Showear, veja como pode trazer segurança ao seu smartwatch
As questões de segurança e de acesso não autorizado aos nossos dados estão na ordem do dia. São vários os casos conhecidos de dados que surgem na Internet e que são apenas fruto de acessos não autorizados aos nossos serviços.
Mas para além de se precisarem de preocupar com esses acessos desmaterializados, os utilizadores precisam também de se precaver e ter algumas medidas de segurança física.
Se nos smartphones e computadores esse passo está facilmente garantido, como fica nos smartwatchs? O Showear pode ser uma simples mas robusta solução para este problema.
O Showear implementa em qualquer smartwatch Android a mesma camada de segurança que podemos ter em qualquer dispositivo Android, ao dar ao utilizador a possibilidade de apenas o bloquear com um padrão.
É de tal forma similar ao que é usado no Android que mesmo a representação do mesmo é exatamente idêntica e com o mesmo comportamento.
Mas o Showear leva esse padrão mais alto e não se limita a ter apenas esse padrão "Android", tendo também a possibilidade de o desbloquear com recurso a um padrão de movimentos.
Mas para proteger realmente o utilizador, o Showear permite que sejam aplicadas algumas camadas simples, que vão desde o bloqueio completo do visor do smartwatch, impedindo assim que seja vista a informação apresentada, ou a activação deste bloqueio com o simples swipe para cima.
Para ajudar os utilizadores, o Showear permite que seja mostrado o padrão que foi aplicado ou que seja mostrado os movimentos que devem ser usados para o desbloquear.
Mas para impedir que os padrões sejam memorizados por estranhos, é possível que todos estes elementos sejam escondidos.
Como qualquer outra aplicação para Android Wear, o Showear requer que esteja instalado no dispositivo Android associado ao smartwatch uma aplicação.
É através desta que poderá ser feito todo o controlo do que será visível no relógio, podendo vários parâmetros serem ajustados ou alterados.
O primeiro de todos é qual a forma de bloqueio que pretendem usar. Ou optam pela versão mais Android e escolhem o padrão "normal" ou vão pela segunda opção, menos usada, e escolhem os movimentos.
Depois desta parte é de imediato aplicada a opção escolhida no smartwatch, ficando este logo bloqueado e a aguardar que o utilizador o comece a usar.
De seguida podem afinar os parâmetros presentes e colocar o Showear mais a vosso gosto. São várias as opções, desde o local de onde podem lançar o bloqueio, com um swipe, até à cor dos elementos a serem usados no desbloqueio.
Podem ainda activar outros pequenos parâmetros que vão desde o escurecer do ecrã quando o Showear está activo até ao desbloqueio quando está em stand-by, passando claro pela activação da vibração quando o Showear está em uso.
Esta é uma excelente opção para todos os que querem alguma segurança física nos seus equipamentos, indo ao pormenor de bloquear o seu smartwatch para o garantir.
Se são já donos de um smartwatch então podem ver o Showear como um complemento a terem em conta e a pensarem usar. É uma segurança adicional e que poderá ser útil.
Este é ainda um campo novo e começam agora a surgir novas aplicações, adaptadas e ajustadas aos ecrãs mais pequenos e a estes novos dispositivos.
É mesmo necessária esta segurança adicional num dispositivo tão pessoal?
Este artigo tem mais de um ano
Respondendo à pergunta colocada, não considero “necessário” este tipo de segurança habitualmente num dispositivo tão pessoal, mas considero importante o facto de ela estar disponível, dando a opção de escolha ao utilizador, pois as necessidades de cada um são diferentes!
Não ainda em Portugal nenhum com android wear, pois não?
Esta app não dá para o da sony nem o gear 1 e 2, certo?
Isso não dá garantia nenhuma. Só impede que seu cachorro leia suas mensagens