eMat – Exames nacionais de Matemática a partir do Android
Os exames nacionais são um obstáculo importante na formação de um estudante. O exame de matemática é, provavelmente, o mais importante mas também um dos mais temidos pelos estudantes em geral.
De forma a ajudar o estudo para a disciplina de matemática, cujo exame é já no próximo dia 25 de Junho, foi lançada uma aplicação para Android que permite visualizar todos os exames de forma rápida e muito amigável, incluindo um conjunto de funcionalidades bastante interessante.
Com o eMat 2013 é possível aceder facilmente a todas as perguntas de escolha múltipla dos exames nacionais de matemática do 12º ano, desde 2004. É possível obter, de forma bastante eficiente, todas as questões sobre um determinado tema, questões de um exame em particular ou questões aleatórias, todas elas com a respectiva solução.
Em resumo, estão disponíveis as seguintes categorias:
- Perguntas aleatórias
- Perguntas temáticas
- Exames
- Formulário
- Arquivo
- Resultados
Ao abrir as perguntas aleatórias, é gerado imediatamente um conjunto de 8 questões para responder. É possível responder e é imediatamente devolvida a correcção da resposta. É também possível ver logo a resposta correcta premindo em Ver.
Nas perguntas temáticas é possível escolher entre 6 diferentes temas: probabilidades, trigonometria, limites, funções, derivadas e números complexos. As questões surgem por ordem cronológica, em grupos de 8. Uma vez respondidas, é possível avançar para as seguintes. É possível arquivar questões, se tal for desejado (por exemplo para rever os conceitos), de modo a consultar posteriormente.
Enquanto se vão respondendo às questões, está em funcionamento um contador de respostas certas e erradas, de forma a poder dar uma avaliação da prestação.
Deixo alguns exemplos de utilidade que fazem do eMat uma ferramenta bastante útil:
- Pedir todas as perguntas que saíram nos últimos exames sobre probabilidades ou números complexos.
- Pedir as perguntas do exame nacional de 2012.
- Fazer uma auto-avaliação geral recorrendo às questões aleatórias
Segundo o programador, o desenvolvimento desta app levantou uma série de desafios tecnológicos interessantes, desde o processamento dos exames em formato PDF (que varia de ano para ano) até ao último estágio de conversão para HTML+CSS. O resultado final ficou bastante bom e é possível, agora, consultar todas estas questões e as suas respostas de forma bastante simples e rápida.
A aplicação é gratuita mas inclui publicidade. É possível comprar uma versão livre de publicidade, por 0.99€. Para quem não possui um equipamento Android, poderá também utilizar a interface Web com as mesmas capacidades e organização desta aplicação.
Nota: Todas as perguntas apresentadas foram retiradas dos exames nacionais de matemática do 12º ano publicados pelo GAVE e disponíveis na Internet. É necessária uma ligação contínua à Internet para obter as questões.
Boa sorte no exame!
Este artigo tem mais de um ano
off-topic
Boa noite.
Preciso de uma ajuda. Instalei o iOS7 no meu IPhone 4S sem problemas mas entretanto tive de repor as definições de origem e agora quando arrancou aparece-me a dizer no itunes e uma versão apenas para developers. como posso fazer para restaurar se n consigo aceder ao itunes?
Algum me pode ajudar?
Entra no modo de restauro (DFU) para voltares para o iOS 6. Para fazeres isso:
:: Conecte o iPhone no USB;
:: Abra o iTunes e espere reconhecer seu aparelho;
:: Segure o botão Home e o Sleep;
:: Quando aparecer o logo da Apple, solte o botão Sleep mas continue segurando o botão Home;
Depois disso podes voltar a instalar o iOS 6. Para instalares o iOS 7, tens de registar o teu UDID. Podes fazê-lo no site imzdl. Já o fiz e não tive problemas nenhuns. A partir desse site tem lá a explicação de como instalar o iOS 7.
Cumps
Ou então, já no DFU mode, podes instalar o iOS 7. Tens é de ter o teu UDID registado, senão, esquece.
Eu consegui resolver o problema entrando em modo DFU. Eu desconhecia esse procedimento. Muito obrigado Nuno.
De nada 🙂
uma pequena interpretação pessoal, os exames nacionais são um obstáculo ou uma etapa importante na formação de um aluno do secundário? Não devem vistos como nenhuns bichos de 7 cabeças mas sim como uma etapa a ultrapassar, quanto à aplicação, pela descrição, aparenta ter bom uso até terça para quem estuda com o telemóvel
Por serem uma etapa a ultrapassar não deixam de ser um obstáculo. Parecem-me ambos adequados.