PplWare Mobile

Novo “buraco” no Android! 55% dos equipamentos afectados

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Baptista Batos says:

    JAZUS!

    Uma simples e aparentemente inofensiva App pode substituir outras Apps?

    Puramente ridículo!

    E ainda querem fazer parecer, a toda a força, que o iOS é “tão ou mais inseguro”… é sim…

      • Baptista Batos says:

        Ai sim? Mostra lá isso…

        Pois, é preciso o utilizador instalar certificados falsos…

        Da AppStore, é impossível…

      • Baptista Batos says:

        Ai sim? Mostra lá isso…

        Pois, é preciso o utilizador instalar certificados falsos…

        E não substituí Apps existentes.

        Da AppStore, é impossível…

        • João Pacheco says:

          Quantas vezes não instalas certificados no iPhone, desde abrir o Onavo, instalar o login automático da fon@zon, até mesmo uma aplicação instalada pela internet com perfil da Apple(como o antigo MediaBurner)…

          Se não instalas então deves usar o iPhone para fazer chamadas e quase mais nada.

          Extra: já foi provado há muitos anos atrás que o sistema que a appstore usa de revisão de software não é o mais seguro possível, podendo roubar dados pessoais mesmo que não saibas nem tenhas atribuído permissão.

          Extra 2: O jailbreak para o sistema 5.1.1(se não me engano) encontrou uma vulnerabilidade que dava completo acesso ao sistema iOS por uma espécie de backup falso; embora este tenha sido corrigido, o iOS continua vulnerável a outro tipo de exploits.(Tal e qual aos Macs, o windows tem vírus e o mac tem o dobro de exploits)

  2. night says:

    o windows phone não tem isto nem o ios. o android só tem lags, não tem updates. só virus e tal. pronto. já poupei as vossas palavras

      • Miguel says:

        O Windows Phone tem falta de apps e o IOS não tem preços acessíveis a todos. Quanto ao WP não me posso pronunciar quanto à sua fluidez, mas o IOS também tem lags. Se achas o contrário é pq só usas o IOS para fazer chamadas e enviar sms. Bem, no meu antigo Galaxy Gio também não tenho lag ao fazer isso…

  3. José Carlos Ferreira says:

    E onde se pode sacar o patch e instalar? Não vejo links para o download!

  4. sniperpt says:

    Mais uma.

    Eu continuo a achar que o pior ainda está para vir.

    Daqui a nada torna-se tão banal…

  5. Paulo says:

    O ios com jailbreak e mais seguro que android sem root. E depois ainda dizem que o android e melhor, so se for para os hackers

  6. Paulo says:

    Seguranca, fluidez, qualidade. iOs supera em tudo o android, pena o preco mas quando se ve samsungs a 1000euros sem ver um update como o note4 na 4.4 afinal o problema n e o preco mas a ignorancia de quem compra

  7. nando says:

    O android tem dado cada tiro nos pés que é obra, e está mais que demostrado que o conceito de Openness cai a cada ano que passa com o aumento das falhas de segurança.

    http://www.cvedetails.com/product/19997/Google-Android.html?vendor_id=1224

    ps: tenho um Nexus 5 e um Iphone 5

  8. Alex says:

    Hum… As apps que fazem root também são “vírus”…

    • Anónimo says:

      Depende.
      Quando o utilizador que as lança não tem permissões de root e (mesmo assim) a app é capaz de escalar as suas permissões até root então sem dúvida alguma que é um “vírus” (na medida em que quebrou o mecanismo de permissões do SO e é capaz de executar código com permissões de root).

      Agora pex. o comando de sudo está longe de ser um vírus, porque apenas se dá root a quem é suposto ter root.

  9. kekes says:

    Incrível. E ainda mandam bitaites a MS. Cada dia sai uma falha de segurança no Android.
    Isto realmente preocupar-me dado que uso Android e os fabricantes lançam 0 updates de segurança.
    Apesar de não directamente relacionado creio que isto prova que se outros SO’s tivessem a taxa de utilização de um Windows seriam um festival para usurpar a segurança.

