PplWare Mobile

Afinal o iOS 9 não está a ser benéfico para o iPhone 4S

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Alexandre says:

    Nem para o 4s nem para o 5.

    Desde que mudei para o 9.0 e agora 9.0.1, tenho o meu 5 super lento nas animações, no task manager etc, para além disso um bug nas mensagens. Quando tenho o telemóvel na secretaria ou pousado e recebo sms e ele não faz alerta de nada e quando pego no sacana recebe tudo de uma vez e mostra lá ‘à 30 min’.
    A bateria também tenho percepção que me dura menos.

    Enfim, estou a considerar o downgrade se dentro de pouco tempo não melhorar.

  2. ricardo M. says:

    Então o ios9 não é supostamente mais leve como do anunciado e como ja foi referido aqui por muitos utilizadores?
    Se calhar precisa de mais ram o 4s para estar ao nivel de performance que estava.

  3. Tiago says:

    Tenho um 4S e uma melhoria que notei foi na autonomia da bateria, dá-me perfeitamente para um dia inteiro com a mesma utilização, o que antes não acontecia.

  4. MarioM says:

    Para quem tem o 4S Isso cura-se na compra do modelo mais actual.

  5. RenatoNismo says:

    já não bastava o ios 8 ser lento no 4s.. um pior que o outro. eu quando tinha o velho L5 e custom rom ele ganhou nova vida.. assim como vários outros dispositivos de 2011 e com custom rom, 2x a 3x mais baratos que este, isto não é para noobs que não saibam 1 toquezinho sequer no mundo android.

  6. David Guerreiro says:

    Isso é fácil de explicar: 512MB RAM. Que é o que tem o 4S. Se não passassem a vida a meter specs minimalistas nos equipamentos, depois mais tarde não haveriam estes problemas, especialmente porque cobram tanto dinheiro, bem podiam meter logo mais RAM. Quando o iPhone 4S tinha 512MB, já muitos smartphones Android tinham 2GB. Agora fazem figura de urso, porque já não conseguem meter aquilo com um desempenho aceitável.

    • Sergio J says:

      Que telemóveis da altura tu conheces que ainda andam aí a bomba?

      • Emanuel Vitorino says:

        LOLOL o meu Galaxy S2 e o S ainda estão aqui a bombar com o Android 5.1.1, e o S2 (que é da altura do 4S) já tinha 1GB de RAM com um dual-core. o S ainda só tem 512mb mas ainda funciona!

        • Pedro says:

          Com roms\actualizações da marca?

          • rmcrys says:

            Se precisares dum controlador para a tua impressora para o Windows 10 e a marca tem só até o XP, mas alguém fez um para W10 que funciona impecável, vais vender a impressora dizendo que é uma porcaria?

            Android = Google + sistema aberto; Android =! Marca que produz um telemóvel e da mais/menos suporte.

            Se um aparelho Android tem um hardware fantástico, e pode ter um software de topo nem que seja de terceiros, continua a ser de topo.

            Um S4 com Android 6 muito optimizado pode ser até mais interessante que um iphone 5s/6 se o interesse é bateria e flexibilidade do SO.

            Ninguém se mantém no iOS pelo hardware…

      • Filipe Coelho says:

        Samsung Galaxy S2. Tenho um e ainda bomba com MIUI V6. E se quiser tenho o cyanogenmod que me dá Android puro versão lollipop…

      • David Guerreiro says:

        Se a Apple na altura tivesse colocado 1GB RAM, já nem digo mais, no iPhone 4S, e podia ter colocado, o valor do equipamento permite isso, hoje 99% desses problemas de lentidão nesse modelo não existiriam.
        E o mesmo se passará com o iPhone 6S quando tiver a mesma idade do 4S, se tivessem já metido 4GB, era logo futureproof.
        Claro que a Apple ao meter a RAM ao mínimo dos mínimos mata logo 2 coelhos de uma só cajadada: poupa uns trocos e força o pessoal a trocar de equipamento mais cedo.

  7. Sergio J says:

    Já tive versões bem piores. Não vou dizer que é uma maravilha, mas é perfeitamente aceitável.
    Uma das coisas que tenho vindo a reparar é que sempre que tenho mais lag tenho a memória quase cheia. Quando liberto e fico com 3 ou 4 GB livres ele comporta-se lindamente.

    A nenovaçao do contrato está para breve. Vamos ver as condições que nos colocam. A feature que mais procuro neste momento é o tamanho do Display. Queria algo por volta das 5”
    Neste momento não é o lag que me está a causar mais confusão. Já o foi noutras versões.

  8. Rui C says:

    Tem o iPhone 6 16Gb na mediamarkt por 599€.
    Agora não tem desculpa para ter um excelente equipamento nas mãos.

