A Huawei criou a sua própria loja de aplicações, AppGallery, para se tornar cada vez menos dependente da Google. Esta foi a estratégia adotada pela empresa chinesa de modo a contornar as limitações colocadas pela gigante norte-americana.
Mas muitos não acreditavam que a plataforma conseguisse vingar, dada a dimensão da Google Play Store. No entanto a verdade é que a loja da Huawei está no bom caminho e só na Europa já conta com 33 milhões de utilizadores ativos por mês.
Para se tornar o menos dependente possível das empresas dos Estados Unidos da América, a Huawei teve que fazer algumas escolhas e tomar decisões. Neste sentido, uma das formas que encontrou foi deixar de ter a loja de aplicações Google Play Store e criar a sua própria plataforma, designada AppGallery.
Se se pensava que esta era uma aposta arriscada, a realidade está a mostrar que pode muito bem ter sido uma ótima jogada de sucesso da fabricante chinesa.
AppGallery: um sucesso na Europa
Durante o evento da IFA 2020, a Huawei aproveitou para revelar alguns números interessantes sobre a sua loja de aplicações.
Segundo a fabricante chinesa, a AppGallery tem já 33 milhões de utilizadores ativos por mês só na Europa. Para além disso, a loja conta com 184 mil milhões e downloads em todo o mundo. Desta forma, neste momento a AppGallery é assim a a terceira maior loja de aplicações de todo o planeta. Obviamente que as duas primeiras são a App Store da Apple e a Google Play Store.
Só no primeiro semestre de 2020, a loja de apps da Huawei atingiu 1,6 milhões de programadores. Esta quantidade significa um aumento de 76% comparativamente ao mesmo período do ano passado.
Já quanto à oferta, a marca chinesa revela que a Ap Gallery consegue ter pelo menos 5.000 aplicações por mês.
Huawei quer abrir 50 lojas na Europa
O mercado europeu parece ser uma aposta ganha para a Huawei. Nesse sentido, também durante a IFA, a marca adiantou que pretende abrir mais 50 lojas na Europa, das quais 8 serão lojas próprias e 42 serão lojas de experiência.
Walter Ji, presidente da divisão de consumo da Huawei para o mercado europeu, referiu que a Europa será importante para a empresa na próxima década. De acordo com Ji, a marca já empregou mais de 8.500 funcionários em 11 países da Europa Ocidental. Só em 2019, a empresa criou 223.000 empregos no nosso continente.
Atualmente a Huawei conta com duas sedes na Europa, localizadas na Polónia e na Alemanha. E desde 2010 que já investiu mais de mil milhões de dólares em projetos inovadores de pesquisa na Europa. Para além disso, a marca já colaborou com mais de 100 instituições de pesquisa e universidades na área da computação.