TOP 6 funcionalidades do novo Android 4.3 Jelly Bean
O sucessor do Android 4.2 Jelly Bean chegou!!! Não é o Android 5.0 Key Lime Pie como muitos esperariam (previsto para Outubro), tendo a gigante Google lançado, digamos que um “restyling” do Android 4.2, com algumas novas funcionalidades numa versão que acabou por ficar com a referência Android 4.3 Jelly Bean.
O Android 4.3 Jelly Bean foi apresentado oficialmente no evento da Google na passada quarta-feira (24/07) – ver aqui e traz algumas funcionalidades que aproximam o mundo dos tablets ao mundo dos PCs. Vamos conhecer o TOP 6 de funcionalidades do novo Android 4.3 Jelly Bean.
O Android 4.3 Jelly Bean implementa algumas funcionalidades que, a meu ver, já deviam estar há muito tempo implementadas nas plataformas para dispositivos móveis, especialmente em tablets. Porque não ter suporte, por exemplo, para várias contas de utilizadores (se estes forem partilhados pelos elementos de uma família…dá jeito)?
Esta última versão do Android traz isso e muito mais.
1) Perfis Restritos
Com o Android 4.3 Jelly Bean passamos finalmente a ter a possibilidade de criar utilizadores na plataforma android, com acesso a perfis distintos. Esta é sem dúvida uma funcionalidade essencial para quem partilha o tablet por vários utilizadores (ex. amigos, família) que vê agora assim a possibilidade de isolar toda a informação, configurações, personalizações..etc, de todos os outros utilizadores.
De acordo com a Google, os Perfis Restritos permitem isolar, em segurança, o espaço de trabalho de cada utilizador., incluindo home screens, widgets, configurações, etc, etc. Há também restrições ao nível do Google Play.
"Each restricted profile offers an isolated and secure space with its own local storage, home screens, widgets, and settings. Unlike with users, profiles are created from the tablet owner’s environment, based on the owner’s installed apps and system accounts. The owner controls which installed apps are enabled in the new profile, and access to the owner’s accounts is disabled by default
Possibilidade de definir restrições e filtros – saiba tudo aqui
2) OpenGL ES 3.0 para melhor desempenho gráfico
A Google começou a perceber que os tablets podem transformar-se em autenticas consolas e também em autênticos media centers. Porque não tirar o melhor rendimento gráfico desses dispositivos? O OpenGL ES 3.0 (OpenGL para sistemas embebidos ) é uma biblioteca para gráficos tridimensionais, que neste momento é apenas suportado pelo novo Nexus 7, pelo Nexus 4 e Nexus 10.
3) Suporte para Bluetooth Smart Ready (a.k.a. Bluetooth Low-Energy)
Sabiam que está em marcha uma nova geração de dispositivos com tecnologia Bluetooth (considerado por muitos como uma tecnologia já obsoleta). O Android 4.3 suporta nativamente esta tecnologia – ver aqui, que abre portas à inovação, no desenvolvimento de aplicações na área do fitness, saúde, casas inteligentes, electrónica de consumo, etc.
Esta tecnologia já é suportada pela Apple desde 2012, consome menos energia e na prática os dispositivos com suporte para esta tecnologia podem receber de forma eficiente dados de dispositivos inteligentes Bluetooth e “fazer algo” com eles, funcionando quase como sensores. Exemplo: O dispositivo pode verificar se todas as janelas estão fechadas, enquanto outro “sensor” pode medir a sua frequência cardíaca e obter informações do relógio inteligente A ideia é por aqui…
4) Acesso às notificações
Notificações persistentes para as aplicações que correm em segundo plano. Nas antigas versões do Android as aplicações que corriam em segundo plano não apareciam na área de notificações, agora aparecem, sendo possível removê-las desmarcando a respetiva opção dentro de cada aplicação;
Além disso, os programadores têm agora também a possibilidade de aceder ao fluxo de dados que aparecem nas notificações e assim preparar as suas aplicações para usar essa informação de forma inteligente.
