Infográfico: Quais os hábitos de leitura digital dos jovens?
Cada vez mais os computadores, tablets e smartphones fazem parte integrante do nosso sistema educativo, quanto mais não seja porque através deles mais facilmente uma criança se motiva devido aos conteúdos lúdicos e animados.
Para além dos jogos e materiais didácticos, as crianças também começam já a utilizar estes equipamentos para ler. Mas quais serão os hábitos de leitura digital dos jovens?
Através do estudo Measuring Attitudes and Adoption of Digital Content for Kids and Teens, a Booknet Canadá criou um infográfico que define quais os hábitos de leitura das crianças e jovens.
Segundo o infográfico, 27% das crianças e 27% dos jovens estão actualmente a ler ebooks. Por sua vez, existem 41% de pais a lerem livros digitais. Relativamente aos jovens, a maioria prefere imprimi-los para depois ler, mas não muitos menos preferem ler directamente dos equipamentos.
Um dado interessante deste infográfico é a idade com que as crianças têm acesso a dispositivos que permitam download de aplicações. Os dados indicam que 36% das crianças têm entre 0 e 2 anos; 68% têm entre 7 e 8 anos e a grande maioria (78%) têm entre 11 e 13 anos.
Por sua vez, 43% dos pais, afirma ter aplicações de ebooks para as suas crianças, d0s 0 aos 13 anos, utilizarem.
No que respeita aos jovens, são 33% aqueles que fizeram download de aplicações relacionadas com livros digitais.
Outro dado pertinente vem mostrar que 14% dos pais consideram as aplicações como sendo uma outra forma de actividade de leitura.
Relativamente ao momento escolhido para se ler, as crianças e jovens anos utilizam-nas essencialmente quando estão aborrecidas.
No que respeita à utilização dos ebooks face a aplicações de entretenimento, 69% das crianças dos 3 aos 8, e 64% das crianças dos 9 aos 13, afirmam ter períodos de leitura regulares durante o dia, em vez de estarem a jogar nas aplicações.
Por sua vez, 55% dos jovens admite que os ebooks têm uma importância igual ou superior às outras formas de multimédia.
Estes dados são importantes para verificarmos que, nem só a componente de entretenimento cativa os jovens, no que respeita às novas tecnologias, mas que também há espaço para a leitura, através dos livros digitais. E quem diz a leitura, diz outros domínios e capacidades cognitivas como o cálculo, a lógica, a compreensão, etc., cujas aplicações estão cada vez mais preparadas para estimular.
Veja o infográfico completo, aqui.
Lê ebooks? Que opinião tem acerca da leitura digital pelas crianças e jovens?
Este artigo tem mais de um ano
Uma aplicaçao para eu ler o memorial do convento no android ??
exprimenta o go books.le tudo,e é simples..eu uso n s4 sem problemas
Experimentei vários ereaders, desde aldiko, go reader, kobo, kindle, etc. e fiquei com o FB Reader, que já conhecia do N900. Rápido, lê praticamente tudo e permite configurar muita coisa.
Ora qui está uma óptima noticia!Fico contente que este novos gagdets promovam a leitura especialmente em Portugal que está na cauda da Europa quanto aos hábitos de leitura.
@Ruben Silva tens a Kobo e Aldiko. Eu aconselho esta ultima.
Obrigado pessoal, vou ver as 2, instalar e ver se começo a ler mais 😉
abraço a todos
Eu até queria ler e-books, só que quando quero ler um livro PT, nunca há para comprar…
Depois queixam-se…
Ora nem mais. Eu até já tive com um Kobo na mão para o comprar, mas resolvi pensar melhor e investigar na net. Ainda bem que não o comprei, quando comecei a pesquisar os livros disponiveis vi que a oferta era muito, muito pequena. Não vou comprar um e-reader para ler os Maias… com todo o respeito que a obra merece. Portanto, enquanto as editoras não perceberem o potencial que tem pela frente, investir num ebook reader para mim não faz sentido.
Verdade!
Nesse aspecto acho que o Brasil está muito mais evoluído, mesmo até em termos de livros científicos, educacionais, para além de existir um vasto número de oferta, também grande parte das vezes existe disponível online
Boas alguèm sabe qual a melhor app para descarregar e ler livros em português para o windows 8.1 completo e para o windows RT 8.1 obrigado
O Brasil tem uma população que ronda os 200 milhões de habitantes. Nos últimos anos apresentou um ótimo crescimento, a contrapor com décadas passadas, basta recordar que o último empréstimo foi pago em 2005. Os seus recursos naturais são fatores determinantes para a sua prosperidade, assim aumenta a capacidade para poder investir nas diversas áreas, na educação, cultura, ciência, tecnologia, entre outras.
A comparação relativamente a Portugal e Brasil, neste capitulo não deve de todo existir, o “target” a quem se destina um determinado produto independentemente do preço de custo, é de 1 para 20! Temos um possível comprador em Portugal para 20 no Brasil.
O elevado número de aplicações, softwares, livros e publicações brasileiras é ingénito quando comparadas com as portuguesas.
Se estabelecermos um termo de comparação diferente, Brasil-Europa, a razoabilidade aumenta, contudo o idioma dominante passa a ser o inglês. Apesar do excelente trabalho da população Brasileira na divulgação e afirmação da língua portuguesa.
Boa semana
“Os dados indicam que 36% das crianças têm entre 0 e 2 anos; 68% têm entre 7 e 8 anos e a grande maioria (78%) têm entre 11 e 13 anos.”
Como facilmente poderás verificar, somando as percentagens tens + de 100% e ainda faltam intervalos.
Não será mais:
“Os dados indicam que 36% das crianças entre 0 e 2 anos; 68% entre 7 e 8 anos e a 78% entre 11 e 13 anos têm acesso a estes dispositivos.”?
Sim, mas a percentagem não é para ser somada porque são 3 grupos diferentes..
Não é isso que está escrito.
Não está lá nada escrito, isso parte da perspicácia de interpretação.
Há coisas que se percebem sem serem explicadas 😉
Infelizmente, concordo com o Pedro. Está um pouco confuso e o uso da expressão “grande maioria” aqui, dá a entender à primeira vista que é preciso somar.
Posso estar errado mas acho que, com a sugestão do Pedro, o sentido da frase fica muito mais claro.
Já viram os livros disponíveis no Google Play? J
a existe alguma literatura interessante…
Partilho 2 títulos da minha lista de próximas leituras de autores portugueses e que estão publicados em formato digital. Um de Luis Soares, autor de vários livros, sendo este último um ebook, e outro do Rui G Guedes, o segundo livro deste jovem autor:
– “Virá a morte e terá os teus olhos” de Luis Soares
– “Romance Cru” de Rui G. Guedes
boas alguma forma de teresses ebooks em windows 8,1 ou RT?
Olá Nuno.
Em vários formatos aqui: https://www.smashwords.com/books/view/144733
Em formato Kindle aqui: http://www.amazon.com/Vir%C3%A1-morte-olhos-Portuguese-Edition-ebook/dp/B007OMFMUK/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1383575020&sr=8-1&keywords=vir%C3%A1+a+morte+e+ter%C3%A1+os+teus+olhos
Creio que existem e-readers para ambos os formatos que funcionam em Windows 8.1