  9. Rui says:

    é normal que os modelos anteriores fiquem mais lentos.. o objectivo é claro: reforçar a “necessidade” de comprar o novo modelo… https://player.vimeo.com/video/79695097

    • Pedro says:

      Isso é uma verdade indesmentível, mas tb é verdade que o 4s não tem condições para aguentar mesmo com sistemas otimizados da apple, um processador mediano e 512 mb de ram nao fazem milagres…

      • Rui says:

        a mim só não me parece bem andar a trocar de tlm de ano a ano.. eu é mais de 4 em 4 anos e não vejo necessidade de estar sempre a comprar um tlm novo. Tenho um Lumia 800 com quase 4 anos e bomba perfeitamente (tirando o Skype que deixou de funcionar por culpa da MS).. e ainda tenho um Nokia 6310 com 15 anos que funciona perfeitamente 😀 .. mas isto sou eu.. se as pessoas (para se sentirem mais felizes) têm de comprar sempre o modelo que saí.. isso a mim não me diz respeito.. cada um estoura o dinheiro como bem entender

    • João Reis says:

      É curioso porque este problema so se poe na Apple pois fornece updates até à data.

      Relembro que se puserem em prespectiva, coisa que nao da para fazer nas outras marcas, mas façam o exercicio de memoria e vejam em que data foi lanço o iPhone 4s.
      Eu ajudo a relembrar, saiu à mais de 4 anos, irá fazer 5 anos no proximo ano com updates completos.

      Acho que pondo em perspectiva, essa do, darem a necessidade do upgrade, quem trabalha com o telefone tem mesmo de se actualizar passados 4 anos.
      Uma coisa é verdade foi continuamente vendido até à pouco tempo por isso mais valia terem descontinuado antes dadas as limitações de hardware naturais a um modelo de 4 anos.

      As coisas acontecem tao rapido hoje em dia, no entanto os processadores actuais vão ter muito mais tempo de vida que os de à 4 anos.
      Dou o exemplo que melhor tenho em maos, uso iPad2 vai fazer 5 anos daqui a uns meses, e continua a funcionar excelentemente. Melhor compra que fiz, e imagino a durar mais uns outros 5, tem tudo de origem é usado todos os dias imensas horas, simplesmente nao esta tao rapido como os mais recente, é natural mas está um mimo.

  10. Emanuel Vitorino says:

    Aqui está a diferença do Android e do iOS, o iOS está cada vez mais lento (tal como o Mac em relação ao Windows) e o Android está cada vez mais rápido!

  11. Realista says:

    Comprem o modelo mais recente seus plebeus!

  12. Ivan Cantarino says:

    Para o 4s?
    Se vissem o meu iPad mini 1 até vos caía os queixos.
    Que arrasto que ficou… Se achavam que a performance não ia ser boa, que mantivessem o iOS 8 nisto, agora deixar fazer o update para ficar neste estado. Até o multi-tasking tem freezes às vezes, coisa que nunca aconteceu no 8.
    Já no iPhone 6, sinto que está rápido e a bateria até me dura mais umas 2 horas, com o mesmo uso.
    Lá vou eu comprar o iPad mini 4

    • JMMS says:

      O iOS 9.1 está muito bom em termos de performance, os que já o têm no 4s falam muito bem dele.
      Mas sim, sem duvida que fazes bem em comprar o iPad Mini 4. É um excelente gadget.

  13. João says:

    Mais lento no 4s ??? Se o meu 5 anda anda super lente com este ios 9 quanto mais o 4s…
    Já me arrependi de ter actualizado o meu Iphone 5 para o ios 9

  14. David says:

    Bem vou atirar uma posta de pescada ao ar. Mas é impressão minha ou a Apple está cada vez mais com a atitude da Google? Lança o software e os utilizadores que descubram os bugs, para que depois eles possam corrigir e lancarem mais um update sem gastarem recursos a testar.

    • João Reis says:

      os bugs acreditam que não te prejudicam o uso dele, podes achar que nao pelas noticias.

      Vou te explicar o que acontece, os telefones apple são agora MUITO mais usados, tens milhoes e melhores de utilizadores com diferentes tipos de configuração, quer por causa do cartao do operador quer configs mesmo dele.

      Tens um software mais avançado e mais complexo, dai os single core ja se borrarem, e tens novas bases de software API etc, junta isso com as Apps conseguirem ou nao actualizar se e acompanharem os updates, tem de limar tudo. Alem disso recentemente alguns devolopers das apps usaram software crakado sacado na china para desenvolverem as apps para Apple. Naturalmente criaram um problema pois quem arranjou o software pirata colocou codigos de malware para indirectamente conseguirem explorar problemas no sistema iOS.

