Futuremark lança PCMark para Android, disponível na Play Store
A caracterização do desempenho dos smartphones é um parâmetro que não só define o poder do equipamento como também gera sempre alguma controvérsia quando é comparado entre modelos.
Depois do lançamento do 3DMark para Android, direccionado para a análise do desempenho gráfico, a Futuremark lança uma ferramenta para uma análise bastante mais abrangente, capaz de caracterizar o desempenho com base numa típica utilização do smartphone e não exclusivamente em jogos.
Há sempre alguma subjectividade associada ao método de análise mas quanto mais abrangente for essa análise, em termos de diversidade de testes, mais realista será a comparação entre dispositivos.
Com a mesma lógica de análise já presente nos PCs, com o PCMark, a Futuremark lança o PCMark para Android cuja acção se foca nos seguintes pontos:
- Medir o desempenho de todo o dispositivo ao invés de componentes isolados.
- Testes baseados em actividades do dia-a-dia, sem algoritmos abstractos.
- A pontuação do teste reflecte o desempenho no mundo real, e não valores máximos não alcançáveis.
- Os testes utilizam aplicações reais e APIs nativas sempre que possível.
- Possibilidade de visualizar cada teste em execução, com detalhe.
- O guia técnico disponibilizado explica exactamente o que está a ser medido e como a pontuação é calculada.
- 100% gratuito, sem publicidade, compras in-app ou restrições.
Além dos testes de desempenho do CPU e GPU, também existe a possibilidade de testar a autonomia do dispositivo, um factor importantíssimo num dispositivo móvel.
O teste Work analisa tarefas como navegação na Web, reprodução de vídeo, trabalhar em documentos e editar fotos utilizando recursos avançados, considerando os dispositivos em causa.
Durante todo o teste, a frequência do CPU, a sua utilização média, temperatura e nível de carga da bateria são constantemente monitorizados, de modo a ser possível fazer uma análise à sua evolução. Dessa forma, será possível notar como um dispositivo mais recente será capaz de fazer a mesma tarefa realizada num dispositivo mais antigo, mas desta vez com frequência de CPU mais reduzida, e consequentemente menor consumo energético.
A app PCMark passou por um período de Beta testing na Play Store e já tem uma base de dados interessante, considerando que está no início. Pode comparar, desde já, os resultados do seu dispositivo Android com resultados de outros modelos, a partir da app ou do site. A cada dia que passa, maiores e mais fiáveis serão os resultados disponíveis para fazer essas comparações.
Os requisitos mínimos para utilizar o PCMark para Android são:
-
Versão do SO: Android 4.1 Jelly Bean
CPU: Dual-Core
Memória RAM: 1GB
Gráficos: compatível com OpenGL ES 2.0
Ecrã: resolução mínima de 480 x 800 píxeis
Armazenamento: 23 MB para a app, 423 MB app + dados
Faça o benchmark no seu smartphone e partilhe o resultado nos comentários!
Este artigo tem mais de um ano
O meu Moto X 1ª geração teve 2994 pontos, Isso é bom?
Programa bastante interessante.
O meu S4 em Work Performance deu: 3286 Score, só não testei o da bateria porque tinha de estar a 80% ou mais.
Sinceramente depois de ver estas imagens, agora fiquei com um pé atras, até que ponto este programa é assim tão valido, até um Galaxy S3 deu mais score que o meu S4 e o meu S4 deu mais score que HTC ONE (M8), mais uma vez a tanga dos benchmark.
https://lh6.ggpht.com/_hD9GRmHTwyOZgnivK7r7zZM8OYGDkB3o-_-IZf8F_0A80B8YDzg8snL0j2S0tVa7g=h900
https://lh4.ggpht.com/aYiOB7BEscCio1SYLO3qv_fPxGl_fJxBPkkq8G12_ErQjHcRW7HvxFZqI4kmAVE5aQ=h900
Galaxy S3 com 3043pts. Android 4.3
huawei Ascend G750 – 3028 pontos
O meu Moto G (2ª geração) deu um Work Score de 2647.
