Pplware

Huawei e Samsung: Outra guerra de patentes resolvida fora do tribunal

O mundo da tecnologia tem estado, nos últimos anos, envolto em polémicas e em confusões por questões de patentes. Isto, por norma, resulta em processos entre as marcas e empresas, nem sempre vem resolvidos.

Em alguns casos, por interesse das marcas, são alcançados acordos e parcerias, que resolvem os problemas. Este parece ser agora o caso entre a Huawei e a Samsung, que também conseguiram chegar a um acordo.


Este caso, entre a Huawei e a Samsung, teve início em 2016, com a empresa chinesa a acusar a sua concorrente de violar várias das suas patentes referentes ao 4G.

Esta queixa teve várias frentes e, na sua maioria, acabou por dar razão às pretensões da Huawei, sem que no entanto tivesse surgido uma decisão final e vinculativa. Anteriormente, ambas as marcas recorreram por diversas vezes, nos diferentes tribunais onde o caso estava a ser avaliado.

Huawei e Samsung com acordo importante fora do tribunal

Agora, e sem qualquer razão aparente, as marcas conseguiram chegar a um acordo. Desta forma todos os casos que decorriam em tribunal foram cancelados e não vão prosseguir. Também as queixas antes apresentadas foram retiradas e não vão ser avaliadas.

Até ao momento ainda não foram apresentados dados concretos deste acordo, mas esperam-se para breve. Especula-se que a Huawei e a Samsung chegaram a um acordo em que as patentes de ambas as empresas vão ser partilhadas entre si. Desta forma ambos saem vencedores e com acesso a nova tecnologia.

A razão para a demora no acordo de patentes das 2 empresas

Há ainda uma outra dúvida que fica no ar. Não se entende a razão pela qual ambas as empresas demoraram a chegar a este acordo. Esta guerra de patentes durava já desde 2016 e as empresas foram várias vezes a tribunal defender a sua posição.

Depois de termos visto a Apple e a Qualcomm chegarem a um acordo, é agora a vez da Huawei e a Samsung chegarem ao mesmo ponto. A importância aqui é diferente, uma vez que não existe a dependência que o primeiro caso tinha. A Apple precisava dos modems da Qualcomm, mas a Huawei e a Samsung só têm uma posição comercial concorrente.

Exit mobile version