O barato smartphone Moto E supera o caro Galaxy S5
No segmento dos smarthones é muito comum comparar equipamentos, especialmente os da mesma gama. Seria de certa forma injusto proceder à comparação de um equipamento “barato” com um “caro”, até porque, numa primeira análise, saberíamos, tendo em conta as especificações, que o equipamento de gama alta ganharia em todos os aspectos.
Mas será bem assim? Não poderá um equipamento barato superar um equipamento caro?
A demonstração em vídeo que está disponível online põe lado a lado o potente Samsung Galaxy S5 com o “básico” e recente Moto E da Motorola.
Smartphone Samsung Galaxy S5
O flagship da Samsung, o Samsung Galaxy S5, é considerado actualmente como um dos mais potentes do segmento Android. Apesar de seguir o design dos seus antecessores, o novo S5 vem com um sensor biométrico, um sensor para avaliar os batimentos cardíacos entre muitas outras características interessantes que serviram para conquistar os utilizadores em todo o mundo tendo a marca informado que foram vendidos 10 milhões de equipamentos em apenas 25 dias.
Resumo das especificações Samsung S5
- Ecrã: Super AMOLED 5.1″, resolução FullHD 1080×1920 (432ppp), Corning Gorilla Glass 3
- Processador/SoC: Qualcomm MSM8974AC Snapdragon 801 Quad-core @ 2.5GHz (GPU Adreno 330) RAM: 2GB
- Memória interna: 16GB/32GB
- Câmara traseira: 16MP, Flash LED, vídeo 2160p@30fps / 1080p
- Câmara frontal: 2MP, vídeo 1080p@30fps @60fps
- Sistema Operativo: Android 4.4.2 KitKat
Smartphone Moto E
O novo Moto E destaca-se pelo preço e pelo conjunto de especificações. O equipamento vem com um ecrã Gorilla Glass 3 de 4,3 polegadas, que oferece uma resolução de 960×540 e traz um processador de 1.2 GHz Qualcomm Snapdragon dual-core. O equipamento vem também com um 1 GB de RAM, 4 GB de memória interna (expansível através de cartão micoSD) e tem suporte para Dual SIM.
Resumo das especificações do Moto E
- Ecrã Gorilla Glass 3 de 4,3 polegadas (anti-dedada)
- Processador de 1.2 GHz Qualcomm Snapdragon 200 dual-core
- RAM: 1 GB
- Memória de armazenamento: 4 GB
- Câmara traseira:4 Mpx (2592 х 1944 pixeis)
- Bateria: 1980 mAh
- Dual SIM
- Sistema Operativo: Android 4.4.2 (KitKat)
Samsung Galaxy S5 vs Moto E
Tendo em conta as característica, facilmente apostaríamos o Samsung Galaxy S5 para vencedor num teste de performance. Ao nível do CPU/SOC, o Galaxy S5 vem com um quad-core a 2,5 Ghz enquanto o Moto E vem apenas com um Dual-Core a 1.2 GHz. Além disso há também a destacar o dobro de memória RAM do S5 comparativamente ao Moto E.
Além do hardware, há uma grande diferença relativamente ao software e a surpresa passa por aqui. O S5 vem com a “pesada” e artilhada interface TouchWiz enquanto o Moto E adoptou por uma interface mais simples, leve, com poucas modificações relativamente ao “Android puro”, mas que oferece uma desempenho fantástico.
Para perceber toda a diferença, basta que vejam a comparação apresentada no seguinte vídeo:
Nota: Para quem não quiser ver o vídeo todo, pode posicionar no minuto 2:20 onde começa a verdadeira comparação.
Como vimos, o software tem muita influência na performance do sistema. Tal comparativo não quer dizer que Moto E é superior ao Galaxy S5, mas a verdade é que neste aspecto as vantagens de ter um sistema Android quase puro marcam a diferença. Não será esta o caminho que a Google quer seguir adoptando o programa Android Silver?
Via | 9to5Google
Este artigo tem mais de um ano
já se pode comprar esse moto E cá em portugal ? ou mandar vir dentro da UE?
Deves arranjar na Amazon espanhola sem problemas 🙂
Já tem na amazon.co.uk em pre-order por 90£ +/- , estou a ponderar comprar um, sempre gostei de Motorola, não gosto muito de android, mas este talvez seja a razão para volta a usar android.
