PplWare Mobile

Microsoft matou de vez o projecto de migração de apps do Android

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Filipe Coelho says:

    Eu acho que isso tem mais a ver com a compra da Xamarin do que com o que eles dizem.

    • Lino Lisboa says:

      Xamarin não é para fazer o contrário? Construir apps multi plataforma a partir de apps windows c# ? O inverso é possível?

      • Mark says:

        Resposta da Microsoft:

        “We received a lot of feedback that having two Bridge technologies to bring code from mobile operating systems to Windows was unnecessary, and the choice between them could be confusing. We have carefully considered this feedback and decided that we would focus our efforts on the Windows Bridge for iOS and make it the single Bridge option for bringing mobile code to all Windows 10 devices, including Xbox and PCs. For those developers who spent time investigating the Android Bridge, we strongly encourage you to take a look at the iOS Bridge and Xamarin as great solutions.”

        • Miguel says:

          O Android até consegue por lento um Windows Phone…

          • Silencio dos Inocentes says:

            Tem tudo a ver com lentidão tem sempre né ? Isto é estupido para devs que queiram ter multi plataforma, inclusive WP não é uma guerra de plataformas

          • Xinuo says:

            O WP é uma lástima na multitarefa, deve ser por isso que querem Apple, pois ela mantêm os apps nas rédeas para manter a qualidade de uso dos iDispositivos. A multitarefa da Apple é bem melhor do que do WP, que está sempre “retomando….”, “demorando…”.

          • Miguel says:

            Isso é pela qualidade do sdcard. Já tive esses “retomando” quando tinha um sdcard de classe 4… Mudei para um classe 10 e melhorou de que maneira 🙂

      • Ricardo Raimundo says:

        Sim sim.. Com a Xamarin a ideia é outra. Pelo que percebi vai permitir programar em C (acho) e exportar para a plataforma universal Windows e ainda para iOS e Android. Programas uma vez e alcanças TODO o mercado.
        É uma situação em que todos ficam a ganhar e em que é preciso ser muito burro ou muito preconceituoso para não aproveitar.

        • Filipe Coelho says:

          Xamarin funciona com a linguagem C#, se bem que não deve ser difícil expandir para qualquer uma .Net.
          Xamarin não é só para Windows, iOS e Android, é também para Mac OS e Linux, porque embora houvesse o mono, convenhamos que não era grande substituto ao .Net. E essa ideia de programar uma vez e exportar para todo o lado é a ideia do Java por defeito. O Java e o C# sempre foram 2 linguagens muito iguais, sendo que o Java ganhava na portabilidade e o C# ganhava em algumas funcionalidades. Acabando com a ponte que traria aplicações em Java para o mundo do Windows Phone faz com que programadores possam preferir usar C# em vez de Java, pois estão a obter maior possibilidade de mercado.

        • Xinuo says:

          A monopolista Microsoft, que não têm expressividade no mundo mobile e que têm que correr atrás de público fica com essas estratégias ridículas. Os fanboys não dizem que é uma maravilha o sistema… Então, para que ficar emulando outras plataformas????

          Isso é ridículo. Espero que a iniciativa fracasse. Não precisamos de mais empresas monopolistas na área. A Microsoft têm 90% do desktop, então que fique por lá. Rei morto, rei posto.

      • Paulo says:

        E desta que compro um lumia sem apps e sem updates. Para isso android faz melhor ou iphone. Pensando bem vou de iphone

      • Filipe Coelho says:

        Sim, faz o contrário. Mas se tiveres a hipótese de programares em Java para Android, iOS e Windows Phone, ou programares em C# para os mesmos 3, a maior parte escolhe Java. Com isto a Microsoft consegue atrair mais devs para a sua linguagem e consegue que criem mais apps nativas para Windows Phone, garantindo compatibilidade com iOS e Android

  2. jesus jones says:

    O Windows 10 existe

  3. Miguel says:

    Mas alguma vez esteve vivo?
    Os números dizem o contrario é o OS que menos se vende… Cheguei a usar 2 semanas um equipamento(lumia 520) que a empresa nos cedeu pensei que tinha voltado a idade da pedra.
    Ao fim de 2 semanas convenci o patrão a trocar para um xiaomi, foi logo outra vida, já lá vão 6 meses e nada a apontar bom equipamento para trabalho 🙂

    • kekes says:

      À 6 meses compraram um aparelho que já tem 3 anos para a empresa? Grande compra.
      Deviam ter comprado ZTE blades para toda a empresa para manter a coerencia.