5) Digital Rights Management Melhorado
A Google anunciou também um novo conjunto de bibliotecas de DRM, que podem ser integradas com o hardware, e que estão a ser já usadas numa nova versão do Netflix, que agora permite a reprodução de conteúdo em Full HD. Tal suporte melhorado, permite que os programadores integrem mais facilmente DRM nos próprios protocolos de streaming.
6) Dial pad autocomplete
Existe ainda uma funcionalidade interessante que permite o autocomplete quando estamos a ligar para alguém. Ao marcar o número é sugerido o nome e ao marcar o nome, aparece também a informação do número.
Para activar basta ir a settings e activar “Dial pad autocomplete”.
Conclusões
Como puderam ler, apesar do Android 4.3 Jelly Bean trazer algumas novidades, estas são mais viradas para o desenvolvimento do que propriamente para o consumidor final (pelo menos numa primeira fase. A Google continua a inovar na usabilidade e desempenho da sua plataforma móvel e certamente que a versão 5 irá tentar ao encontro das expectativas de muitos leitores. Ao que se sabe, o Android 4.3 está já disponível para Nexus 10,4 e 7 , oficialmente, através deste site. Via OTA ainda será necessários esperar mais algumas horas/dias.
Agradecimento ao Miguel Almeida pelos Screenshots e informação extra.
Este artigo tem mais de um ano
Gostei da informação disponibilizada. No entanto, será que foi boa estratégia anunciar este Android 4.3, se o 5 está previsto para daqui a pouco tempo?
E já agora, qual foi o tablet/smartphone utilizado nas imagens?
Parece-me um Nexus 4
http://www.google.com/nexus/4/
Boas, usamos o Nexus 4. Ja metemos “a bombar” o 4.3 no Nexus 4 e 7
O nexus 7 não tem open GL 3.0?
boas..
vocês utilizaram o Factory Images “occam” for Nexus 4?
A instalação é fácil?
cumps
Sim, estamos a pensar fazer um artigo
isso era muito fixe…. já estou à espera do meu nexus 4 e vou querer atualizar para 4.3…
cumps
era porreiro 🙂 nunca mais chega
Miguel, se és novato nesta questão podes usar um toolkit que facilita em muito podes os processos.
Dou-te o exemplo deste:
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2015469
em relação á autonomia da bateria no nexus 4, tem melhor desempenho?
Na minha opinião é uma óptima estratégia!
Considerando a forte aposta que a Google está a fazer à secção de Jogos do Google Play (e muito bem a meu ver), lançar uma iteração à versão 4 do Android trazendo a implementação do OpenGL ES 3.0 permitirá que muitas produtoras de jogos comecem já a melhorar substancialmente o desempenho e qualidade gráfica dos seus jogos de forma a que, aquando o lançamento da versão 5, muitos já estarão optimizados o que será certamente uma mais valia.
A implementação dos perfis restritos é uma óptima mais valia, e considerando que os developer têm de fazer opt-in nas suas aplicações, lançar já esta funcionalidade dará certamente tempo para muitos a implementarem até ao lançamento da versão 5.
Resumindo, parece-me uma boa melhoria a uma versão já de si bastante estável e funcional do Android, trazendo poucas mas boas novidades.
Em relação aos dispositivos nos screenshots, trata-se do Nexus 4 e Nexus 7.
não é logico dos nexus na exibição, ou será que nunca vistes um nexus? há perguntas que não se podem fazer em público só para minimizar os riscos de passar vergonha…
Neste momento só se consegue instalar via manual ou já existe update automático?
manual
Já existe automático. O meu nexus 7 acabou de actualizar.
Como? Eu vou às definições e mesmo assim, fazendo update, diz que está actualizado (com o 4.2.2).
Sobre a possibilidade de criarmos vários perfis de utilizador, eu no meu Nexus 7, tenho 3 perfis, com configurações diferentes para cada um deles, pelo que não estou a ver a novidade! Até pensava que isso era normal no android 4! Se calhar não é 🙂
Pois, não era mesmos…parece que era aquela funcionalidade que devia estar presente logo de inicio…mas alguém se esqueceu que os dispositivos moveis também podem ser usados por várias pessoas. Ter o e-mail configurado e muita informação do trabalho…e dar o tablet ao filhote para jogar…pode ser complicado 🙂
Podes crer! Ou a mulher por exemplo pede-nos o tablet por qualquer motivo e depois sais-e com uma…
– Quem é esta galdéria que te manda mails provocadores?
