O que podemos esperar no Android 5.0 Key Lime Pie?
O Google I/O 2013 está mesmo aí a chegar e as especulações sobre o que poderá vir na nova versão do Android, já se começaram a intensificar, igualmente o que mais poderá ser apresentado.
Era esperado que esta versão saísse o ano passado, mas a Google decidiu lançar uma versão intermédia, o Android 4.2, por razões não esclarecidas.
Uma vez aquele feito, os consumidores estão agora com as expectativas ao máximo, à espera que a Google anuncie a melhor versão do Android de sempre.
Uma das coisas que mais assombra o Android é a segurança que ele oferece aos utilizadores, apesar das versões Jelly Bean terem trazido novidades neste campo, continua a ser fácil a instalação e a propagação dos danos de um malware ou de outro software que ponha em causa a segurança do utilizador.
SELinux
O SELinux (Security-Enhanced Linux), já era especulado vir no Android 4.2.X, no entanto, devido a factores não conhecidos, não foi implementado. O SELinux é a implementação da sofisticada arquitectura MAC (Mandatory Access Control) no kernel Linux, veio substituir o DAC (Discretionary Access Control), devido às suas limitações.
Esta tecnologia foi originalmente desenvolvida pela Agência de Segurança Nacional (NSA) e outros organismos. Ela foi integrada no Linux recorrendo ao framework LSM (Linux Security Modules).
O MAC permite que sejam definidas permissões de como os processos irão interagir com outras partes do sistema como ficheiros, dispositivos, sockets, portas e outros processos, tudo isto é tratado como objectos para o SELinux. Este processo é feito através de uma política de segurança definida administrativamente sobre todos os processos e objectos.
Pode-se dizer que o SELinux vem elevar, a um patamar bastante alto, a segurança da sandbox do Android.
Uma vez este sistema implementado, fazer root por exemplo, será extremamente difícil, uma vez que os programadores terão de contornar imensos ficheiros proprietários de forma a que o SELinux não bloqueie o binário. Mexer em ficheiros proprietários não é uma tarefa fácil principalmente se não for disponibilizado o código fonte, mesmo com o código a complexidade será o factor principal para o sucesso ou o insucesso.
GCC e melhorias a nível de performance
De acordo com Aaron Gascoigne, um ex trabalhador da Cisco, referiu num post na sua conta do Google Plus, que perante várias entradas (commits) no repositório do AOSP, o Android 5.0 irá usar GCC (GNU Compiler Collection) 4.7 ou 4.8 e irá usar funções C como memcpy e memmov, desenhadas para as várias versões da arquitectura ARM (Cortex A9, A15, etc), de forma a oferecer imensas melhorias na velocidade do sistema.
O Project Butter, introduzido no Android 4.1, revelou-se uma enorme melhoria neste aspecto com o aumento dos FPS do sistema para 60, mas mesmo assim o Android continua a produzir lags mesmo em equipamentos topo de gama, principalmente na parte dos widgets.
Uma outra especulação reside na forma como o Android irá gerir os recursos, fala-se que o Android 5.0 irá ser ainda mais leve que as versões anteriores, consumindo menos recursos para que o utilizador possa ter mais aplicações sem comprometer a performance. É de facto um grande avanço do Android, mas será que todos ou a maior parte poderá usufruir?
Como em qualquer versão, há sempre exigências a nível de hardware, e o Android 5.0, pelo que se suspeita, poderá exigir processadores Quad Core e no mínimo 1GB de RAM. Se assim for, os equipamentos de média gama vão ficar de fora, tais como o Galaxy Nexus, Samsung Galaxy S3 Mini, Galaxy S4 Mini e todos os outros com Dual Core.
Kernel
O Android 4.2.2 saiu com o kernel 3.4 e estão a surgir especulações de que o Android 5.0 poderá vir com a versão 3.8, mas será que pode?
Jean-Baptiste Quéru, principal chefe técnico do projecto AOSP, referiu num comentário no post feito pelo Aaron Gascoigne de que a versão 3.8 do kernel Linux será muito improvável vir na nova versão do Android, e especificou um artigo no site do The Linux Foundation, para explicar porquê.
O autor explica que a versão 3.8 trata-se de uma versão de curto prazo, no qual as versões 3.0 e 3.4 foram feitas para longa duração, dizendo mesmo que estas versões serão vistas ainda por, pelo menos, mais 2 anos, até que seja adoptada a versão 3.9.