    • Anónimo says:

      “Apesar de não directamente relacionado creio que isto prova que se outros SO’s tivessem a taxa de utilização de um Windows seriam um festival para usurpar a segurança.” — O Android é para os dispositivos móveis o mesmo que o Windows é para o PC, logo não compreendo sequer o salto que se dá aqui. Lá porque os mais populares são inseguros isso não quer dizer nada quanto à segurança (ou falta dela) dos outros, são sistemas completamente distintos em todos os aspectos.

      “E ainda mandam bitaites a MS.” — Então é isso que a geração actual chama a expor falhas de segurança. Pois então quero que todos continuem a mandar “bitaites” a todos os Sistemas Operativos que existem, já que a estratégia da avestruz nunca resolveu nada em matéria de segurança.

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Não alcanças o principal. A questão não em está em serem encontradas novas vulnerabilidades – está no processo como as actualizações chegam aos equipamentos afectados:

        – No Windows para PC – a Microsoft lança uma actualização e ela chega a todos os equipamentos (potencialmente, porque há quem não a faça – mas foram-lhe dadas condições para a fazer).

        – No Android (excepto Nexus) – o sistema de actualização é Google-fabricante-operador, em que a actualização com frequência não chega aos equipamentos, ou demora uma eternidade. Quer-se fazer a actualização e não se pode.

        Não há qualquer semelhança entre o sistema de actualização do Windows (o da Apple segue o mesmo princípio, com melhorias) com o do Android.

        Não vale a pena tentar atirar poeira para os olhos com semelhanças entre o Windows e o Android por causa do número de utilizadores – quando existe essa diferença fundamental.

      • kekes says:

        1. Só prova que só existem falhas se elas forem exploradas, e são exploradas se os SO’s tiverem suficientes utlizadores. Fala-se constantemente que X SO é inviolavel, o que se comprova posteriormente que é falso quando há interesse de quebrar a segurança deles. Ano após ano fazem aqueles concursos de hacking e os SO’s ditos “inviolaveis” assim como browsers são a maior parte das vezes vitimas de problemas de segurança.

        2. So digo isso porque em vez de andarem preocupados com o umbigo dos outros poderiam por esses recursos nos seus productos. É que ultimamente tem sido um desastre para o Android, saem problemas cada mês e muito poucos são solucionados pelas politicas que têm, e queixam-se constantemente das politicas da concorrencia. Apenas isso, que deviam arranjar soluções, coisa que muitas vezes não arranjam.

      • Safrane says:

        Pois é, mas a Microsoft corrige os erros.

        E os problemas do Windows não são tão gritantes e frequentes como este…

        Qualquer App inofensiva pode tomar conta do facebook ou da App do teu banco, câmera, etc… No root needed!

      • Kruskal says:

        Olhos que não vêem, coração que não sente…
        Se não fosse exposto o conteúdo da hacking team durante quanto mais tempo iam continuar a usar as vulnerabilidades do ios com os seus utilizadores descansadinhos com a falsa sensação de segurança? Quantas mais vulnerabilidades estarão a ser exploradas neste momento e só se saberá daqui a uns tempos? QUANDO se tornarem públicas a Apple corrige normalmente em pouco tempo (nem sempre é assim), mas já o ditado diz “depois de casa roubada, trancas à porta”. O sistema da Apple é mais eficaz tornando-se menos inseguro? Sim, os SOs da Apple são por isso seguros? Não.

  10. António says:

    Quem estiver aterrorizado com problemas de segurança, não use smartphone.

  11. Rui C says:

    O android parece um autentico queijo suíço, com tantos bugs e falhas de segurança graves.

  12. TeAr says:

    Meu querido Windows Phone 😛

  13. Zane says:

    Este comentários… Não existem sistemas perfeitos, qualquer um da concorrência tem tantos ou mais bugs que o Android.
    Android não é, nem nunca será um sistema perfeito, mas os outros também nunca serão, vai existir sempre falhas.
    A quantidade de artigos destes ou bugs, é directamente proporcional popularidade e quantidade do mesmo, o Windows é o mesmo… Se um iOS, wp ou Mac OS tivessem esta popularidade ia acontecer o mesmo, uma quantidade absurda de bugs.

  14. daiquiri says:

    Finalmente podemos ter root nos equipamentos em que não havia root! Nice

  15. Realista says:

    Ainda é terça feira… as falhas no Iphone devem vir lá para quinta.