    • José says:

      Experimenta um telefone, se é que experimentou, vejo aqui imensos comentário falsos, notem-se logo. Como dizia, um equipamento de base e teve logo o azar de ter um experiência tão má! Olhe, que eu tenho todos os sistemas em vários equipamentos distribuídos cá em casa e já ninguém prescinde do WP! Nem provou por que voltou à idade da pedra, sendo o S.O., WP 8.1 tão fluido e recente, comparado com o omnipresente Andriod 4.1 ou para os mais sortudos 4.4! Costuma o povo dizer: Quem desdenha, quer comprar!

    • Miguel Nóbrega says:

      Eu volta e meia faço comentários, sempre tentando serem construtivos e sem entrar em guerras…
      Perco algum tempo a escrever em bom Português, pelo menos tento usar acentuação e nada de abreviaturas.
      Neste artigo dei uma opinião a este comentário e nunca foi publicado, já me acontece algumas vezes, não me sinto bem com isso, pois vejo comentários mesmo inúteis e mesquinhos apenas para picar utilizadores desta ou daquela plataforma e quando tento ser diferente e buscar algo mais construtivo o comentário desaparece…
      Claro que não o escrevo mais..
      O que peço é apenas mais atenção aos moderadores, porque se querem cortar cortem nos comentários inúteis (IPhone e os ISheep, WP é uma merda, Android é lag), caso contrário nem usem moderação.
      Peço desculpa pelo desabafo, chateou-me perder alguns comentários que fiz ao longo de alguns dias..

  4. manuel says:

    Acho piada que não há uma única notícia sobre o release do concorrente do directx o vulkan e a rápida adoção da indústria de videojogos a este novo paradigma….

    Ja agora umas notícias sobre o Linux vinham a calhar não?

    • anonimo informado says:

      Em Fevereiro ainda não se sabia, não era oficial, entretanto em Maio a Microsoft anunciou uma novidade que até já se sabia, mas ficou oficial.. procura a frase “Microsoft loves Linux”

  5. Filipe Silva says:

    Tanta imbecilidade junta

  6. Nandeco says:

    Finalmente foco numa só coisa para ver se anda para a frente. Apps de iOS são sempre melhores que Android por isso até pode ser uma vantagem.
    Para alem do mais já existem provas dadas que funcionam de forma fluida como por exemplo candy crush e o Figure

  7. Mark says:

    Podiam ter falado de todos os projectos. M$ não é só coisas más
    Microsoft stated:

    The Web Bridge (Hosted Web Apps) helps bring HTML and JavaScript web-based apps to the Windows Store and takes advantage of the rich capabilities of the Windows platform, such as Live Tiles, Cortana integration, in-app purchase capabilities and more. This shipped as part of the standard Windows 10 SDK in July and we’ve already seen adoption from companies such as Shazam and Yahoo.

    Project “Centennial” helps bring existing Win32 and .NET-based apps to the Windows Store and is in testing with a set of developers now. We’ll have an early iteration of the tools soon, and then we’ll expand the program and support a broader range of developers.

    The Windows Bridge for iOS (project “Islandwood”), enables developers to bring Objective-C iOS apps to the Windows Store, was released to GitHub as an open source project in August and we’ve been releasing updates to it frequently. Just last week, we released an update which included the first ARM32 preview compiler drop.

  8. Mark says:

    Já está disponível novo firmware para o 830 e mais modelos viram. Esta é a primeira fase da actualização para o W10 Mobile.

    “As we have previously reported, carrier approval will be needed before older Windows Phone 8.1 products can receive an over-the-air Windows 10 Mobile software update. However, once that is completed, Microsoft looks like it can then push out software updates to the OS without carrier approval.”

    Mas com um grande senão, é preciso ter o WP 8.1 instalado 🙁

    “Windows Insiders that would like this firmware immediately will need to recover to 8.1 using the Windows Device Recovery Tool, install the new firmware, and then update to Windows 10 Mobile once again”

  9. Paulo says:

    So um maluco compra um lumia sem apps. Quem o fez arrependeu se mas claro que aqui dizem que nao para esconder frustracao

  10. Paulo says:

    O raimundo e o celso tb trolavam a dizer que lumia era bom e afinal usam os 2 android. So rir

  11. Pedro Pedrosa says:

    Muita comichão vos faz o Windows 10 Mobile.
    Não gostam, usem outro. Fácil…
    Não percebo essa necessidade de se afirmarem do género “O meu é melhor que o teu porque eu não uso nem nunca usei esse”.
    Parecem miúdos da primária…

  12. Luis Felix says:

    Se tivesse saido uma “Ai” Coisa seria diferente..