Claro que há sempre a resposta habitual….
-Não ligues, é SPAM!
Eu acho que no 4.2.2 já é possível.
Se eu vejo por exemplo:
storage/emulated/0/…aqui o conteúdo do sdcard inteno, acho que este 0 se refere ao primeiro uilizador. Para um segundo será 1, etc.
Ou estarei enganado?
…interno…
É possível desde o 4.2.2
Tenho instalado no nexus 7 da minha irmã. Tenho 3 perfis.
Mas diga-se de passagem que podia estar bem melhor. Temos que instalar individualmente as apps nos vários perfis. Ou seja 3 perfis, 3 instalações para a mesma app. Já para não falar que nos obriga 3 contas, apesar de haver uma marosca qq k não me lembro agora, seja como for nasa intuitiva. Pode ser que tenha melhorado no 4.3
Boas,
Perfis já existiam, a diferença é que agora estão restritas, por exemplo, as compras dentro das apps.
Se criares um perfil para uma criança, ela não tem permissões para comprar níveis/extensões para o mesmo. Na versão anterior apenas conseguias controlar as aplicações a que a mesma tinha acesso, não controlavas o tipo de acesso dentro da aplicação.
tenho uma dúvida de noob!
o meu telefone tem o Android 4.1
Quando sair este (4.3) ou a nova versão em setembro (5.0), como faço para upgrade? Há algum sitio no menu onde selecciono “update android” ou é preciso fazer como nos computadores (formatar e reinstalar windows)?
Ao fazer upgrade, perde-se a info que está gravada no telemovel (fotos, apps, etc)?
Jacken depende de telemóvel para telemóvel, alguns telemóveis estão dependendes das operadoras, outros tem de se instalar custom firmwares porque nem o fabricante nem a operadora desenvolve já para eles e ainda alguns que se pode instalar as roms do fabricante que por norma é mais limpa que a das operadoras. Mas qual é o teu telemóvel?
é um Huawei da tmn.
então tenho que fazer o update na tmn? Isso deve ser pago, não…?
modelo? o meu é um huwaei x5 u8800 o firmware de origem só vai até ao 2.3.x depois tem de ser custom firmware (xda developers procura google)
Eu também tenho um X5 ali encostado com uma CM 2.3.7.
Já tentei uma ICS 4.0.3 mas há o prerequisito de se ter que instalar a 2.3.6 Stock que eu nunca encontrei nem nunca ninguém me indicou onde ir buscá-la.
Desisti, está ultrapassado (para mim) parou.
Não, não é pago. Não sei onde foste arranjar, mas essa informação é falsa. Não sei é se vai sair a atualização para o teu telemovel.
Primeiro, nenhum update android é pago 🙂
Segundo, para o X5 o desenvolvimento por parte da huwei PAROU e parou mesmo… nem ICS saiu para este modelo quanto mais JB ou o 4.3! Não sabemos ainda é o modelo do telemóvel do user que colocou a dúvida.
@Valente, se fores ao xda-developers tens lá as instruções todas passo-a-passo para poderes avançar com isso… eu neste momento tenho a rom CM10.1 a correr 4.2.2 a única coisa que não funciona é o bluetooth porque está difícil devido a umas alterações na base da Google. Também há a Miui v5 versão 4.1 de android e tudo funciona corretamente incluindo o bluetooth.
Bom dia a todos.
Alguém sabe se há algum ETA desta versão para o Galaxy S3?
Talvez daqui a 3 anos xD
boas..
vocês utilizaram o Factory Images “occam” for Nexus 4?
A instalação é fácil?
cumps
Vem trazer algumas melhorias, sendo que cobre tambem algumas que os fabricantes acabaram por implementar. Por exemplo, eu tenho um tablet asus tf700 que já tem as contas dos utilizadores, assim como a ultima do auto dial muitas marcas já o fazem! Mas sim, quanto mais nativo melhor.
http://www.engadget.com/2013/07/26/hidden-permissions-manager-android-4-3/
Esta é a mais importante de todas na minha opiniao, apesar de ainda estar oculta.
