FaceApp cria onda oportunista para hackers em sites falsos e no YouTube
O mais recente hype em torno da FaceApp tem vindo a atrair hackers que querem fazer lucro rapidamente. A app legítima oferece vários filtros de modificação do rosto e está disponível para Android e iOS. No entanto, já grassam as "alternativas" falsas, até em vídeos no YouTube.
Perante a imensa popularidade da app, fique atento a estes sinais de perigo!
Infelizmente, aproveitando-se deste pico de popularidade, os hackers têm tentado, com vários fins, explorar essa onda. De acordo com a investigação da ESET, usam uma falsa versão “Pro” – ainda que gratuita – da aplicação, como isco. Algo que já se alastrou até ao YouTube.
Atenção! Não existe uma versão "Pro" da popular FaceApp
Com efeito, têm feito um esforço para divulgar essa mesma versão da aplicação, atualmente viral. Antes de mais, cumpre referir que a versão falsa da app não tem qualquer afiliação à FaceApp. É, portanto, apenas um novo esquema para fins ilícitos que aproveita as tendências atuais.
Numa das situações fraudulentas detetadas, os hackers usaram um site falso que afirma oferecer gratuitamente a versão premium do FaceApp. Na prática, enganam as vítimas para que cliquem em inúmeras ofertas para instalar outras apps pagas, assinaturas, anúncios, pesquisas, entre outras.
#FaceApp’s magnetic pull has attracted scammers chasing quick profits. So, for your own good, remember to stick with basic #security principles before joining the hype. https://t.co/31zFraEUHP @WeLiveSecurity pic.twitter.com/blkCwGgKoT
— ESET (@ESET) July 19, 2019
As vítimas também recebem solicitações de vários sites para permitir a exibição de notificações. Quando ativadas, essas notificações levam a novas ofertas fraudulentas. A tática é simples, tentar capitalizar com o sucesso da FaceApp e aproveitar a curiosidade alheia.
Versões falsas da app para Android e iOS no YouTube
De igual modo, em vídeos no YouTube promovem também a versão “Pro”. Fazem-no com links onde as pessoas supostamente podem descarregar o FaceApp, mas que apontam para aplicações cuja única funcionalidade é fazer com que os utilizadores instalem outras apps para Android e iOS.
O perigo reside assim nestas ligações que podem, inclusive, levar o utilizador a descarregar malware. Portanto, se lhe prometerem uma função "Pro" e gratuita desta app, está perante um engodo. O propósito de tal pode variar, mas raramente será honesto.
“No dia de ontem encontrámos mais de 200 mil relatos online sobre o falso FaceApp Pro. Apenas um dos vídeos do YouTube que encontrámos tinha mais de 150 mil visualizações, no entanto, os seus links maliciosos foram clicados mais de 90 mil vezes”, diz o investigador da ESET, Lukáš Štefanko. “As empresas legítimas nem sonham com taxas de cliques tão elevadas como estas que os cibercriminosos conseguiram alcançar”, acrescenta.
Antes de se deixarem enganar, os utilizadores devem lembrar-se de seguir os princípios básicos de segurança. Independentemente de como o assunto possa parecer empolgante, há que evitar descarregar aplicações de fontes que não sejam lojas de aplicações oficiais e verificar as informações disponíveis sobre a app.
Como segurança, e caso o utilizador seja vítima de um golpe, ter uma aplicação de segurança eficaz instalada no seu dispositivo móvel pode ser de grande auxílio na prevenção de consequências negativas.
Em síntese, não acredite em tudo o que vê online, sobretudo em ofertas de versões "Pro". Neste momento corre assim uma onda de scams que visam tirar proveito desta app. Já, por sua vez, a FaceApp também é gratuita para dispositivos móveis Android (Play Store) e iOS (App Store).
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: ESET
antigamente a seleção natural era pelos atributos físicos. se fosses fraquinho, um predador qualquer ia-te apanhar, morte certa.
hoje em dia é pela estupidez informática. esta tem a vantagem de não matar logo…
Odeio esses canais pequenos de tweaks no YouTube, ensinam o básico e colocam os apps em links de terceiros ao invés de mostrar o site oficial do mesmo.
Não confio em nenhum.
A imbecilidade tomou conta da actualidade… O pessoal queixa – se com privacidade, etc etc etc, mas são os primeiros a utilizarem apps e serviços que minam, completamente, a mesma…
Quereis saber chibo ireis ficar, em velhos? Esperai pelo vosso tempo… Afinal, alguns ficarão mais gordos, outros mais magros, outros mais carecas e muitos, nem a velhos chegarão…
Não queirais apressar o tempo, que ele já corre quando baste…
MAIS UMA AJUDA PRECIOSA PARA OS VENDEDORES DE DROGAS PARA DEPRESSÃO , PROBLEMAS DE AUTO-ESTIMA ETC…
JÁ PARA NÃO FALAR DAS EMPRESAS DE DROGAS ANTI-AGING ,POIS ELAS NÃO DEVEM FICAR NADA CONTENTTES COM A SUA CARA DE VELHA .
QUE PARVALHÕES , SÓ MOTIVOS PARA METER AS PESSOAS AINDA MAIS DEPRIMIDAS E LOGO DOENTES
MAS MAIS ATRASADO MENTAL É QUEM INSTALA ESSAS PORCARIAS
INSTALEM PROGRAMAS QUE VOS ENSINAM A COMER E A TER UM LIFESTILE CORRETO EM VEZ DE COMEREM LIXO COM O ESTOMAGO E COM O CEREBRO.
ACORDEM , MORTOS VIVOS.
O PENSAMENTRO TRÁZ A REALIDADE SEUS BURROS DEIXEM-SE DE INSTALAR MERDAS QUE VOS TRAZEM TRISTEZA E MAIS DEPRESSAÕ AINDA
CAMBADA DE DESLIGADOS DO CEREBRO
AUTENTICO MORTOS VIVO S QUE JÁ NEM SABEM QUEM ELES SÃO
CONTINUEM A ENTREGAR O TELECOMANDO DA VOSSA MENTE AOS OUTROS, CONTINUEM.
ISTO SÓ Á CHAPADA PARA VER SE LEVANTAM A CORNADURA DO SEU MESTRE E DONO SUPER SMARTPHONE CAPAZ DE DOMINAR UM TERRAQUEO POR COMPLETO (SÓ DOS TERRAQUEOS QUE JÁ NÃO TEM CEREBRO )