Apesar destas informações, ainda não há qualquer indicio de qual versão do kernel virá.
Interface
Uma vez que ainda não apareceram quaisquer leaks da nova versão, ainda não se sabe se a Google vai ou não manter a mesma interface, que foi introduzida no Android 4.0 e melhorada até à actual versão.
Mas em todos os casos, haverão com certeza imensas melhorias.
Quais são as vossas expectativas para o Android 5.0?
Acham que pode ser aquela versão que venha revolucionar o mundo Android e trazer aquilo que já há muito se espera?
Este artigo tem mais de um ano
É bom que traga, e que esteja disponível em smartphones de gama média.
E com a Canonical na corrida…
Será que estará disponivel para nexus 7?
quando é que sai?
Desculpa, mas isto e uma pergunta muito non-sense, tens um nexus e não sabes que recebes actualizações em primeira mão?
LOL
O nexus one nem o xoom receberam.
Os smartphones Google (Nexus) têm suporte de 18 meses, ou seja, desde a data que o modelo é comercializado e durante os 18 meses seguintes irão sempre receber todos os updates lançados pela Google.
Se não me engano o smartphone mais antigo dentro dos 18 meses acho que é o Samsung Galaxy Nexus I9250(11/2011).
Era bom comecarem a pensar numa solução de impresão mais user freindly
Mais importante de tudo, excelente artigo. Muito bom trabalho.Quanto as especulaçoes, na minha opiniao duvido que nao seja uma software capaz de rolar em dual-core, no entanto se nao for disponibilizado por exemplo para o SGN, dou dois dias para haver quem contorne as ditas grands dificuldades em fazer root. Mas mesmo assim ficaria bem triste se visse o meu nexus a nao receber uma release oficial.
Boas. Eu sou sincero, não vejo onde podem melhorar e não falo apenas do Android, mas também do WP, iOS, etc…
Muito provavelmente vamos ver (enquanto utilizadores “banais”) alterações a nível de aspecto e performance. De resto, não espero mais nada.
Há sempre onde melhorar, seja em estabilidade, segurança, funcionalidades, etc, etc.
Não há nem nunca haverá sistemas completos e que não precisem de melhorias.
Pergunta: tenho um HTC Wildfire Android 2.X. Posso atualizá-lo para um Android mais moderno?
Convido-te a dar uma vista de olhos nos fóruns XDA e Modaco, lá irás, com certeza, encontrar o que procuras.
É isto que procuras?
http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1038
Mas para aqueles que já têm smartphones android v4.0 ou +, não podem actualizar, seja como for? Ou percebi mal?
Eu como utilizador android, espero que seja com esta versão que o android aumente ainda mais a distancia para a concorrência, espero que o sistema faça uma melhor gestão do hardware disponível, que controle as acções das aplicações que instala mos para com isso melhorar a bateria, e um gestor de ficheiros nativo também era porreiro 🙂
quanto a questão de com o novo sistema de segurança ser muito complicado fazer root, espero que a google não cometa esse erro, porque um android sem root não tem grande valor…
Vão haver maneiras de contornar isso e pior que um Android sem root é um Android sem segurança, pois há muito utilizador que não sabe ter os cuidados necessários para ter o seu telemóvel sempre seguro.
“aquilo que já há muito se espera”
E o que é isso?
Qual é a dúvida ou questão?
A questão é a colocada… “o que é isso (que já há muito se espera)”?
Um sistema estável, com estruturas robustas de segurança, aproveitar muito mais o hardware instalado, etc.
Penso que isto e muitas outras coisas, é o que anda nas mentes dos utilizadores Android.
Aproveitar o hardware, sim, sobretudo se compararmos com o ios, estabilidade e segurança, não me parece que esteja assim tanto em falta…
Acredita que a segurança poderia ser bem melhor, principalmente quando se tem root, os danos de um malware podem ser severamente preocupantes.
Uma coisa que falta ao Android é a possibilidade de escolhermos as permissões a dar às aplicações, há imensas aplicações que por exemplo querem acesso às mensagens quando na realidade a aplicação não precisa dessa permissão.
Este é para mim o maior defeito do SO Android.
Não deixam o SO amadurecer, existe um sem numero de versões, uns usam 2.2, outros 2.3, quando agora o 4.0 começa a massificar, apresentam o 5.0.