  13. Tony says:

    Só para corrigir, em W10M as apps Android seria para emular e apps do iOS seria para portar o código

  14. Tony says:

    O pior para uma tecnologia plataforma é achar que é a melhor, é o começo do declínio. Normalmente as tecnologias mais promissoras são as que se batem. Também ouvi o mesmo do Google em 1998, “para quê, nunca vai dar em nada, ja temos o Yahoo e o Altavista”

  15. Carlos Ribeiro says:

    É por estas e por outras que vou ter que voltar outra vez para o android que até nem gosto , pois o dinheiro não chega para um IOS decente, com muita penha minha a Microsoft conseguiu acabar com a Nokia ( 1020) excelente hardware , software morto….
    Não percebo, tanta merda da parte da Microsoft , é datas adiadas, é updates que afinal já não vão ser, etc,etc para um sistema que é insignificante comparado com os outros dois, nem as empresas lhe ligam pois quando criam apps é como se a microsoft não existisse.
    Se eu fosse CEO da microsoft agia mais e prometia menos, parece-me que de facto a microsoft quer acabar com a divisão dos telemóveis pois todo o seu comportamento aponta nesse sentido( venda das apps próprias).
    Como disse tenho pena mas vou partir para outra que esta está morta…..

  16. Carlos says:

    Faz sentido, tendo em conta a oferta que a Microsoft tem.

    A ideia da Microsoft é convencer o pessoal a usar as ferramentas da Microsoft para desenvolver apps para Android e já que estão com a mão na massa, ao mesmo tempo façam apps para a UWP. A ideia nem é completamente estúpida porque o emuladore de Android do Visual Studio dá 10 a zero ao da Google.

    A longo prazo desconfio que a ideia é estender a UWP tanto ao Android como ao iOS.

    • Ricardo Raimundo says:

      Exacto! Uma plataforma para desenvolver uma vez e publicar para todas as plataformas.
      Temos que admitir que é pensar muito à frente.

    • JBM says:

      Isso não é possível, pois requer que cada sistema operativo dê suporte para o runtime da UWP, o que nunca sucederá no iOS pelo menos.
      Podes é dizer que querem criar uma ferramenta de programação em que se pode escrever código uma única vez e sai uma versão para cada plataforma, mas isso já existe de alguma forma.

  17. Miguel says:

    A build 107 já saiu (no inicio de fevereiro) para os Lumias 950 e nem uma palavra do PPLware. Saiu ontem uma firmware nova para os Lumias 950 e nem uma palavra do PPLware….

  18. João Ramiro says:

    Felizmente. A pior insider build que saiu foi a que tinha o subsistema Android

  19. Jorge Rosa says:

    – São empresas, fazem o que querem e lhes apetece, é só marketing e estratégias (E desde que não “matem” ninguém, têm todo o direito a isso).
    – Agora ficar chocado…. Só para fanáticos e maluquinhos por “marcas” (seitas SA). Os utilizadores nunca foram prioridade para empresa nenhuma! O dinheiro deles, sim. Agora os slogans “funções”, “flexibilidade”, “compatibilidade”, “assistência”, “personalização”, etc… Desde que não dê lucro… Querem eles lá saber!…
    – Por mim, quanto à MS (e a todas as outras devs de software), até podem colocar o Windows a 5000 euros, e com obrigatoriedade de renovação da licença semanal…. Que, por mim, é-me indiferente. Melhor ou pior… O “opensource”, até hoje, nunca me faltou com nada.
    – Só mesmo o programa de contabilidade é para o Windows OS, graças à imposição das nossas finanças (uma ditadura que gostamos e deixamos), que assim também querem contribuir para ajudar a “coitadinha” da MS, amigos e “afins”…

  20. Paulo says:

    É a Verge portuguesa.

  21. Mark says:

    Já que andam a apagar comentários só por birra, ao menos apagavam todas as respostas.
    E se querem ser rigorosos, deviam apagar os comentários ofensivos que coisas como: “pagaste-o a fazer broxes!” não ficam lá muito bem.

    Já agora uma sugestão: fechem o website assim não são incomodados pelos chatos dos leitores e ficavam todos mais felizes.

  22. sakura says:

    a MS. tem todo o .net em open S. já o java não se saber o que vai aconteçer com a google e o android……

  23. Xerono says:

    Querem ser ELITISTAS como os gajos da APPLE, isso é que é da moda, agora os ANDROID…. Eu só compro android.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.