  16. edu says:

    Ainda bem que existe o Windows phone

  17. Benchmark do iPhone 6 says:

    “A IBM notificou a Google que rapidamente lançou um patch de segurança. No entanto, há indicações que a maioria dos equipamentos infectados ainda não o receberam. ”

    Pelas alminhas, se usam Android – passem-se para os Nexus. Nos outros rezem para que o sistema de actualização Google-fabricante-operador chegue ao vosso equipamento (já nem digo, chegue rapidamente, como deveria).

    O problema do Android não está em aparecerem vulnerabilidades, porque aparecem nos sistemas operativos todos (incluindo o software de terceiros neles instalado), mais graves ou menos graves – está no sistema de actualização Google-fabricante-operador. Está a rebentar por todos os lados e não vai ser alterado, apesar das promessas vagas que surgiram, da Google, da Samsung, da LG e outros e que resultaram da pressão dos meios de comunicação social com o caso da vulnerabilidade “Stagefright”.

    • Felipe Teixeira says:

      Tens razão nisso. Eu acho que a google já devia ter feito alguma coisa, no mínimo ela ser responsável por actualizações de segurança. Ou tenta-las fazer através dos play services. Ou dividir actualizações Android, e actualizações segurança, e obrigar os fabricantes a pelo menos fazerem as de segurança.
      Até se compreende que equipamentos de 150€ não recebam actualizações, agora topos de gama ficarem expostos a riscos de segurança é inaceitável. E a tendência é aumentar o número de falhas.

      Já percebemos que as actualizações não chegam para nos fazer comprar o próximo aparelho, mas segurança não tem a ver com novas funções. Vai ser preciso acontecer desastre numa grande marca para os outros abrirem os olhos.

      • Zaark says:

        Pode-se compreender que equipamentos de 150€ não recebam? Mas quem não tem dinheiro para topos de gama é menos que os outros e pode passar bem sem patchs de segurança? Caramba, nos Lumias isso não acontece, e nos iPhones também só não acontece porque não os há novos a menos de 700€ (contas arredondadas para efeitos de conversa). Lumias a 60€ com quase 3 anos ainda recebem updates! Os seus users também são gente, muito agradecido.

  18. Beavis says:

    Meu querido iPhone 5C 😀

    • Kruskal says:

      Nem toda a gente é paranóica com a segurança. Presumo que vivas numa caixa forte e só saias à rua num blindado e acompanhado por seguranças… é que a probabilidade de seres atacado aí é maior que no telemóvel e com consequências bem piores!

  19. iSad says:

    Não sei porquê que tanto comentário (alguns hilariantes) neste tipo de noticias de androids, IOS, etc.. Mais agora o W 10 que esta em loop de reeboots em muitas máquinas devido a falha em updates.
    A Informática não é nem nunca foi uma ciência exacta!

  20. Paulo says:

    No android chama se lag no iphone animacao demorada, no android materiais fracos, no iphone materiais dobraveis, no android ha virus, no iphone ma utilizacao dos users.

  21. LG says:

    Os meus colegas sempre me disseram que o Android é muito melhor que o iOS porque é ‘aberto’. Deve ser dos buracos …

  22. Ricardo Raimundo says:

    AHAHAHA!!

  23. Relvas says:

    Com tantas falhas graves nem sei como ainda tenho tablet e telemóvel…

  24. Miguel says:

    *Grab some popcorn*

  25. Paulo says:

    Deviam era mudar o nome lolipop pra queijo suico, com tanto buraco….

  26. Joao Magalhaes says:

    Como utilizador de Android fico bastante feliz por serem descobertas todas as falhas que ele tem, é sinal que estão atentos, quantos aos outros, não se ouve falar nada, a maioria que tem os WP e IOS dizem que não tem falhas mas não acredito que não tenha e o pior é que os utilizadores não fazem ideia que falhas podem ter, pois não há noticias. Costuma-se dizer: Bem ou mal o que interessa é que falem de mim, quando não falam, algo está errado.

  27. AlexX says:

    Excelentes notícias. Apenas serão más notícias quando as vulnerabilidades forem descobertas e aplicadas por alguém com más intenções e aí sim, quando publicada já hajam efectivamente milhões de equipamentos infectados ou possa mesmo eventualmente chegar a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.