Ja comprei um aqui em Inglaterra para a minha namorada e custou-me 69£. Estava a pensar que fosse mais caro. E um aparelho com uma qualidade boa e o Kitkat puro da-lhe um desempenho que tomara muitos Smartphones da gama media ter.
A motorola Moto E superou os Galaxys da gama de entrada e ate mesmo alguns de gama media. Parabens, Motorola!!
Notícia a seguir…
http://www.movilzona.es/2014/05/21/nuevos-bq-aquaris-e-con-procesadores-mediatek-octa-core-y-android-kitkat-de-serie/
Não é novidade nenhuma que o touchwiz é uma overlay bastante pesada. Talvez a Samsung deva investir em simplificá-la e torná-la mais leve. No entanto muitas das funcionalidades da série Galaxy e Note dependem bastante da framework do Touchwiz.
No meu caso pessoal, não tive qualquer problema em fazer root ao meu antigo Galaxy S3 e instalar uma custom ROM sem touchwiz, no entanto no Note 3, talvez devido aos 3Gb de RAM, não noto qualquer problema de fluidez revisto neste video e pela primeira vez não me sinto tentado a fazer root e a usar uma ROM sem Touchwiz. Outro motivo passa pelo facto de as funcionalidade da S Pen estarem totalmente dependentes do TW, mas isso são outros assuntos.
Outra coisa que não deixei de reparar foi que no SGS 5 pareceu-me estarem instaladas muito mais apps e a galeria tinha muito mais fotos. Isso poderá ser o motivo para demorar um pouco mais a abrir a galeria por exemplo.
Mas isto só vem demonstrar o que se tem dito, smartphones com stock Android são rápidos e fluidos, contrariamente ao que muita gente diz quando afirmam que o SO da Google é “laggy”.
No entanto, é de enaltecer o facto do Moto E ter uma performance brilhante tendo em conta as specs e o preço. Sem dúvida uma excelente compra para quem tiver um orçamento mais apertado. É esta sem dúvida a beleza do Android, escolhas para toda a gente!
E são este tipo de comentarios que vale a pena ler, ao contrário das muitas vezes ridiculas comparações apple/android que se vê por aí.
Relativamente ao comparativo, realmente a noção de arrastamento (“laggy”) é notória. Uso um G2 e quando o comprei fiquei um pouco apreensivo, supostamente com as specs que tem era para obliterar qualquer tipo de arrastamento e correr suave, mas acaba por vezes por se notar um certo arrasto no início de apps, galeria camera e afins.
Coloquei uma rom limpa, notava-se perfeitamente a melhoria na fluidez, mas acabei a não conseguir passar sem muitos dos tweaks que a rom original proporciona.
Isso foi uma das coisas que na altura me fez fazer root ao GS3 e mudar de ROM, na altura para a AOKP. Com a stock ROM muitas vezes tinha redraw do launcher do Touchwiz o que me irritava profundamente. Simplesmente o SO matava o launcher para dar mais RAM a outras apps que eu abria. Felizmente no Note já não acontece nada disso, por isso consigo perfeitamente usar o Touchwiz sem me chatear e as features que adiciona com as funcionalidades da S Pen são algo suberbas. Outra motivo é o facto de estar a correr o Kitkat e se fizer root activo o knox para 0x1 e lá se vai a minha garantia :/
Este vídeo mostra uma realidade que é a das pessoas irem só atrás da performance Pode ser que agora algumas pessoas emtendam bem porque é que os iPhone’s são tão rápidos e não precisam do CPU xpto ou 2 gb de RAM. Só pé aqui se vê bem a quantidade de porcaria e o mau trabalho que a samsung apresenta neste S5, ainda por cima nem uma empresa de software são.
Já agora gostei da desculpa das app’s e das fotografias em maior número no S5 para justificar o atraso. A meu ver até fica mal, com o preço do S5 compra-se quase 6 moto E
Não vejo a relevancia de comparar um S5 com um iPhone. Um iphone corre uma arquitectura diferente, num SoC modificado por eles com um sistema inteiramente desenhado de raiz para aqueles dispositivos. O S5 é rápido q.b. para o dia a dia e se quem anda no mercado achar que não pode optar por qualquer outro dispositivo.
Sim o touchwiz é pesado mas também adiciona muitas features que não estão disponiveis nativamente no Android. Ao fim do dia é a escolha entre fluidez total e poucas opções, contra sacrificar um pouco de performance e ter um software recheado de opções.
