Apple resolve erro 53 e pede desculpa aos utilizadores
O erro 53, que torna o iPhone inoperacional, está a varrer os utilizadores que trocaram o ecrã ou o Touch ID dos seus equipamentos.
Este problema está relacionado com uma verificação feita no novo hardware, que afinal nem deveria acontecer. Mas a Apple tem já o problema resolvido, fruto da chegada do iOS 9.2.1.
O problema do erro 53 tem já vários meses e tem afectado cada vez mais utilizadores que, por problemas com o seu hardware, recorrem a lojas de reparação não oficiais.
Depois desta alteração e com a chegada do iOS 9, os equipamentos começaram a apresentar problemas no arranque, mostrando depois o já famoso erro 53. Do que se sabe, o problema está numa verificação feita pelo próprio iOS e que detecta alterações no hardware, bloqueando assim para se proteger.
Mas a Apple lançou finalmente a solução para este problema, na forma do iOS 9.2.1, trazendo de volta todos os iPhones que estavam bloqueados.
Como recuperar um iPhone com erro 53?
Para recuperar um iPhone que esteja a apresentar este erro 53 apenas será necessário seguir os passos que a Apple indica na sua página de suporte, onde descreve este problema e a sua solução.
- Certifique-se de que tem a versão mais recente do iTunes.
- Force o dispositivo a reiniciar.
- Tente restaurar o dispositivo novamente.
- Se continuar a ver o erro 53 quando tenta restaurar o dispositivo, contacte o Suporte Apple. Se o restauro não for concluído e vir um código de erro diferente, saiba o que fazer.
É de notar que a Apple não garante que no final deste processo o Touch ID fique completamente funcional. Pode acontecer que após este procedimento este sensor fique bloqueado e não funcione. Neste caso devem dirigir-se a um representante oficial Apple.
Este teste é interno à Apple e não deveria estar a ser feito no arranque dos iPhones fora desse cenário. Com esta nova versão do iOS o problema desaparece.
Este artigo tem mais de um ano
Mas então esta mensagem de erro não era uma funcionalidade para aumentar a segurança do dispositivo? Pelo menos era o que o pessoal entendido na matéria defendia.
“É de notar que a Apple não garante que no final deste processo o Touch ID fique completamente funcional. Pode acontecer que após este procedimento este sensor fique bloqueado e não funcione. Neste caso devem dirigir-se a um representante oficial Apple.”
Está lá escrito isso no artigo.
Isso eu compreendo e sempre defendi que é perfeitamente normal o sensor ficar bloqueado como medida de segurança.
Isto sempre foi um bug e o facto do erro bloquear por completo o dispositivo era um comportamento anormal, mas os defensores da Apple diziam que bloquear o dispositivo e por vezes ter que comprar 1 novo era uma boa medida de segurança.
“Este teste é interno à Apple e não deveria estar a ser feito no arranque dos iPhones fora desse cenário”
Está lá escrito isso no artigo.
É típico da Apple. Nunca reconhecem que erraram até terem o erro corrigido. Depois, fingem que nunca disseram o contrário, até podem pedir desculpa pelo erro. Típica mentalidade de nariz empinado.
Tudo tem uma razão se é Apple, é fantastico ver os utilizadores justificarem o injustificavel, quando a propria empresa sabe que falhou.
A Apple é somente uma empresa de tecnologia como qualquer outra, mesmo sendo indesejável é perfeitamente normal que existam erros ou bugs.
A única diferença em relação a todas as outras empresas é a forma como esse erros são encarados.
Pelo que estive a ler Mark foste atacado a 6 Fevereiro por achares esta falha imperdoável…ias sendo comido vivo.
Nessa noticia e noutras. Infelizmente o pessoal comenta só porque sim, excepto um comentador que é pago e esse entende-se.
Nesta area há “medidas de segurança” que não se pode ter.
Eu não critico o erro, isso pode acontecer em qualquer sistema, criticável é a forma como tentam apresentar isso como algo normal.
Eu amanha não posso chegar a um cliente meu e dizer: olha temos pena mas perdeu todos os dados porque a sua assinatura digital, certificado ou até mesmo o dongle ficou corrompido. Isso é impensável em qualquer sistema.