Na Apple isso não acontece, penso que até o velhinho Iphone 3g ainda recebeu esta ultima actualização do IOS.
Quanto ao resto 5 estrelas
A culpa não é da Google, mas sim dos fabricantes.
A Google actualizou o Nexus S para Android 4.1.2 e este saiu com Android 2.3.
A Google lança a mesma quantidade de versões que a Apple, uma por ano, salvo no inicio não tenha sido assim.
Isso não é verdade, primeiro que o Google não incentiva os fabricantes a fazer atualização, e olha que nem estou pedindo um pulso firme igual a Microsoft faz. Segundo que o proprio Google não atualiza seus devices, N1 e xoom são provas disso.
Esse é um dos problemas das politicas da Google, mas não é a culpada.
Se os fabricantes não actualizam é porque não querem, a Google nem precisava de obrigar, bastava que as empresas olhassem mais para os utilizadores do que só para números.
Falar do nexus um é para rir eu percebo a ideia mas a utilização ia ser tão má que a google ficava a perder, pois a experiência ia ser pior, quando o hardware permite sim, quando não vale a pena mais fale deixar como está.
A atualização que a google não fez ao N1, nem a cyanogenmod fez, e se eles não fizeram é porque não era mesmo viável, o xoom foi até ao 4.1, como o nuexs s, se não me falha a memória
Há os apple fan boys e os android fan boys. E todos veêm mal pa caraças 😉 Um gajo tem que conseguir ver os defeitos que existem, mesmo que seja o nosso clube 🙂
A google é culpada sim.
Abraço
Não digas asneiras. A Apple nisso é uma anedota, o iphone 3g recebe o ultimo ios é para ceguinho ver mais nada metem nas settings a dizer ios6 e na realidade não tem nada a ver com a versão para ipone 5 lol actualizações a La apple não obrigado não me deixo enganar por numeros lol Já no Android existem roms personalizadas e para e quem não quer com Rom de origem mesmo sendo o 2.3 e possível ter todas as funcionalidades do android 4.2 com skins e programas tipo shell ….
Actualizações tipo apple que desde primeiro iPhone se mantém igual nada muda…
No Android é outra historia a evolução e qualidade são enormes
tenho o HTC one X com android 4.1.2 e Sense4+ Melhor é impossível e quando me fartar basta instalar uma skin/shell e tenho sempre as ultimas versões de software e programas …
Espera, quer dizer que eu como usuário tenho que me virar, tirar a garantia do aparelhe pra fazer uma gambiarra que não oferece uma solução digna?
Se ta de brincadeira né?
Se não gostas de fazer root tens boa solução instalas um laucher novo e skins e tens todas as funcionalidades
compra um android com suporte de jeito, um nexus e é OTA
Agora iphones q é tudo iOS 6 mas mediante a versão não tem metade das funcionalidades é pior que ter o 2.3 e o 4.2
Agora é que disseste tudo um android de 150€ consegue ser mais funcional e melhor que um iphone 5
Acho que não procede a suspeita sobre a exigência de hardware. Isto porque a Motorola, que hoje pertence ao Google, lançou aqui no Brasil dois celulares novos com especificações bem modestas e promessa de atualização para a próxima versão do android (5.0?), como é possível averiguar no próprio site da motorola:
http://www.motorola.com.br/consumers/Motorola-RAZRD1/m-RAZR-D1,pt_BR,pd.html?selectedTab=tab-2&cgid=mobile-phones#tab
Tanto o D1 como o D3 vão receber actualização para Android 4.2, não para 5.0.
Julgo que seja 4.2 uma vez que ambos vão sair com Android 4.1, não prevejo que façam logo o salto para 5.0.
DSC la mas se ele tiver um talho sabes a que dia vem a carne fresca? Nem todos sabemos de tudo 🙂 compreende que tecnologia é usada por todos os tipos de utilizadores…
Excelente publicação, parabéns PPLWARE.
Estou muito curioso para ver as novidades do Android 5
Pela questão do desenvolvimento de aplicações Android e pela questão pessoal, logo que tenha oportunidade comprarei um Smartphone ou tablet com Android 5.
A google fez bem em adiar o lançamento do Android 5 porque ainda existem muitos dispositivos com versões 2 e 3.
Por outro lado, mais vale amadurecer a versão do que a lançar verde.
