Dica: Google Play Store já permite a atualização simultânea de app no Android
A Google Play Store está neste momento a receber uma importante atualização, fornecida diretamente pela tecnológica norte-americana. Assim, da próxima vez que abrir esta aplicação no seu smartphone Android, já pode tirar proveito das novas funções. Acima de tudo, a possibilidade de atualizar várias apps em simultâneo.
Em seguida ficará a conhecer o que mudou na Google Play Store, e, mais importante ainda, como pode tirar proveito das novas funções. São novas ferramentas que aumentam, ainda mais, a produtividade desta loja.
Ainda que não seja exatamente a primeira vez que esta função está disponível no Android. Com efeito, já marcou presença nos tempos idos do Android Market, referimo-nos aqui à possibilidade de atualizar em simultâneo todas as aplicações que possuam alguma nova atualização disponível. Portanto, um atalho.
As novidades para a Google Play Store
Esta possibilidade foi, anteriormente, removida perante as limitações inerentes ao hardware. Contudo, à medida que um "simples" smartphone foi tendo melhor processador e mais memória, o mesmo já consegue lidar em simultâneo com várias tarefas. Assim sendo, a função está a voltar gradualmente à Google Play Store.
Ainda que a função não esteja imediatamente disponível para todos os utilizadores, a sua distribuição já está em curso. Portanto, da próxima vez que abrir a Google Play, navegue até ao menu lateral. Aí, na primeira opção - Os meus jogos e apps - confira se alguma app tem uma nova versão disponível.
Caso tal se verifique, as aplicações podem começar a atualizar-se todas em simultâneo. Isto em contraste com o sistema até agora vigente, em que cada app se atualizava isoladamente, agora todas se vão atualizar ao mesmo tempo. Contudo, assim que o download das novas versões for efetuado, a instalação continua a ser individual.
Atualizações simultâneas no seu smartphone Android
Como tal, pode tirar proveito desta nova forma de atualização. Ainda que a Google não o tenha justificado, acaba por ser uma forma de agilizar todo o processo. Assim, se a sua ligação à internet for estável e de boa qualidade, pode poupar tempo neste processo de atualização. A função está a ser gradualmente disponibilizada.
Mas, há ainda mais novidades. Na eventualidade de estar interessado em descarregar e instalar versões ainda não publicadas por alguns programadores, mesmo antes de estas serem verificadas e disponibilizadas no canal beta da Google Play Store. Em síntese, pode ter acesso prévio a apps que ainda não chegaram à Play Store.
Para o fazer, abra a Google Play Store no seu smartphone ou tablet Android e vá até ao menu lateral. Aí selecione as Definições e, descendo até ao fim do menu encontrará a "Versão da Play Store" - clique aí repetidamente pelo menos 5 vezes até se tornar um programador - em seguida, receberá uma confirmação.
A partilha interna de aplicações
Aí encontrará a nova função "Partilha interna de aplicações" que indica também do que se trata - "Transfira e instale versões de teste de aplicações partilhadas consigo". Ao selecionar a opção ser-lhe-á apresentado o aviso de que as aplicações ainda não estão verificadas pela Play Store, devendo avançar por sua conta e risco.
Em suma, esta última opção - e dica - aplica-se sobretudo aos utilizadores mais avançados, que queriam estar sempre na linha da frente. Aliás, desta forma não terá que esperar pela chegada das aplicações ao canal beta, dentro da loja.
Numa última nota, temos também algumas mudanças, ligeiras, para a interface da central de segurança na loja - o Play Protect. Aí terá uma nova opção, para melhorar a deteção de aplicações prejudiciais, agora com um menu dedicado. Por fim, temos ainda algumas melhorias para a pesquisa e navegação entre os conteúdos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Android Police
Neste artigo: Android, Google, play store
a copiar a apple estes gajos
Todos copiam todos.
E ainda bem para nós.
E o windows phone.
Fui ver a data desta publicação pasta ter a certeza de que poderia questionar o seguinte…
Já não era isso que a PlayStore fazia? Tenho a sensação que usava sempre esses passos para actualizar manualmente as apps e/ou outras novas. !?!?!?
Estão agora a ser distribuídas. Já podíamos dar ordem de atualização a todas, mas cada uma atualizava individualmente.
Eu queria era uma dispensa de notificações… se as ignorei meu telefone não preciso de as ver no meu tablet.
O Linux para computador já faz isto à 3 anos.
Mas qual a utilidade disso? Precisam mesmo que todas as apps atualizamos ao mesmo tempo?
Qual a vantagem de instalar tudo ao mesmo tempo?
Em vez de demorar 2 minutos uma a uma demora 2 minutos tudo ao molho…
E para mim o que muda?