Pplware

Android também vai permitir ligações de emergência por satélite

O tema das ligações por satélite tem ganho uma relevância elevada nas últimas semanas. Com cada vez mais serviços destes acessíveis, é hora de garantir que a cobertura dos utilizadores é total e acessível em qualquer ponto do planeta.

Se sabemos que temos parcerias já firmadas, há outras que ainda não passam de rumores que ainda têm de ser confirmados. A Google veio agora garantir que está ativamente a trabalhar neste futuro e que vai chegar muito em breve ao Android.


Garantia de cobertura em todo o lado

A criação de redes de satélites como a da Starlink vieram criar novas oportunidades, não apenas para o acesso à Internet. Com a sua cobertura global, dão aos utilizadores o acesso a serviços em qualquer lugar, complementando a oferta que existe nos operadores tradicionais.

É com vista a reforçar estas propostas atuais que surgem agora acordos como os que a T-Mobile e a SpaceX criaram recentemente. Desta forma (relativamente) simples, os utilizadores garantem facilmente que não deixam de ter cobertura, graças às ligações por satélite, ainda que para serviços básicos.

Google trabalha na novidade para o Android

A Google quer estar presente neste momento e nesta novidade, assumindo assim uma posição de liderança e de inovação para o Android. A mais recente novidade veio de Hiroshi Lockheimer, Vice-Presidente Sénior da Google, focado em áreas como o Android, Chrome, Chrome OS, Play e Photos.

Do que este responsável da Google revelou, a gigante das pesquisas está já a trabalhar para permitir ao seu sistema fazer ligações por satélite. Esta novidade deverá chegar com a próxima versão do Android, para assim dar esta liberdade e esta ligação constante aos utilizadores deste sistema operativo.

Outros fabricantes querem ligações por satélite

Esta novidade vem na linha dos mais recentes rumores que surgiram sobre o iPhone 14. Este novo smartphone da Apple deverá ter esta capacidade, sendo apresentada já na próxima semana na keynote. Há ainda informações de que o Apple Watch e o modelo anterior do iPhone poderão também suportar estas ligações por satélite.

Ainda que com algumas limitações em termos de serviços, apenas com SMS ou MMS, esta é uma novidade importante. A Google garante assim que todos podem ter cobertura total e ter acesso a serviços de emergência em zonas onde os operadores atuais não conseguem garantir o seu serviço.

Exit mobile version