      Existe muito mais mercado mais possibilidades que o proprio software novo permite a mais, que tambem trazer alguns bugs, mas sao bugs nao sao roubos nem virus nem parecido.

  15. iPhone4S says:

    O meu iPhone 4S não só ficou muito mais rápido, em comparação com o IOS8, como a bateria dura mais. (mas fiz um hardreset)

  16. Zefra says:

    Talvez seja impressão… mas acho que não… no 5S a performance está bem está…

  17. BG says:

    O problema é as pessoas ir com sede ao pote, eu estive a comparar com o meu iPhone 4, que tem o IOS 7.1.2, o máximo que o 4 permite, e o meu é sem duvida em todas as situações do que os 4S apresentados……. eu antes de actualizar começo por tentar ler as criticas e informações……e só depois actualizo……

  18. João says:

    O meu 5 está mais lento até a colocar o código de unlock para usar o telemóvel. Carrego no primeiro numero e so passado um tempo e que ele deteta que estou a carregar. Nas mensagens também tenho o problema de estar a receber mensagens que as pessoas já enviaram no dia anterior ou então para quem eu mando também só recebem algumas horas depois de eu ter enviado.

    Para não falar que nas mensagens já apareceu durante um tempo no sitio onde se escreve ficou a barra como se tivesse activado o micro para fazer o ditado e não saia. Tive que desligar e voltar a ligar o telemóvel.

    Cada vez mais desapontado com esta falta de qualidade que a marca tem vindo a ter no SO. Para não falar na parvoíce de lançarem telemóveis com 16gb que filmam 4k e live photos. Ainda por cima ao preço dos concorrentes que no mínimo já têm 32gb…

    Sinceramente já faltou mais para trocar de marca de telemóvel…

    • João Reis says:

      o 4K actual é apenas marketing, esquece isso. A concorrência tem problemas a fartar se achas que tens muitos com Apple.
      Mas concordo deveriam ter mandado ao ar a versão 16 gb mesmo já no anterior iPhone 6.

      Acho que fazes bem trocar, mas lembra te nao podes comparar um telemovel da concorrencia actual com um telefone que tens já com 3 anos. É natural comparares mas se vais a fazer isso, vais ter de trocar todos os anos de telefone na concorrência porque updates vai no batalha, e um software a funcionar bem e estavel fiavel e pratico como no iOS nao tens. Sabes disso senao ja tinhas trocado.

      poe a venda o 5 vais ver que nao falta quem te compre, e pelo dinheiro compras um Xiaomi Android é o que te aconselho o Note2.

    • Catarino says:

      Faz um restauro em modo DFU e testa de novo sem repor backup e verifica sem mais lento.

  19. Davide says:

    Antes que a Apple deixasse de assinar fiz o downgrade para o ios8 e não me arrependo. Só voltarei a fazer upgrade quando existirem certezas que as próximas correcções são benéficas para o iphone 4s.

  20. CS says:

    Quantos telefones de 2011 conhecem que ainda estão à venda? Quantos deles têm ainda actualização para o SO mais recente disponível? Quando uma empresa pensa um telefone, pensa-o para o Mass Market, ou seja, para o utilizador comum, e não para a meia dúzia de gotas no oceano que vai instalar uma custom rom…se vai perdendo performance? Claro…mas permite que alguém que investiu 600 eur num telemóvel em 2011, ainda tenha suporte da empresa e a escolha de poder instalar a Ultima versão do SO disponibilizada…e isso, neste momento, só a Apple consegue oferecer…e é uma grande vantagem que tem sobre a concorrência, arranjem-se os argumentos que quiserem. Quanto aos bugs detectados, quantas empresam lança em meia dúzia de dias uma correcção como a Apple fez com o 9.01? Quanto tempo demorou a Goggle com o seu Nexus por exemplo a corrigir os erros?
    O problema das pessoas quanto comentam estas notícias é que o fazem sempre de uma perspectiva pessoal, e nunca, como uma grande empresa tem de fazer, no grande público em geral…e com necessidade de lucrar o máximo possível…

  21. rui says:

    Então, mas isto é o mesmo que acontece com Android, com Windows, etc etc… Sistemas novos em máquinas antigas é normal que dê barraca. Qual é o espanto? Se metesse o win7 ou 8 ou 10 no meu desktop, das duas uma: ou nem sequer dava para instalar, ou se instalasse ficava uma arrastadeira. O mesmo se passa se pusesse a versão mais recente do Android no meu smartphone que não é dos caros nem dos avançados (para apps, sms e chamadas chega-me e sobra).

  22. Lima says:

    Obrigado APPLEWARE por mais uma vez terem censurado os meus comentários!

  23. Sapo says:

    Ah e tal porque já está em 50% dos equipamentos… Para isto?

