Heartbleed Detector: O seu Android está protegido? Saiba já!
O bug Heartbleed deixou muita gente assustada e preocupada com a possibilidade de verem os seus dados retirados de forma simples dos serviços que usam.
Esta simples falha espalhou-se a vários locais da Internet e não foram apenas os serviços da Internet que se viram afectados, sendo este espalhado por routers e até no próprio Android.
Mas faz ideia se o seu equipamento está afectado? A forma de saber é simples e vem pelo Heartbleed Detector.
Segundo informações da própria Google, o Android está vulnerável ao bug Heartbleed na versão 4.1.1. Face aos números disponíveis, esta versão está instalada em apenas 10% dos dispositivos Android. É um número relativamente pequeno no universo de dispositivos Android, mas não deixa de ser importante que este problema seja corrigido.
A forma desta correcção terá de vir obrigatoriamente da própria Google ou do fabricante do equipamento, mas dada a sua versão pouco recente o mais provável é que estes dispositivos fiquem com o bug activo para sempre. Ainda não existe uma forma conhecida de explorar este bug no Android, mas é normal que esta surja em breve, deixando os utilizadores da versão 4.1.1 vulneráveis e sujeitos a problemas de segurança.
A maioria dos utilizadores desconhece se a versão do Android que tem instalada no seu dispositivo está vulnerável e por isso surgiu uma simples e útil aplicação para verificar se o Heartbleed está presente. O Heartbleed Detector actua de forma simples, analisando o Android e verificando se a versão do OpenSSL que está instalada é susceptível de ter problemas e também se este pode ser explorado.
Notem que esta aplicação não vos consegue prevenir contra problemas ou resolve o bug Heartbleed. Apenas verifica o vosso sistema e mostra-vos informação sobre o estado do vosso Android.
As mensagens que o Heartbleed Detector vos mostra são de 3 tipos. No primeiro caso, e de todos o mais grave, o problema está presente e pode ser explorado, o segundo ele está presente mas não pode ser explorado e por fim não está presente.
Caso o Heartbleed Detector mostre que o vosso sistema está vulnerável, o que devem fazer é procurar junto do fabricante por uma solução para este problema. A ajuda que o Heartbleed Detector vos fornece permite saber se se devem preocupar ou se podem estar descansados e sem medo do Heartbleed, pelo menos no vosso smartphone!
Download Heartbleed Detector
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.2+
Download: Heartbleed Detector
Homepage: Heartbleed Detector
Este artigo tem mais de um ano
Gostaria que me explicassem uma coisa o meu androide tem a versão 4.2.2 e ao utilizar essa app de teste ele indica que realmente esta versão do openssh é afetada pelo Heartbleed.
Então não deveria ser só a versão 4.1.1 a ser afetada ?
4.4.2 e também com a mesma mensagem
Ele diz que a tua versão é afetada, no entanto não é vulnerável 😉
Tenho Android 4.1.1 e não sou afectado minimamente por este bug.
Tb aqui, 4.4.2, a versão do Openssh está afectada.
Samsung Galaxy S4 com 4.3 diz que a versao do OpenSSL (1.0.1e) esta afectada. Vou contactar o fabricante para me darem a solução, LOL
Meu S4 com 4.4.2 diz a mesma coisa.
porque isso?
sorry, o meu tb é 4.4.2, e nao 4.3
É a versão do OpenSSL que trás o 4.4.2 também.
E para o iPhone há alguma app semelhante?
pelo que li, iphone e ipad não são afectados
O iPhone não usa OpenSSL. Mas pode haver alguma aplicação de terceiros que use – o BBM da Blackberry pelos vistos usa em todos os sistemas móveis
VIVA O ANDROID. LOOOOOOOOOOOOL
VIVA OS CROMOS! SUPER LOOOOOOOOOOOL
viva os cartoon super. LOOOOOOOOOOOOOOOL
Pois eu tenho um Android Lowcost Huawei G300 com Android 4.0.3 e a aplicação diz que não sou afetado !?!?!?!?
Indica que tenho a versão 1.0.0e
Eu tenho o Android com a versão a 4.1.1 e também não sou minimamente afectado.
Ás tantas essa APP também é falsa!?
Ou isso ou deve ser moedinha ao ar e toca a assustar o pessoal todo. Já para não dizer que sendo o openssh que é afetado pq que temos de esperar pelo fabricante para atualizar ??? Quem tem Root/Recovery devia poder fazer upgrade facilmente a versão. Se não e possível é grande falha!!!
Este pessoal não faz caso ao que digo…
Aparece que a versão que vocês tem é afetada, no entanto o comportamento vulnerável não esta activo. (Nas versoes diferentes da 4.1.1
Não existe perigo nessas versões.
Nem a versão 4.1.1 é afectada, esta noticia é um bocado falsa.
As versões Android 4.0+ não parecem ser afectadas.
Tenho o ZTE Blade com Android 4.2.2.
Diz que o meu OpenSSL está efetivamente vunerável ao Heartbleed mas que a dita vulnerabilidade não foi comprometida.
já agora qual ROM é que tens no teu Blade?