Dica: Saiba como pode reportar à Google uma app maliciosa do Android
As últimas semanas têm sido ricas no que toca a problemas com o Android e as suas apps. Estas surgem de forma repetitiva associadas a roubo de dados ou à apresentação não desejada de publicidade.
Na maioria das vezes os utilizadores são vítimas e apenas podem remover as apps, depois de o problema estar já propagado. E o que fazer se descobrirem uma app maliciosa no Android? O que devem fazer?
A relação da Google e do Android com os utilizadores é, por norma passiva. Os últimos limitam-se a usar a loja de apps e a servirem-se das propostas ali presentes. Toda a segurança fica a cargo da gigante das pesquisas e dos seus sistemas.
Reportar uma app maliciosa do Android
Claro que a Play Store está preparada para dar ao utilizador a possibilidade de reportar uma app maliciosa. Desta forma garante que os sistemas de proteção possam agir mais cedo e impedir que este problema chegue a mais utilizadores.
Dentro da página da app que querem reportar, vão encontrar no topo um menu associado. Devem abrir este e procurar a opção Denunciar como inapropriado. Naturalmente que é esta a opção que estão a procurar.
Informar a Google deste problema
De imediato será aberta uma nova página, onde são mostradas as possíveis razões a usar para reportar a app. As causas são distribuídas entre os tipos de conteúdos e as ações que as app realizam. Devem avaliar e escolher a que mis se ajusta.
Para terminar este processo, devem então marcar a causa que querem usar para fazer a denúncia. Cliquem numa das opções e avancem no processo. Este passo é feito com o carregar no botão Enviar.
Claro que não será apenas uma denúncia a garantir o fim de um problema. O somar de muitas vai fazer soar os alarmes na Google e alertar para algo anormal com essa app. Isto levará a que a mesma seja investigada.
Este artigo tem mais de um ano