E não é desculpa nenhuma o facto da galeria demorar mais um pouco a abrir com mais fotos em cache. Aliás estou curioso para saber se o Moto E manteria o mesmo tempo de abertura da galeria se tivesse 100+ fotos em cache.
A relevância é essa mesmo. Se fosse a Google a fazer as modificações para cada fabricante se calhar o S5 não era tão “lento” comparado com um andróide de baixa gama. Se não sabem, porque não são uma empresa de software e não têm de saber, podiam adoptar a política da motorola, que por sinal até pertencia a um gigante de software, e não modificavam o software com features que servem mais para vender telefones que outra coisa. Também eles podiam trabalhar o Soc a fim de melhorar e ajustar a performance com a tralha que lá colocam, mas nem isso se dão ao trabalho.
Ok. Diga-se o que disser e cada um tem a sua preferência, mas gostos à parte e sem criticar a marca A ou B este vídeo não deixa de ser interessante. Acho que a motorola ganhou muito em pertencer à Google. Foi sem dúvida uma mais valia e a opção de colocarem o andróide nos seus equipamentos sem máscaras também está andar os seus frutos.
Concordo com o User cams, este sim é um comentario com pes e cabeça,nao fala mal nem bem fala a verdade,toda a gente sabe que o touchwiz é o grande problema da samsung mas mta gente prefere ter um bocadinho de lag e continuar a usar o touchwiz eu posso dizer que tambem tem a ver com as animacoes e transicoes que a samsung tem quando se abre uma aplicacao,se tirarmos isso tudo,vamos ter um Touchwiz mais basico mas tambem mais rapido.eu como gosto das animacoes nao me importo mto com este touchwiz,depois compensa em outros campos,maquina fotografica ecran.etc.
Exacto. Pessoalmente, neste momento, prefiro a ROM stock a correr touchwiz com todas as funcionalidades que adiciona ao Note 3 do que uma ROM ligeiramente mais rápida mas despida da excelente camara, das funcionalidades da S Pen, da Samsung store que volta e meia faz grandes promoções, etc.
Os meus parabéns pelo comentário!
Concordo contigo, o S5 parece ser o telefone pessoal dele enquanto o moto E um telefone limpo e novo. Na minha opinião(não tenho nem o moto e nem o s5, apenas alguma experiência com android) acho que isso influenciou bastante a performance do s5!
Hum que comparação é essa.Ai só se vê o tempo que os smartphones demoram a abrir umas referidas aplicações.Gostava de ver era aplicações de processamento.alias o moto E já poderia ter tudo aberto em background que tornaria mais rápido a sua abertura.
Para quem quer dar uso apenas da performance e sacrificando o resto, esta uma excelente opção low cost 🙂
Comprem, comprem, que se precisarem da garantia estão bem lixados. Tenho um Moto G que funcionou durante 15 dias, depois avariou. Tive de enviar para a loja em espanha para ser arranjado (em portugal não há assistência, e a assistencia em espanha nao aceita o telefone se o enviarem diretamente para eles), disseram que tinha apanhado água e por isso o arranjo não estava coberto pela garantia e eram 80€. Nunca o telefone apanhou humidade sequer (pelo menos nas minhas maos). Fui bem entalado fui. Fica o aviso. Realmente o Moto G é um belo telefone, mas a qualidade é uma m**** e a asistencia da motorola nao vale nada.
Talvez o problema seja mesmo teu ou a tua história não esteja bem contada, pois a minha namorada comprou um Moto G e aquilo é magnífico! Deixa o meu Galaxy Nexus ficar mal.
A historia dele pode estar bem contada…
A marca nunca quer assumir ou tenta não assumir responsablidades…e no caso de existirem shifta para o comsumirdor…é tipico…
Essa board pode ter apanhado humidade mesmo na fabrica onde foi produzida….ou então a pessoa pode viver perto do mar, ou numa zona do globo com muita humidade, mas isso não quer dizer que tenha sido a pessoa a estragar o telemovel!
Ou a submeter o equipamento a liquidos…um dos problemas das equipas tecnicas é que trabalha la com cada repolho…muitas vezes incapaz de utilizar a cabeça para pensar, e preferem deduzir uma opção mais favoravel para o estrago do equipamento…enfim.
Ele foi feito para ser usado, caso contrario ninguém o compraria…
Concordo contigo Tiago. O Moto G é incrivelmente bem construido e muito muito rápido.
Lol, eu comprei um queimou a carregar, mandaram um totalmente novo, assistência 5* arranjaram o problema em um par de e-mails.
