Pplware

Windows 10 Mobile morreu! O Android pode ser uma boa opção?

A notícia não é nova e já muitos esperavam que se tornasse oficial. A Microsoft prepara-se para abandonar o Windows 10 Mobile e as razões são mais que conhecidas.

Mesmo com o suporte a manter-se, é natural que agora os utilizadores deste sistema comecem a procurar alternativas. As ofertas não são muitas, mas a Microsoft parece ter um carinho especial pelo Android, com quase todo o seu ecossistema já dentro deste sistema. Veja com o que poderá contar se escolher mudar do Windows 10 Mobile para o Android.


Desde a sua génese que a Microsoft sempre foi uma empresa dedicada ao software. As suas aventuras na criação de PCs, portáteis e smartphones tiveram resultados bem diferentes e isso reflete-se nas decisões tomadas recentemente.

Desde cedo que a Microsoft optou por criar versões das suas aplicações para os vários sistemas operativos existentes, tomando no Android uma das suas plataformas de eleição. É por isso que hoje, quem quiser mudar do Windows 10 Mobile para o Android, tem o caminho facilitado.

As aplicações do Office para Android

Uma das primeiras ofertas que os utilizadores vão ver e querer ter presente é a suite Office. A Google tem presente a sua oferta, mas a Microsoft tem também disponível na Play Store o Word, o Excel e o PowerPoint. Basta instalá-las e ficam prontas a usar.

Claro que há ainda outras ofertas interessantes da Microsoft, para este campo. Falamos do OneNote, do Skype e até o To Do. Rapidamente os utilizadores se vão “sentir em casa”.

Há aplicações da Microsoft que são essenciais

Mas para além do que é óbvio, com as apps do Office e outras, há ainda algumas aplicações essenciais. Estas, como é natural, estão presentes no Android e podem ser instaladas por qualquer um, em qualquer smartphone.

Se estão agora a chegar do universo Windows 10 Mobile, vão querer ter instalado o Office Lens, o Outlook e até o Remote Desktop. Há ainda uma app que condensa todas essas ofertas e que vos permite o acesso direto à lista de todas as aplicações da Microsoft para Android. Falamos do Microsoft Apps.

Espaço Cloud dentro do OneDrive

Para uma verdadeira integração com o Android, a Microsoft teria de oferecer uma proposta cloud, integrada com o Windows e com o resto das suas aplicações. Claro que essa oferta existe e todos a conhecem.

O OneDrive está presente e faz a ponte com muitas das aplicações da Microsoft, sendo um ponto onde os seus dados estão armazenados e prontos a serem usados.

A Microsoft também tem um Launcher

A Microsoft, para além de todo o software de produtividade que tem na Play Store, consegue também ter algumas ofertas mais diversificadas. Podem encontrar o Next Lock Screen, uma app para gerir a informação de bloqueio de ecrã, ou até um launcher.

O Microsoft Launcher quer ser a interpretação da Microsoft para a gestão de dia-a-dia do Android. O seu foco está no utilizador, com toda a sua informação útil e importante acessível e sempre presente. Claro que outro dos seus focos é a sincronização com o Windows 10.

A sincronização do Android com o Windows 10

A Microsoft resolveu abrir o Windows 10 a outras plataformas e aposta claramente na sua integração com o Android e até com o iOS. Sendo o sistema da Apple mais fechado, é natural que todas as novidades acabem por chegar primeiro ao Android.

Assim é sem qualquer surpresa que podemos já abrir uma página web no Android e continuar a vê-la no Windows 10. Claro que em breve vamos ter o Edge nesta plataforma, o que permitirá uma integração ainda maior.

Mas a Microsoft quer ainda mais, quer que todas as suas notificações do dispositivo móvel fluam para o seu sistema operativo de secretária, fazendo deste um ponto central e de onde podem também ser dadas todas as respostas e as interações.


Claro que para além destas aplicações, consideradas essenciais para uma migração bem-sucedida e sem que sintam falta do mais básico, existem ainda muitas que podem ser usadas, desde a Xbox até ao Translator. Basta procurarem e verem toda a oferta da Microsoft, que é muito mais completa do que podem imaginar.

Agora que as ofertas e as propostas da Microsoft estão apresentadas, falta apenas decidirem migrar. O próximo passo é mesmo escolher o smartphone Android, mas isso deixamos para cada um de vós, por ser algo muito pessoal.

Exit mobile version