Não têm sido fáceis os últimos dias para a Xiaomi. Depois de ter sido acusada de recolher e guardar dados dos utilizadores, a empresa chinesa tentou justificar as suas ações e garantir que estes dados são transmitidos de forma segura.
Para muitos, o problema não está na forma como é transmitido, mas sim na própria recolha que é feita. Para garantir uma maior privacidade, a Xiaomi veio agora trazer uma atualização. O seu browser tem já uma opção para impedir esta recolha de dados.
Xiaomi já tem uma solução para os seus problemas
A acusação feita à Xiaomi era inegavelmente importante. De acordo com o que um analista de segurança revelou, a empresa estaria a recolher dados dos utilizadores, em especial o que este fazia no browser. Era tanto pior, que mesmo o modo anónimo era espiado.
Claro que a Xiaomi refutou as acusações, revelando que esta recolha existe, mas os dados são transmitidos de forma anónima e segura. Os seus servidores recebem a informação e só daí para a frente estes eram acedidos e processados.
Mint browser já pode ser usado em modo anónimo
Uma vez que todo o processo de recolha de dados estava no browser da Xiaomi, esta resolveu agora dar mais um passo para resolver a questão. Para isso atualizou o Mint Browser e o Mi Browser Pro, com novas opções de segurança.
Agora, e nas versões que estão disponíveis para atualização, passa a haver uma nova opção que permite impedir que os dados sejam recolhidos e enviados para a Xiaomi. Esta opção está apenas disponível para o modo incógnito.
Privacidade está reposta… parcialmente
A Xiaomi já enviou para a Play Store as novas versões do Mint Browser e do Mi Browser Pro, pelo que podem ser já atualizadas. Ainda assim, se necessário, podem ser obtidas no APKMirror, para o Mint Browser e Mi Browser Pro.
Apesar de não ser a solução perfeita, é um passo importante que a Xiaomi dá. A privacidade continua a ser posta em causa, uma vez que a informação continua a ser recolhida e enviada para a marca chinesa.