Isso é interessante.
Bom dia,
Eu estava a pensar em comprar o bq Aquaris, eu penso que aquilo vem com o 4.1, se eu quiser fazer upgrade para o 4.3 e futuramente para a versão 5, acham que a bq vai distribuir as actualizações ou terei de instalar usando outros meios?
Já agora, não sei se é o lugar mais apropriado para o fazer, gostaria de saber se existe alguma, actualmente, uma alternativa ao bq Aquaris, tendo em conta as características/preço do mesmo.
Sinceramente não vi nada de especial nesses updates, se calhar por isso é que não chamar de 5.0.
Auto complete já existia noutros dial.
Bluetooth smart ready quando os dispositivos para vez mais conexão entre si via WiF?
Perfis? quem realmente usa isso? Um smartphone ou um table é algo pessoal…
Mas claro que vou fazer o update quando a CM lançar uma versão, por que sempre têm a vantagem de melhorias em segurança e desempenho. Não sou doido para andar a trocar o meu S2 sempre que saí um novo modelo com há pessoas que fazem =S
Perfis? Um tablet que tenha na sala onde qualquer pessoa possa usar para ir a net ver mails entre outros, o PC também é Personal computer e no entanto o que não falta são multiplos utilizadores
Esqueceram-se do galaxy nexus, também já tem o android 4.3 🙂 https://developers.google.com/android/nexus/images
(e eu com o nexus s)
E agora algo muito importante, um escritor daqui do pplware deu um grande tiro no pé com este artigo: https://pplware.sapo.pt/smartphones/android/a-nova-versao-do-android-sera/
Foi imprudente a jurar de pés juntos que a próxima versão a sair era a 5 e não a 4.3 e a dizer que tinha informações de um informador ligado a google sobre isso. O que não se mostrou verdadeiro…
Quando é que o Android faz uma skin decente. Por exemplo aquele skin é asqueroso. Ponho os olhos, por exemplo no Sense. Estive de manha na Fnac com um HTC One na mão e aquilo esta lindo. É o melhor dialer que alguma vez vi, tanto em termos esteticos, como funcionais. Mas não é só o dialer. É a barra de status, notificações, teclado, enfim tudo é um regalo para a vista
Não posso discordar mais desta opinião… Holo UI é o melhor interface de longe. O sense parece feito para crianças. Tem cores a mais e não é coerente por todo o interface.
Concordo totalmente, o sense é feio como tudo e parece software feito para crianças, o touchwiz igual, o holo tem uma interface limpa, simples e com cores futuristas, apesar de tudo indicar que o android 5 irá sofrer uma revolução no design…
O que são cores futuristas?
Bom trabalho, acrescentem também a informação que também está disponível para o Samsung Galaxy Nexus, eu já tenho a mesma a funcionar no meu! Cumps.
pois , a Sony já tem há muito tempo , mas chama-se “modo convidado”, no meu caso tenho o normal e mais dois perfis , para cada uma das minhas filhas , e quando os meus sobrinhos querem brincar já não tenho de estar em cima deles , só digo que a seguir ás mulatas é a melhor invenção do mundo
já alguém recebeu o ota oficial?
Nop, estou no aguardo..
(ainda) não, mas aguardo a qualquer momento, parece que existe aqui pessoal que já recebeu.
eu recebi ontem ‘a noite para o nexus 7 🙂
Sou do Brasil e já recebi via OTA.
Até agora não sinto diferença no meu uso.
A bateria está durando o mesmo tanto e a performance está a mesma.
A real mudança virá no 5.0.
Abraços!
“Dial pad autocomplete” não é novidade, até o meu galaxy ace com android 2.3.5 tem, não sei se é 100% o que esse faz mas ao marcar números vai sugerindo os nomes.
Já instalei o android 4.2.2 e também o 4.3 não gostei, mesmo colocando o idioma em português algumas coisas tipo as configurações continuam em inglês, achei muito bizarro…