Nokia apresenta forte crescimento no último trimestre de 2017
Embora bastante conhecida pelo seu historial no mercado dos smartphones, a Nokia foi das últimas marcas a chegar ao mundo Android.
No entanto, segundo as últimas informações, o seu desempenho surpreendeu, tendo vendido mais dispositivos que algumas grandes marcas no último trimestre de 2017.
A Nokia é, certamente, uma marca que não deixa ninguém indiferente, sendo desde cedo sinónimo de qualidade e resistência. Embora muito tenha mudado desde o auge da marca finlandesa, a verdade é que essa imagem ainda se mantém na memória de muitos utilizadores.
Após um período na posse da Microsoft, a marca Nokia voltou para o seu país de origem, a Finlândia, onde agora é explorada e detida pela HMD Global, que a introduziu no mercado Android. Esta era uma ingressão há muito esperada por vários fãs da marca, que sempre consideraram que deveria ter sido a decisão da Nokia, em vez da venda à Microsoft.
Embora a Nokia fosse uma marca bastante reconhecida, a verdade é que não se esperavam grandes surpresas nos resultados do primeiro ano no mercado Android. A HMD Global apostou forte nas gamas médias e baixas, de forma a conquistar um largo número de clientes, mas os seus smartphones não pareciam ainda estar a conquistar um grande número de utilizadores.
No entanto, os resultados da Nokia foram surpreendetemente positivos, especialmente no último trimestre do ano, onde a marca finlandesa bateu algumas concorrentes bastante conhecidas. Segundo partilhou Neil Shah, da empresa Counter Point Research, a Nokia bateu-se bastante bem no último trimestre do ano onde vendeu 4,4 milhões de unidades. No total, em 2017, a marca finlandesa enviou para o mercado 8,7 milhões de dispositivos.
Talking about smartphones performance, in Q4 2017, @HMDGlobal sold more Nokia branded phones globally and is now bigger smartphone brand than following individual brands:
HTC
Sony
Alcatel
Lenovo
OnePlus
Gionee
Meizu
Coolpad
Asus— Neil Shah (@neiltwitz) February 12, 2018
Este valor permitiu então à Nokia posicionar-se acima de marcas como HTC, Sony, Google, Alcatel, Lenovo, OnePlus, Gionee, Meizu, Coolpad e Asus, ocupando a 11ª primeira posição de vendas de smartphones.
Este é uma boa notícia para a marca finlandesa, que irá atacar agora 2018 com maior confiança e com cada vez mais visibilidade no mercado.
Este artigo tem mais de um ano
Vejo com bons olhos esta nova nokia. Tlms interessantes a preços interessantes.
Mas mais do que isso, precisam de apostar forte na qualidade para reconquistar mercado.
Infelizmente não encontro nada de muito interessante
Comprei um Nokia 6, e até à data tem sido fantástico.
Num mundo de Asiáticos e Americanos, é bom ter um Europeu importante como a Nokia.
Por muito que as empresas tentem enfiar ROMS atulhadas de lixo pela goela abaixo do pessoal, tal como o tweet apagado da Xiaomi comprovou, a maioria das pessoas preferem ter um android simples e atualizado e os resultados da Nokia comprovam isso!
Força Nokia!! É bom ver que esta grande marca icónica fez a escolha certa
Eu prefiro a rom MIUI da Xiaomi!
Já reparaste que a Xiaomi não aparece na tabela? =)
A Nokia (a outra) sempre foi uma referência na qualidade dos produtos que fabricava, e não era apenas telefones, quem não se lembra, dos famosos recetores satélite S8000, sempre ligados, nem sequer aqueciam….
Depois vieram aqueles duendes da Microsoft e foi o que viu…
Ainda bem que os chinocas não seguiram da MS.
Mas dizer a Nokia é uma empresa europeia!….
Finlandia é um pais europeu. Se te informares vais ter a agradável surpresa em saber que HMD Global Oy é uma empresa finlandesa. Em funcionamento desde dezembro de 2016, a empresa desenvolve os smartphones e feature phones sob o nome “Nokia”.
Fundação: 1 de dezembro de 2016, Helsínquia, Finlândia
Sede: Espoo, Finlândia
CEO: Alemão Florian Seiche
Toda a gente anda atrás de Samsungs, mas com um Nokia de 200 euros recebi o update para Oreo hoje!
Surpreendeu-me e continua a surpreender..
Recomendo..
Só tenho a dizer o seguinte, aqui em casa há 3 smartphones, eu um asus zenfone 3, a mulher um Samsung A5 2016, o filho um Nokia 5. Acreditem, hoje o puto recebeu o android 8, 5*****. O telefone é o mais fluído dos 3. Bolas, como eu adoro android limpo.
Embora tenha os topo de gama da Samsung, há um tlm de que eu nunca me desfiz: o 5800 Express Music da Nókia. E estou a pensar comprar o Nókia 7. A Nókia foi sempre uma marca de confiança. Estúpida Microsoft que não reconheceu isso.
A Nokia só falhou por não ter posto logo Android…. por isso faliu e foi comprada pela Microsoft e mais tarde pela HMB Global que tem capitais Chineses….o Android é o sistema operativo mais usado em todo o mundo em todas as plataformas
A Nokia apostou bem, equipamentos com boa relação características e essencialmente android puro e atualizações. Claro que ainda falta melhorar em topos de gama, qualidade fotográfica, mas para primeiro ano não foi nada mau. Este ano vai ser um ano importante para percebermos se a nokia vai realmente tornar-se numa marca relevante ou não.
a Nokia foi-se abaixo depois de adquirida pela Microsoft foi o fiasco que foi, agora sim vai pelo caminho que deveria ter seguido e está a começar a ganhar força no mercado, e aprender com os erros agora tem tudo para ser um sucesso, estou á espera para ver o que eles vão lançar este ano…
Nokia é qualidade, de materiais, construção, android limpo, actualizações para toda a gama antes das outras marcas. Julgo que para o primeiro ano no android o trabalho da HMD é muito bom. Um SO limpo e actualizavel dá confiança extra aos consumidores e a prova é o recente inquérito da Xiaomi, esta a Samsung e outras podiam começar a perceber isso, ou a Nokia vai-lhes mostrar como se deve fazer um bom Telemovel.
Não dei o meu voto no recente inquérito da Xiaomi! Prefiro MIUI ao Android puro! Qualidade de materiais, construção, e sempre com actualizações ate nos modelos mais antigos! Nokia ja ensinou, agora está na hora de aprender!
Xiaomi actualizações só da casca porque versão de Android continua antiga e com falhas de segurança por corrigir
Ofereci um Nokia 5 à esposa e gostei bastante. Era gajo de comprar um para mim também.