Pplware

Volvo e Audi adotam Android Auto nos seus próximos automóveis

Um dos mercados que mais tem evoluído a nível tecnológico é, sem dúvida, o dos automóveis. As fabricantes têm apostado cada vez mais em sistemas inteligentes capazes de oferecer aos condutores uma maior segurança, maior conforto e, claro, um vasto leque de funcionalidades.

Um desses sistemas é o Android Auto da Google. Foi apresentado no Google I/O 2014 e, desde então, já está presente em mais de 300 carros.


No Google I/O 2016, a Google revelou os seus planos em trazer o sistema Android para os automóveis. A empresa prometeu trabalhar em conjunto com a Qualcomm de forma a que a fabricante de semi-condutores criasse uma versão do seu famoso SoC Snapdragon (Snapdragon 820Am) para automóveis. E assim nasceu a nova versão do Android Auto.

O Qualcomm Snapdragon 820Am tem as mesmas caraterísticas do 820 normal, simplesmente foi adaptado para ser implementado num carro.

O Android Auto, até ao momento, não era um sistema operativo completo, utilizava apenas o painel do carro como um monitor tátil para mostrar as informações e o condutor poder interagir.

Agora, a Audi e a Volvo, duas das gigantes do mercado automóvel, anunciaram que irão adotar a nova versão do Android Auto nos seus próximos carros, dando aos condutores uma forma altamente tecnológica de controlar, por exemplo, o ar condicionado, as janelas e várias outras partes do carro.

  

As imagens acima são um conceito do Audi Q8 Sport e do Volvo CX60, ambos equipados com Android Auto.

Em Janeiro também a Fiat Chrysler deu a saber que iria começar a fabricar carros com a nova versão do Android Automotive.

Esta é a versão actual do Uconnect da Fiat Chrysler, mas a interface do Android Auto deverá ser semelhante.

Durante o evento Google I/O deste ano, está prevista a apresentação de uma amostra da nova versão do sistema operativo para automóveis.

Para além de outras coisas que irão ser apresentadas, também deverá ter lugar o anúncio oficial do Android O. Mas a gigante pretende que o Android Automotive seja uma das principais atrações da conferência.

A conferência vai realizar-se amanhã dia 17 de Maio às 14 horas (Pacific Standard) – 22 horas de Lisboa. A Keynote tem hora marcada para as 18 horas de Lisboa e, no Pplware, estaremos a acompanhar todas as novidades.

Exit mobile version