“A única diferença em relação a todas as outras empresas é a forma como esse erros são encarados.”
Poxa, tenho esse problema desde fevereiro de 2015. Já levei em 2 autorizadas, pesquisei e li muito sobre, fora os inúmeros contatos via telefone, mas nunca consegui nada. Nunca levaram meu problema a sério, nem se esforçavam para resolver meu problema e meu iphone simplesmente ficou parado por mais de um ano.
Como tratam bem os problemas, né?
O Bug
Chama-se o medo de ir aos tribunais, já existiam advogados a dizer que era o proximo passo nos USA.
Ok… sabemos que a Apple tem um update para iOS 9.2.1.
Mas o Windows 10 Mobile teve um update para a 107 e ninguém falou ainda dele.
Essa build também saiu para não insiders para os dispositivos da série x50.
A nova build também está disponível para dispositivos não Lumia.
nice!
A Aple até nos erros é perfeita!!!
+1
Eheheh…nunca falha esta Apple “‘Erro 53’ foi “desenhado para ser um teste de fábrica e não devia afetar os clientes”
Bom argumento. Emoji wink
ESTOU
Estou á espera dos FANBOYS do Iphone que a 6 Fevereiro defendiam esta “característica ” como normal e correcta.
É pena que não reconheçam que como todos os equipamentos de outros marcas e fabricantes tem erros de concepção,falhas, bugs.Sei que a partir de um determinado preço de equipamentos não é admissível falhas,mas a Apple falha como todos os outros.
A diferenca e que a Apple corrige e ainda pede desculpa os droids e lumias nem desculpas nem correccoes nem dizem as datas em que atualizam..por isso de mim n veem nem um centimo
Os advogados da maçã que juravam a pés juntos que isto era uma medida de segurança?
Aí que a Apple agora puxou-lhes o tapete ao admitir que “Este teste é interno à Apple e não deveria estar a ser feito no arranque dos iPhones fora desse cenário.”
Desculpas evitam=se aliás nos últimos muitas desculpas tem feito a apple
A sério?
Mostra lá quais, já agora…
Mas então os utilizadores de iphones não são todos ricos.. e só os pobretanas (e invejosos (“big LOL here”)) é que compram outros equipamentos.. que por falta de guito não podem ter um iphone.. e por isso vivem infelizes.. coitaditos.. (IRONIA FORTE).. mas depois quando precisão de “ir à revisão” com os seus iphones.. vão às oficinas de bairro?? é como comprar um BMW, um Mercedes ou outra bomba.. mas depois não ter dinheiro para as revisões.. um bem haja a todos.. ps: gosto muito do meu Nokia 6310 😉
Ora nem mais….é o que se vê mais…depois reclamam na assistência: “Tanto dinheiro para reparar?”
E os carros igual, toca a comprar um bmw e depois meter uns pneus chineses de 20€
E onde não existe assistência oficial?
Vou ao sapateiro?
Já algum de vocês leu com olhos de ler o que está escrito no início do artigo?
“(…)utilizadores que, por problemas com o seu hardware, recorrem a lojas de reparação não oficiais.”
Não querem problemas deste género vão às assistências oficiais que usam hardware original com ID’s correctos que passam nas verificações do S.O.
Se recorrem a assistências não oficiais onde vos enfiam o hardware mais barato e copiado sem ID’s autênticos, sujeitam-se. Simple as that.
Parabéns Apple por reconhecer que não tinha o direito de sabotar o equipamento dos seus clientes, inutilizando-os por procederem a uma reparação fora do universo Apple.
Está devolvida a Liberdade aos clintes sequestrados por esta sabotagem 53.
Primeiro era uma questão de segurança, agora dizem que foi de facto um erro que nunca deveria ter chegado aos clientes. Vamos confiar que sim. No entanto, o dito erro/funcionalidade de segurança, está a ser testado internamente.
Ena! Ainda no outro dia, a propósito de um comentário que fiz ao artigo “Ecrã do iPhone partido? Consultem as nossas dicas e sugestões”, quase que fui excomungado ou melhor, destituído, por ter classificado de ridículo e de sabotagem o dito erro 53. Argumentavam que não era um erro, era uma medida de segurança, etc. e tal…
Agora é a Apple que finalmente assume o dito erro, pede desculpa aos utilizadores e corrige-o.
