Google prepara um “modo de reparação” no Android para proteger os seus dados
Ainda que sejam cada vez mais resistentes, é inevitável que os smartphones tenham de ser reparados, quer por problemas ou para substituir peças com falhas. Esse é um processo que pode ser simples, mas que obriga o utilizador a eliminar os seus dados para estarem seguros. Isso pode em breve desaparecer, com uma novidade que a Google prepara para o Android, o "modo de reparação".
Proteger os dados dos smartphones Android
Uma das primeiras ações que é pedida quando um smartphone vai para reparar é que seja feita uma cópia de segurança. Esta é necessária para os dados poderem ser eliminados e assim não ficar acessível a qualquer técnico que vá intervir no equipamento com o Android.
Uma vez que isso muitas vezes não acontece à frente do cliente, não existe uma certeza de que os dados ficam longe de olhares alheios. Assim, é necessário que este processo possa ser realmente seguro e que proteja a informação que vai acompanhar o smartphone quando este está longe do utilizador.
A Google deu agora um passo para agilizar este processo, ao criar o "modo de reparação" para o Android. Este deverá proteger os dados do utilizador, bloqueando-o de qualquer acesso não autorizado e não obrigado depois à reposição de toda a informação no smartphone, um processo que pode ser moroso.
Android is adding native support for repair mode, a feature that "creates a secure environment to protect the user's privacy when the device is being repaired."
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) October 17, 2023
Basically, repair mode lets you send your device in for repair without having to wipe it beforehand. When the device… pic.twitter.com/Bjosj2jhEd
Google prepara "modo de reparação" para breve
O código que implementa este "modo de reparação" foi agora adicionado ao Android e deverá estar acessível em breve. Com a primeira atualização do Android 14 a ser preparada, este poderá chegar quando esta nova versão for lançada num futuro próximo.
O "modo de reparação" usa o mecanismo Dynamic System Updates, que permite que os smartphones Android inicializem uma imagem genérica do sistema (GSI). Em vez de inicializar num GSI, este modo usa a imagem original do sistema combinada com uma nova imagem de dados do utilizador, simulando uma nova instância do sistema operativo.
Ainda que alguns fabricantes forneçam já algo semelhante ao "modo de reparação" nas suas personalizações do Android, esta é uma novidade importante. Abre esta capacidade a qualquer smartphone que use o sistema da Google e assim torna esta funcionalidade a todos, independente da marca.
Huawei já possui isto aos anos…
Mas a noticia é sobre a google
Não leste a noticia toda, pois não?
Era sobre a Google fornecedora do Android, que vai passar a ter esta ferramenta de base, e não sobre a Huawei.
Se estivesses Awake tinhas percebido.