LG nexus 5 2736
LG nexus 5, 2736 só falta fazer o teste da bateria.
Tenho um Oneplus One e mais uma vez sim senhor… work performance 4794 pontos. “Can’t touch this! Not only is this device one of the most powerful available, but your score is also better than average.” 😀
O teu Oneplus One está com esteróides…
“PCMark currently comes with the Work benchmark, which tests the performance and the work battery life of a device. In our tests with the OnePlus One, we managed to get an average score of 3759, with the test broken down into the following categories:
Web browsing score 3532
Video playback score 4262
Writing score 3169
Photo editing score 4252
“
Amigo, vai às definições de desempenho e em vez de equilibrado, selecciona o perfil de desempenho. Conhece primeiro o que tens nas mãos antes de questionar terceiros..
Não questionei nada meu caro, apenas disse que o teu One+One estava em esteróides e afinal está mesmo 🙂 eu não tenho nenhum One+One, Peace!
Então metes-me aqui uns valores de um gajo qualquer e estás à espera que os outros OPO sejam todos iguais? Não tem esteróides nenhuns, se queres dizer com isso que tem alguma espécie de overclock, também não vás por aí… Apenas me limitei através das actuais e originais definições do OPO a seleccionar um prefil predefinido de seu nome “desempenho”… Se nem tens um, então muito menos podes questionar este resultado em função de um que encontraste na NET…
Vou responder de novo aqui e mais uma vez não questionei o teu resultado, e sim o teu OPO está em esteróides porque esse modo que escolheste não é mais do que mudar o “CPU Governor” para performance, ou seja colocar todos os cores disponíveis a 100% e isso não é o funcionamento normal em Android a não ser que queiras a bateria gasta num instante.
Mas o teu score fez-me descobrir que os resultados do PCMark é que devem ser questionados pois bastou eu mudar o meu “CPU Governor” e mudei o meu score de 3647pts para 4238pts, conclusão o PCMark devia logo maximar a performance do dispositivo mudando o “CPU Governor” pois é um benchmark mas ai precisava de acesso root provavelmente.
Mas não interpretes os esteróides como uma provocação ou questionar o que quer que seja
Enjoy your OPO
Pronto agora já nos entendemos. Agora já estou de acordo com o que dizes, não estava a perceber bem o que querias afinal dizer com os “esteróides”… Mas antes de mudar o perfil de desempenho fiz também um teste no modo dito “normal”. E como podes-te confirmar tiveste um grande boost no score, mas sim, usar diariamente o modo de desempenho é sacrificar a bateria, é só mesmo para as benchmarks… Aqui ficam os dois resultados:
http://bit.ly/1sACqnW – Equilibrio (predefinição)
http://bit.ly/1FTcgY6 – Desempenho
Por acaso enganei-me no screenshot, fiz três testes, primeiro em equilíbrio, depois desempenho e de novo de volta ao equilíbrio, só por via das duvidas.
Digo isto para não haver “intrigas” dada a hora dos screenshots. Embora o 1º teste em equilíbrio tenha sido ligeiramente inferior à segunda tentativa… 🙂
wiko highway 2886
O meu BIG phablet Sony Xperia Z Ultra deu 3647pts em Work Performance
250€ muito bem gastos, e já não tenho vergonha de o levar a orelha 🙂
A mim cheira-me a apk fabricada para produção de um download em massa de dados para os telemóveis….
A brincar é meio giga de tráfego, seja wi-fi… e pior se for por dados GSM……
È um absurdo ao que obrigam… ainda que gratuito?!?!?!
Ninguém obriga a instalar, muitos jogos também são para cima de 2GB de download.
iOcean X8 —–> 2402
iPhone 6 —> 6519
Vodafone Smart 4 Turbo – 2800 pts
http://imgur.com/a/XWofH
Meu BQ Aquaris 5.7
Work Performance = 2248
Web Browsing Score = 2870
Video Playback Score = 2166
Writing Score = 1440
Photo Editing Score= 2854