Claro que manter, nesta fase do campeonato, a tese da medida de segurança como justificação para a sabotagem dos equipamentos que são PROPRIEDADE DOS UTILIZADORES, séria demasiado embaraçoso.
Mas fico mais descansado.
Isso é perfeitamente normal, quando se fala mal da Apple o pessoal tenta sempre dar a volta á situação de forma a que a mesma fique bem vista, e lembra-te que existe por ai comentadores “profissionais”.
Neste caso era um bug bem visível, e alguém que tenha conhecimento e experiência nesta área sabe muito bem isso, mas um dos grandes problemas é que o pessoal por vezes pensa que tecnologia (HW e SW) e Apple são coisa diferentes.
Que o sensor deixe de trabalhar é um comportamento normal. Mas não existe nenhuma razão para que um dispositivo simplesmente morrer daquela forma.
Neste caso e após iniciarem alguns processos judiciais lá veio a Apple confirmar que era um erro e não uma medida de segurança.
O mais grave é que a cegueira é tal que, não admitem a possibilidade de estarem a ser vítimas de um abuso deliberado que visa aprofundar um monopólio, obrigando os proprietários dos equipamentos a fazer tudo na Apple.
Só falta a Apple entrar no negócio da energia elétrica e os equipamentos só carregarem as baterias quando ligados à rede elétrica Apple. Em Portugal, a EDP tinha que se por em sentido porque o pessoal mais depressa mudava de fornecedor de energia do que reclamava com a Apple.
Mas olha que se viesse concorrência para a EDP, até seria bom. Bem que precisava de ficar em sentido, aos preços que pagamos! Lol
He he!
😀
É verdade! Porque a concorrência na eletricidade em Portugal é um faz de conta…
Não só na eletricidade em todos o setor energético.
Quem nao gosta que use Android e pronto. Já não ha pachorra para tanto rassiado.
*ressabiado
Há aqui duas questões:
– A primeira e a mais importante – o Touch ID deixa de funcionar quando é substituído por um botão de terceiros, fora dos centros autorizados pela Apple. Era assim antes e assim continua, por razões de segurança – nada se alterou.
– A segunda – o utilizador pode querer continuar a utilizar o iPhone “à antiga”, sem Touch ID e não podia, por causa do Erro 53,em alguns iPhones. Foi apenas isto que foi alterado.
E é disto que a Apple pede desculpa – o teste interno interno, de fábrica, não devia ter saído com o software para o utilizador, impedindo-o de utilizar o iPhone sem Touch ID.
Do Touch ID não funcionar quando o original é substituído por um “botão de terceiros”, não pede desculpa, nem tinha que pedir – nem pode ser de outra maneira por razões de segurança – o contrário é que era grave.
É o que dizem os entendidos:
http://techcrunch.com/2016/02/18/apple-apologizes-and-updates-ios-to-restore-iphones-disabled-by-error-53/
Daí até se sentirem no direito sabotar o equipamento e manterem deliberadamente os clientes reféns, inutilizando o equipamento que estes adquiriram legitimamente, vai uma grande diferença.
Que abram uma nova linha de negócio, tipo iPhone Rent. Assim é a Apple que mantem a propriedade dos equipamentos e impõe as restrições que entender e que os clientes estejam dispostos a aceitar no aluguer.
“Com todo o respeito a Tim Cook e à Apple, mas eu trabalho com a equipe dos melhores hackers do planeta. Eles são todos os prodígios com talentos que desafiam a compreensão humana. Eu aposto que podemos quebrar a criptografia do iPhone de San Bernardino. Este é um fato puro e simples”, explica.
“Então aqui está a minha oferta para o FBI. Vou, de forma gratuita, descriptografar as informações no telefone com a minha equipe. Usaremos principalmente a engenharia social, o que levará três semanas. Se vocês aceitarem a minha oferta, então não vão precisar pedir à Apple para colocar um backdoor no seu produto, o que será o começo do fim da América”, critica McAfee.
Alhos ou bugalhos? Decide-te!