Tenho um moto g. Já o deixei caír de ecrã para baixo no cimento, para dentro de uma poça de agua (provavelmente a pior situação possível) e nem um risco no ecrã tem. Depois investiguei e vi que o moto g tem uma nanocamada protectora nos seus componentes internos. Houve mesmo quem o submergisse totalmente durante meia hora, e ele continua a funcionar. Melhor compra que eu fiz.
Provavelmente apanhaste uma unidade defeituosa (acontece em todas as marcas, inclusive a apple) e foste é lixado pelos gajos da assistência. Comprar coisas importadas é sempre um risco.
Eu tenho um S4 e quatro dias depois de o ter comprado fiz root e instalei uma ROM completamente diferente. Realmente, todo o bloatware que vem instalado pela samsung é horrivel (nem quase todo – a maquina fotografica é genial) e se incluirmos as apps dos operadores, ainda pior e isso tem influencia no desempenho do telemovel – Mas uma das coisas (alem de outras) que fez optar pelo S4 foi o tamanho do ecrã. Para ler é bastante bom.
Eu acho que a comparação seria mais válida de ambos tivessem o mesmo Android – mas a Samsung não ia lançar um telemovel , ou uma versão de android mais “pura” ?
Cumprimentos
Amigo Bruno, já somos 2 também tenho o S4
grande maquina por 359€ 😀
Boas Tb tenho um S4 qual o ROM que instalas-te??
Deve estar para breve o S5 Google Play edition.
Luis M, apenas porque tu tiveste um problema não quer dizer que o equipamento não tenha qualidade. Não deixa de ser relevante a questão da assistência técnica, mas não é nada que já não se tenha passado com outras marcas (Nokia e a humidade, ring a bell?).
Apenas por comparação, tenho um colega com um Moto G há meses e não teve problema algum até à data. Mas lá está, um caso não são casos
é só uma prova que “specs” não interessam muito.
O que é preciso é um sistema eficiente para aquele hardware. é isso a marte dificil 😛
*parte
hehehe
também não te enganas-te…marte é uma conquista dificil 😉
Realmente as specs importam, mas o software se for bloated, estraga tudo…
ai a azia, como diz o outro QUIM BEJA.
isto é tudo muito giro a abrir apps e etc, mas no multitasking, handling de apps mais pesadas etc o moto E apanha uma abada
E era suposto apanhar uma abada, basta ver o preço.
Mas devia apanhar uma abada sempre, e não só em alguns testes…
Pois mas um Nexus 5 custa metade do Iphone 5S, e o Iphone também não dá abada em tudo apesar de custar o dobro…
Pois, custa metade, não metade da metade! LOL!
Mesmo assim, o 5S é mais rápido.
https://www.youtube.com/watch?v=UPk1B1bxUPg
Se não fosse o boot-test (irrelevante, estão sempre ligados), o 5S ainda dava mais abada.
Simplesmente, iOS é mais rápido, não há volta a dar. Com telemóveis novos, é dificil de ver, mas com “charutos velhos” nota-se bem a diferença de optimização do iOS.
O Iphone 5s deveria ser o dobro mais rápido, pois custa o 2x mais! Mas não o Nexus comporta-se de forma exemplar, para mim um dos melhores smartphones da atualidade.
Não vale a pena vires com balelas do ios que todos nós já sabemos disso tudo
https://www.youtube.com/watch?v=aAqJty3eGhE
O iOS pode ser mais optimizado, mas a relação qualidade/preço está (muito) mais optimizada no nexus 5 😉
Mas quem é que hoje em dia compra telemóveis Samsung?
Eu. Comprei um SGS 3 quando saiu e agora troquei por um Note 3 e estou ainda mais satisfeito do que o que estava.
Mas isso é porque te satisfazes com pouco.
Então, o teu telemóvel, o mais caro da Samsung em “list price” é mais lento que um Moto E, o mais barato da agora Chinesa Motorola?
Fouuuuuu…
Eu acho que deviam esquecer a Google, e passar a Samsung para a marca mais valiosa!
Não me interessa o que achas. Eu tenho escolhas simples, escolho sempre o melhor. Smartphone? Note 3. Tablet? iPad 3. MP3? iPod touch 4G e iPod Classic. PC? iMac a correr windows em bootcamp.
Deixa que te diga que já todos nós sabemos que és “biased” e que não vês mais nada a frente além da Apple, mas o teu comentário foi muito triste.
E o meu smartphone é um Note 3, não é um S5 que aparece no video. Porque aposto que o Note 3 destruia o Moto E em performance.