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
A meu ver o android é um sistema muito completo com grande capacidade de nos fazer apaixonar por ele devido as facilidades que ele nos pode trazer, e cada vez mais nos trás, no dia a dia. Com a quantidade de sensores que por exemplo o s4 vai trazer e o poder gráfico e do hardware dos equipamentos de top só podemos imaginar que as possibilidades para novas aplicações que poderão aparecer subiram exponencialmente.
Acho que se a Google investir forte na gestão de hardware, segurança e fluidez tem tudo para deixar a concorrência a milhas. Duvido que isto acontece já na versão 5 mas com o tempo vai melhorar cada vez mais.
Irá também ser lançado o Google Babble com o “Key Lime Pie”, o serviço que junta Voip, IM e chamadas de video.Este sempre foi um calcanhar de Aquiles para a Google,tendo vários serviços de comunicação separados que não funcionam entre si.
Rumores : perfis personalizáveis, seleção de múltiplos contatos, redeem codes, combinação entre Android OS e Chrome OS, guest mode.
Uma coisa que a Aplle faz bem é a integração entre o sistema móvel e os computadores. Ai penso que o Google com o Key Lime Pie vai dar um grande passo nessa combinação que agradará a todos nós consumidores.
Error: x-Aplle v-Apple
iPhone é mais vulnerável que Android, Windows Phone e BlackBerry juntos…
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/04/iphone-e-mais-vulneravel-que-android-windows-phone-e-blackberry-juntos.html
LOL Impressionante estes comentários.
Esta informação remonta a 2007. Ou seja, estes dados foram recolhidos quando ainda nem Android nem Windows Phone haviam.
1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010).
E as falhas encontradas foram para fazer Jailbreak.
“(…) os cibercriminosos não conseguem chegar aos usuários por meio da iTunes App Store e precisam se esforçar mais para encontrar falhas de segurança do iPhone. (…)
Já o Android, por exemplo, é uma plataforma aberta, o que torna mais fácil para os criminosos atacarem o sistema diretamente. (…)”
Eu sei o que Não se pode esperar do Android 5.0 Key Lime Pie!!!!!!!
ATUALIZAÇÃO para telemóveis e tablets anteriores
É com estas e com outras exigências que lá se vai a velha tese da unificação de plataformas nos equipamentos antigos, que se bem recordo a própria Google tinha referido no lançamento da v.4 como sendo a versão que iria colocar todos os equipamentos a correr a versão mais recente, trazendo consigo as bem abençoadas melhorias de segurança que aterrorizam versões antigas e que todavia circulam como 1.5 e 2.1 (e não só). Com a elevação das exigências de hardware, que ate bem pouco tempo a própria google referiu isso numa das suas intervenções publicas alegando que para a nova plataforma, só quem não tivesse o hardware mínimo iria ficar limitado a algumas funções, mas vemos agora tal teoria vista em pratica como impraticável.
Se a Canonical oferecer uma versão na qual possa ser instalada em quaisquer dispositivo inclusive nos antigos, esta será ao meu ver uma machadada forte na Google, e na possível escanção de dispositivos a abraçar esta nova plataforma, e ganhar uma boa fatia no mercado dos smartphones. Caso a Canonical assim o faça estarão a mais um paço do sucesso a nível mundial e poderemos em breve assistir a uma reviravolta drástica no cenário dos S.O nos dispositivos moveis, caso contrario, continuaremos a ver dispositivos antigos a não só a serem abandonados em prol do consumismo.
Isso é um contra senso, então querem um SO que tire proveito de todo o potencial de hardware e depois querem que um S3 ou S4 (por exemplo) tenham a mesma versão que um smatphone de 1Gz de 500MB de RAM?
nao sejam fanáticos se querem um SO BOM então terão que ter um smartphone com BOM hardware.
Se querem um smartphone razoavel para nao gastar tanto dinheiro então é óbvio que nao poderão ter um SO custumizado para tirar partido de hardware topos de gama
Meu caro “LOL”
O meu raciocínio é com base naquilo que a própria Google anunciou a tempos na sua unificação dos dispositivos numa única versão da plataforma.
Quanto as questões de hardware, o que é o hardware tem a ver com a segurança da plataforma????.
É isso que esta em causa, as falhas graves que plataformas antigas apresentam e que todavia circulam criando um vasto universo de dispositivos sujeitos a malware, que pode comprometer para alem de dados a própria privacidade e segurança do utilizador.
