A app STAYAWAY COVID é uma das mais populares da atualidade em Portugal. Esta app, cuja instalação é voluntária, permite identificar, de forma rápida e anónima e através da proximidade física, as redes de contágio por COVID-19. De seguida, informa os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço que alguém infetado com o novo coronavírus.
Mas afinal quanto custou o desenvolvimento da app STAYAWAY COVID? Segundo as mais recentes informações, foi perto de 400 mil euros.
A revelação foi feita por Rui Oliveira, administrador do INESC TEC ao ECO. De acordo com o que foi revelado, a app StayAway “não teve financiamento público” e o seu valor estimado ronda os 400 mil euros. Relativamente ao valor e, em concreto, ao que gerou a despesa, Rui Oliveira refere que foi essencialmente em recursos humanos (programadores).
Essencialmente recursos humanos. Também tivemos gastos de criação de toda a imagem, de toda a parte de comunicação. Ainda hoje estamos a enviar suporte de imagem para centenas de instituições e empresas no país, para fomentar a divulgação. Portanto, há também esses custos de suporte.
O financiamento é, até à data, do INESC TEC. Segundo Rui Oliveira, o INESC TEC é “uma instituição sem fins lucrativos e ou compensamos isto ou vamos ter prejuízo, e esse prejuízo vai repercutir-se em recursos humanos”.
Rui Oliveira refere, no entanto, que…
Neste momento, para nós, para a equipa do INESC TEC e ISPUP, já tudo valeu a pena, porque temos mais de três dezenas de pessoas que já submeteram o código e, portanto, já é mais do que compensador.
A app portuguesa Stayaway Covid já foi instalada mais de 1 milhão de pessoas. Segundo dados do INESC TEC, haverá 6,5 milhões de pessoas que poderão instalar esta aplicação e usá-la. Assim, contas feitas faltam 5 milhões.
Download…
Homepage: STAYAWAY COVID
Preço: Gratuito