Como é que o Note 3 é mais rápido que o S5? Não tem CPU inferior?
Acho que esse Note 3, se calhar, não é o melhor, apesar de ser o maior, ou dos maiores…
Mas sou só eu…
http://imgur.com/qws5QuH
Essa da marca mais valiosa ficou-te mesmo trancada na goela Nelson! Engole lá o sapo, que parece-me que foi só o primeiro de muitos… 😀
Pelos vistos muita gente.
Tenho um SGN 3 e, passados 7 meses, não me arrependo em nada.
Os mesmos que passam o domingo a visitar as lojas chinesas…;)
Ehehehe 😀
AHAHAHAHAHAHAHA
Quem usa sabe que tem muitas coisas boas, alguns defeitos mas no final muitos gostam das mariquices que trazem. O muito do software que a samsung tras têm grande qualidade mas claro depois o telemóvel fica sempre um pouco mais lento que stock.
A galeria todos sabemos que sempre foi o calcanhar de Aquiles da samsung já desde o S1.
Esta noticia não espanta ninguém que já o moto G ganhava em vários aspecto. A motorola tem feito um grande trabalho a optimizar os seus terminais. E mais uma vez prova que SO laggy é culpa das marcas e não do android em si.
Espero que quem só escrevia disparates sobre este assunto abra os olhos.
Qualidade face a quê?
É melhor que o da Google?
É que se for, se calhar considero experimentar, e ponho logo o meu iPhone nos Usados Pplware!
Esse ChatON deve ser um espetáculo!
Não faças isso que perdes quase 200 aéreos…
O título do artigo não tem nada a ver com a realidade…
Claro que o S5 é superior. O que interessa não é apenas a velocidade… Enfim…
(não tenho nenhum Samsung nem sou defensor da marca)
mas… mas… o s5 tem mais 2 cores e o dobro da ram!!!!
Por acaso discordo. A velocidade é o que mais interessa. O resto é conversa. Todavia, se ele continuasse a fazer o teste, o GS5 iria começar a ficar mais rápido que o Moto E, porque tem mais ram e não tem de estar a gerir quais programas tem de fechar em cada vez que abres um novo. Ainda assim, não justifica uma discrepancia de 6x o preço.
As pessoas esquecem-se que certas coisa são muito bonitas e muito engraçadas para mostrar aos amigos no café…
Depois esquecem-se que são dispositivos móveis e que é importante:
a) duração de bateria previsível e adequada
b) privacidade em caso de roubo ou extorsão
c) performance imediata sobre qualquer situação
“O barato smartphone Moto E supera o caro Galaxy S5”
“Como vimos, o software tem muita influência na performance do sistema. Tal comparativo não quer dizer que Moto E é superior ao Galaxy S5, mas a verdade é que neste aspecto as vantagens de ter um sistema Android quase puro marcam a diferença.”
Titulo que ludibria quem não lê o artigo todo 😉
Titulo muito pouco coerente com o texto 🙂
Titulo 100% coerente com o texto, já agora o titulo não faz a noticia deixem de embirrar com os títulos.
Se pegares num artigo/noticia por melhor que ele seja o titulo nunca te faz perceber o mesmo na integra.
Boa tarde,
Acho que deveriam fazer uma comparação HTC One (m8) vs S5.
Acho as costumizações da Samsung muito fracas e feias, o Sense da uma coça no TouchWiz.
Mas são opiniões.
Cumprimentos
Ora nem mais não foi por acaso que M7 foi considerado o melhor smartphone de 2013 na CES 2014.
Por acaso este vídeo não me trouxe novidade nenhuma, eu tenho a mais de 1 ano um Huawai Ascend P1 dual core 1.5Mhz que passei para a minha esposa, e faz exactamente isso contra o meu Galaxy S4, porque também trás apenas uma ROM básica da android,a performance em abrir as aplicações todas muitas vezes é igual e as vezes até mais rápido.
Mas falta o resto, qualidade imagem, qualidade vídeo, qualidade ecrã, própria qualidade smartphone, e velocidade a navegar na internet é mais rápida no Galaxy S4, entre outras funcionalidades que o Samsung S4 tem que o meu Huawei não tem, e isto tudo se paga, também se pode fazer um comparativo do Motorola Moto E assim como o meu Huawai Ascend P1 contra os outros smartphones todos topo de gama que o resultado vai ser exactamente o mesmo, mas isto não chega para tudo, muita coisa esta em causa, que simplesmente faz aumentar o seu valor em relação a este Motorola Moto E.