Quanto ao Hardware meu caro LOL, neste momento tens equipamentos com Dual-Core que nunca (e caso todas as previsões deste artigo venham a ser verdadeiras) vão ter uma rom cozinhada por ninguém com o novo Key Lime Pie, a menos que a Google queira ou o fabricante a lance, assim como também não acredito que um utilizador comum necessite de tanta capacidade de processamento num dispositivo móvel que justifique um Quad-Core.
Bom artigo.
Ainda há muito onde ‘polir’ neste OS.
Há melhorias de performance que poderiam ser introduzidas, já para não dizer de otimização de bateria.
Mesmo os tlm de gama alta têm lags hoje em dia.
Eis dois projetos que ‘sigo’:
Greenify
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2155737
CrossBreeder
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2113150
Este compila uma série de melhorias:
PimpMyRom
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1908269
As versões do android seguem o abecedário
C-Cupcake
D-Donut
E-Eclair
F-Froyo
G-Gingerbread
H-Honeycomb
I-Ice Cream Sandwich
J-Jelly Bean
K-Key lime Pie
O que acontecerá depois do Z
Fim do mundo.
O fim do mundo foi a 12-12-2012
🙂
Só espero que saia para o Galaxy Nexus.. mas cheira-me que devido a limitações de hardware não vai sair 😐
Isso é um contra senso, então querem um SO que tire proveito de todo o potencial de hardware e depois querem que um S3 ou S4 (por exemplo) tenham a mesma versão que um smatphone de 1Gz de 500MB de RAM?
nao sejam fanáticos se querem um SO BOM então terão que ter um smartphone com BOM hardware.
Se querem um smartphone razoavel para nao gastar tanto dinheiro então é óbvio que nao poderão ter um SO custumizado para tirar partido de hardware topos de gama
Eu espero que com esta versão procurem minimizar a fragmentação de versões entre telemoveis e o fraco suporte aos telemoveis de baixa e media gama.
Sim eu compreendo que um telemovel de baixa gama tem hardware limitado, mas isso não deve ser desculpa para não actualizar o sistema mas sim para o adaptar e optimizar a todos os dispositivos em geral.
Ainda estou à espera do 4.0 ou 4.1 para o meu Samsung Mini 2, prometido à mais de meio ano.
Mais não estamos falando de um mundo perfeito onde “os grandes” pensam “nos pequenos” de uma forma igual….estamos falando de um mundo capitalista onde o dinheiro fala mais alto e “quem pode mais chora menos”. :'(
Meu RAZR D3 que nem chegou ainda provavelmente não vai receber esta versão? 🙁
E eu que tinha ouvido dizer que receberia a próxima atualização, mais de qualquer forma tudo bem, ninguém mandou eu ser pobre HAHAHAHAHAHA.
Parabéns pelo artigo, acompanho diariamente o pplware \m/
para aqueles que dizem que o android 5 não vai sair para galaxy nexus devido ao hardware, pois nao acreditem nisso, pois para quem ano sabe o Acer B1 tem 512mb ram e processador dual core de uma marca qualquer, e tem de origem o android 4.1.2!!!
por isso o android tem é que ser optimizado e ter boa vontade por parte da empresa em lançar, o GNX é o telemóvel com mais suporte pela comunidade actualmente, a google de certeza que não vai deixar assim para trás um telemóvel destes tendo em conta também que o ubunto esta ai para complicar e ainda por cima apresentou o seu projecto no GNX, na jóia da google, acho que o NX4 não esta a ter tanto sucesso como o GNX da Samsung.
🙁 Porque será que geralmente não há uma resposta para as minhas questões?
Respondido em cima 😀
Vamos ver como os fabricantes “reagem” com a nova versão e como será a integração dos vários serviços Google. (Talk, Plus, Mail, etc).
Só espero que saia para o Galaxy Nexus. Isso de requerer um cpu quad core acho que é exagerado.
Primeiro dizem que é mais leve com o 4.2 para não comprometer a performance e depois requer um quad core.
Eu com stock 4.2.2 no meu GNexus consido uma fluidez superior a S3 a nível de navegação de launcher. Acho crime a Google não lançar o 5.0 para o GNexus.
Mesmo que não o faça é uma questam de dias até aparecer uma excelente ROM que o faça
Espero que disponibilizem para o Nexus S! Alguém sabe se sim ou não?