Wifi Collector: Descubra e recolha redes wifi no Android
As redes sem fios estão presentes no nosso dia-a-dia quer queiramos quer não. É por elas que acedemos à Internet nos nossos dispositivos, quer sejam móveis ou fixos, garantindo-nos que estamos libertos das confusões de cabos e de equipamentos de rede adicionais.
Algumas ferramentas permitem-nos descobrir as redes que temos nas nossas redondezas, ajudando-nos a melhorar as nossas próprias redes e também a detectar redes não autorizadas.
A Nirsoft, que todos conhecem muito bem do Windows, estreou-se agora no mundo Android com o Wifi Collector, uma aplicação que permite detectar e recolher informações sobre rede wireless perto de nós.
O Wifi Collector segue a mesma linha de aplicações dedicadas às redes wireless que a Nirsoft desenvolveu para Windows, como o WirelessNetView, sendo capaz de substituí-las em qualquer altura.
Evitam assim ter de andar com o vosso portátil a detectar redes sem fios que posteriormente vão analisar, com a vantagem de ter presente um GPS, e a informação adicional que este fornece, o que nem sempre acontece num computador portátil.
Com o Wifi Collector vão recolher informações variadas sobre as redes wireless que podem ser detectadas num determinado local, podendo posteriormente visualizar essa informação e analisá-la.
A interface do Wifi Collector não podia ser mais simples, bastando ao utilizador iniciar a pesquisa de redes na zona onde se encontra, sendo apresentado de imediato o número de redes detectadas, sendo mostrado apenas a informação sobre o número de redes detectadas, quantas dessas redes são abertas, com WEP ou WPA.
É ainda mostrada informação sobre o número de satélites GPS detectados e qual a posição actual do utilizador.
No entanto a informação que o Wifi Collector recolho não se limita à que mostra. Toda a informação adicional é guardada e pode ser exportada em vários formatos (CSV, Tab, HTML e KLM).
Esses ficheiros vão conter informações sobre os SSID's, os endereços MAC dos AP's, o nome do fabricante, a potência do sinal, a cifra usada, o suporte para WPS, o canal usado, a localização e alguma informação adicional.
As configurações que o Wifi Collector tem permitem que filtrem e limitem a pesquisa de redes. Podem definir dentro de várias categorias quais os filtros a aplicar na pesquisa.
Indiquem quais os tipos de encriptação que querem procurar, qual o tipo de redes a serem recolhidas ou a banda a ser escutada. Para além disso podem indicar qual a potência mínima de sinal a ser registado e se pretendem que apenas efectuem a recolha contra a presença de sinal GPS.
Esta aplicação pode ser extremamente útil para as situações em que precisam de detectar as redes que estão a interferir com a nossa ou quando queremos simplesmente perceber a poluição de redes que temos à nossa volta.
Usem o Wifi Collector no Android para substituir outras aplicações similares que usem no PC. Para além da maior mobilidade vão ter também informação mais precisa ao usarem o GPS.
É bom ver que a Nirsoft está a alargar a sua base de aplicações e a chegada ao Android promete que surjam em breve versões para este SO das suas melhores e sempre úteis aplicações.
Este artigo tem mais de um ano
Alguem sabe de algo identico para iOS ? (Jaiilbroken)
Já andei no cydia e não encontro nada..
PS: Não comecem uma guerra entre ios vs android sff.
Wififofum, não é bem o mesmo mas muito útil para análise do wifi
🙂
Engraçado! No tablet não consigo aceder aos Settings. O KML com o GPS ligado mostra-me no Google Earth ao largo de São Tomé e Príncipe…
Está explicado: No texto do ficheiro KML está “-8,4083,41,55823>” em vez de “-8.4083,41.55823>”.
Aquele “>>” é BUG mesmo, tal como usar o separador “,” como separador de valores e decimais…
Um problema idêntico acontece ao exportar para CSV: Para funcionar com o NOSSO estúpido excel o separador “,” entre campos devia passar a ser “;”, os decimais estão entre (“) aspas.
“\”-8,4083,41,55823″\”\>” será que dá?
Parece que não dá para escrever o extracto de XML, será que “()” em vez de menor,maior dá:
(coordinates)-8,4083,41,55823(/coordinates))
É isto, já dá para perceber o erro. Desculpem as tentativas…
Há redes wi-fi em que não são identificadas as coordenadas GPS.
Tanto essas como as que são identificadas com as coordenadas não reconhecidas são apresentadas no Google Earth em “0.000,0.00”…
Alguém que explique isso do gps?