Acho que o conceito desta noticia é mostrar que o android não precisa de muitos recursos para ser super fluido como dizem.
Tambem pode ser para alguns, concordo.
Boas
Esta conversa está animada.
Não faz sentido nenhum comparar um S5 como o Moto E.
Seria o mesmo que experimentarem fazer um tour pela europa dentro de um Citroen C3 ou numa auto-caravana com todas a comodidades.
O moto E até pode abrir a Camara mais rápido, mas e as Fotos?
O moto E até pode ser rápido a fazer scrol na net, mas e o multitasking?
Enfim, darem-se ao trabalho de fazer estas comparações é ridículo, e vamos ver as próximas comparações do moto E com os LG 40 e 70, os BQ E45, ods Wiko Rainbow, e talvez o moto E fiq
… fique para trás.
Este tipo de comparações só produzem ruído sobre conversas sérias.
Claro que acho que a Motorola tem feito um bom trabalho nos smartphones low-cost, contudo é isso que eles são.
Também quero dizer-vos que é um insulto vender um aparelho deste tipo por 600 Euros, não merece, por isso Marcas elitistas como a Apple não me levam um tostão.
Uma comparação que não consigo concordar.
Basta ohlar para uma coisa simples, resolução do ecrã:
– S5 com 1080×1920
– MotoE com 540×960
É uma enorme diferença que vai afectar a performance drasticamente.
E não vou falar de mais nada que será subjectivo, mas nem sei como é que ninguém falou ainda na disparidade das resoluções…
Pela mesma lógica tem as disparidade do processador.
A disparidade de resoluções e tão díspar como a capacidade de processamento e memória.
Uma compensa a outra. As roms samsung é que são fracas.
Tenho 1 S4 …
É tudo verdade.
Tal como eu disse, nem vou falar de outras coisas disparidades.
Concordo perfeitamente que o Software da Samsung se aproxima mais de crapware do que de um SO, nada é melhor que a experiência android puro.
Tenho um Nexus4, nunca gostei da Samsumg, nao estou a defender nada, apenas discordo da comparação que é claramente sensionalista e pouco informativa.
Regra de Ouro,
nunca gastar mais de 300€ num Android, existe sempre alternativa mesmo que não seja novo, em 2a mão e já a esses preços, isto se quisermos ser muito esquesitos e comprar Samsung ou Sony ou algo assim.
Se queremos o mais recente e mais afinado é Nexus (futuramente Silver), se queremos simplesmente um bom Android, tem marcas XIAOMI ou mesmo os ONE PLUS (a haver stock ou a conseguirem realmente comprar)
Nunca comprem novos Samsung por exemplo é desperdicio de dinheiro, não digo isto como fan de qq coisa, nem mto menos hater, simplesmente é uma questão de analisar os preços dos mesmos passados uns poucos meses. É como comprar Gráficas para PC, compensa sempre sempre comprar em 2a mão, qualidade/preço super vantajoso pois ha muito cromo a comprar novo e a querer trocar/vender quando sai um modelo um pouco melhor. É como os carros querem sempre dizer q tem o melhor.
Android é mto bom, mas é preciso saber o que comprar e gastar
isso é uma ideia errada, quando gastas 300e num xiaomi ou one plus, poupas o dinheiro na compra, mas depois quando quiseres trocar de telemovel, vais arrumar esses telemoveis na gaveta que ninguem te pega neles.
Ao passo que samsungs, e apples ao fim de dois anos ainda consegues recuperar parte do investimento. Eu tive um s2 comprei o novo por 380e, vendi o quase dois anos depois sem garantia por 185e, tive um topo de gama por 195e. Por isso vai dar ao mesmo, e tens uma marca que te garantias.
quanto ao artigo em si, realmente nao se admite que o s5 perca em qualquer circunstancia para um telemovel de gama baixa. A samsung devia rever algumas coisas.
Mais um artigo que nao serve para nada… a qualidade do pplware esta cada vez pior…
Samsung S3 vs Wiko Darknight, Wiko fica à frente e são mais de 200€ de diferença.
MKT diz tudo. Ou então talvez não diga de muito, depende do ponto de vista.
Gosto do teste de abrir a galeria… o moto E tem um álbum criado … óbvio que é mais rápido.
Testes destes realmente valem o que valem. Mas este de certo que não é o mais “verdadeiro”