice quer este tivesse a bateria principal ligada ou desligada.
Também poderia passar por aí.
Falta é saber como era feita essa comunicação 😀
Essa seria uma boa idea
Nao seria boa ideia porque se encravasse como fazias? Ha sempre hard reset. Acredito que a solucao passe por um chip independente que envie informacao mesmo com o tlm desligado
+1
Não entendo porque é que se continua a insistir nessa coisa.
Basta remover o cartão para perder o acesso à rede móvel, para além de haver como isolar o aparelho de qualquer rede sem desligar ou remover o cartão. Se os larápios são espertos para estar a desligar o aparelho também são espertos para remover o cartão.
Por último os aparelhos necessitam de poder ser desligados ou reiniciados sem imbróglios de passwords para resolver problemas de software.
% de acordo
Porque não vale a pena.
Podes sempre retirar o cartão, ou meter o aparelho dentro de uma caixa metálica fechada, ou fazer a combinação de reset forçado.
Com esta aposta no TouchID será que o iphone 8 vai mesmo perder sta funcionalidade ?
Já li algures (não me lembro onde) que teriam passado o TouchID para o botão Ligar/Desligar.
Isto não é uma aposta no TouchID, é uma forma de obrigar a usar a password, logo não depende da existência de TouchID.
Pena que no android nao haja seguranca como no ios. Tenho de dar os parabens a Apple por inovar nesta area e garantir sempre o melhor suporte e seguranca aos seus users.
Tenho Android e tenho que concordar. O Android já teve menos segurança mas ainda precisa de melhorar muito
Tenho muitas dúvidas se é uma boa ideia associar uma função de emergência ao desabilitar do login com TouchID. Se é uma emergência é possível que a pessoa queira manter manter acesso fácil a funcionalidades do aparelho e não ser obrigada a digitar o código. Seria preferível que isso fosse apenas dado como opção, ou então que requeresse toques adicionais no botão.
Hein?
Podes ligar para números de emergência sem entrar o código ou touchid.
e achas tu que me estou a referir a problemas em ligar para o número de emergência depois de se usar a função de emergência que liga para o número de emergência…?
Depois de ligar para um serviço de emergência a pessoa pode ter necessidade de outras capacidades do aparelho que possam de servir de ajuda para a sua situação.