  24. Knightmasks says:

    Isso da lentidão é uma estratégia de marketing de forma obrigar utilizadores com equipamentos da marca mais antigos a comprarem outros mais recentes.

  25. Benchmark do iPhone 6 says:

    Um comentário que escrevi antes de sair o iOS 9:

    Sobre os equipamentos do “fim da linha” – iPhone 4s e iPad Mini 1 – não me parece que percam nada em não instalar já.

    Esperem para ver em que param as modas. Vejam se há reclamações com o iOS 9.0 (a resolver no 9.0.x).

    Queira-se ou não, um novo SO é desenvolvido/testado intensivamente (e mesmo assim passam bugs) para equipamentos mais recentes. Os mais antigos não têm a mesma prioridade, os bugs que vierem a surgir são para resolver numa actualização (nem sempre a primeira).

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Já agora, também escrito antes:

      – iPhones já há desde 2007 e o hardware não é igual.
      – As actualizações vão deixando “cair” hardware mais antigo ou não são completas (…).
      – Numa actualização, o hardware que está no “fim da linha” pode ter alguns problemas.
      – O 3GS, lançado em 2009, teve actualizações até ao iOS 6 (sem Siri), em 2012.
      – Mas já não teve para o iOS 7, em 2013. Neste ano estava no fim da linha o iPhone 4, que teve problemas com o iOS 7, que só foram resolvidas com a versão 7.1.
      – Em 2014, é o iPhone 4s – e o iPad 2 – que está no fim da linha para a actualização do iOS 8 e são naturais os receios – concretizados em muitos casos, como depois se viu.

      P.S. O iPhone 4s já estava no “fim da linha” em 2014, com o iOS 8 e teve problemas na actualização. Era mais que espectável que em 2015, com o iOS 9.0.1 também tivesse. É esperar por actualizações.

      • Prim says:

        É engraçado como costumas promover as atualizações durante não sei quantos anos para os iDevices, e agora assumes que não são algo tão bom quanto isso

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          As actualizações de software não actualizam o hardware – há um limite para as actualizações do SO que aumentam as funcionalidades, porque o hardware tem limitações.

          Mas na Apple não há limites para as actualizações de segurança.

          O iPhone 3Gs, lançado em 2009, teve a última versão de actualização de funcionalidades com o iOS 6.1.3 – em Março de 2013.

          Mas em Fevereiro de 2014 saiu uma nova versão, o iOS 6.1.6, apenas para o 3Gs e o iPod Touch 4ª geração – só para corrigir uma vulnerabilidade que tinha surgido. E se for preciso sai outra. Esta parte aqui vale ouro.

          Por comparação, no Android, há equipamentos que nem uma actualização têm – e quando é preciso corrigir uma vulnerabilidade também não é possível.

  26. Hapéle says:

    Quanto mais antigo o equipamento mais provável ele arrastar-se com novos softwares. É assim em tudo, seja telefones, PCs… Agora o triste é a Apple retirar a hipótese de este pessoal reverter para uma versão anterior. É o típico: não gostas, compra outro.

  27. vector says:

    iOS 9 no iPad Mini Original (1) e está tudo normal. Nota se claro alguma lentidão mas é mesmo assim que as coisas são.. Apple, Android ou Windows o objectivo é o mesmo em todos.. continuar a vender novos produtos.
    O mercado não pode parar e existem regras que obrigam a que os equipamentos tenham obrigatoriamente de ficar obsoletos.

    Ainda assim o iPad Mini continua a cumprir com o que preciso que ele faça. Não preciso trocar já.

  28. rmcrys says:

    Independentemente dos clubismos, há uma coisa que é SUPER importante salientar, e que qualquer experiente comprova :

    Quando se Instala um SO sobre outro sem formatar, em que as diferenças internas são muitas, são mais as vezes que dão stress que as que não dão.

    Quem tem problemas depois dum Update grande: formatar o telemóvel / reinstalar com o hardware limpo. Se depois ainda der problemas, aí sim podem falar da qualidade do SO.

    Ainda há pouco tinha stress com o Windows 8.1 num portátil depois duma série de updates eo PC estava lento. Formatei, instalei do zero, actualizei, impecável e muuuuuito fluído.

  29. Vitor says:

    OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA. enought said

  30. iBend says:

    meu rico Nexus 4….

  31. iBend says:

    Nexus 4 since 2012! 350€…….

  32. Algarvio says:

    Alguém sabe da velocidade num ipad mini 1 gen?
    Estou com receio de fazer upgrade para o ios 9

  33. pph says:

    “Este é um percurso normal na Apple e nas novas versões do iOS nos modelos mais antigos. As futuras versões do iOS 9 vão acabar por trazer melhorias ao 4s, trazendo de volta a performance que tinha antes da actualização.”

    Still waiting…………

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.