Cuidado, as VPNs do Android nem sempre são o que parecem
Em certos cenários, as VPNs são a forma de nos mantermos seguro e garantir que o nosso tráfego na Internet não é escutado ou raptado. Estes serviços prometem níveis de segurança elevados e uma protecção a toda a prova. Uma avaliação às principais e mais usadas apps de VPN no Android revelou que isto não é verdade, havendo graves problemas de segurança no que oferecem, colocando o utilizador em perigo.
Esperava-se que os serviços de VPN que muitas empresa disponibilizam, sejam eles gratuitos ou pagos, tivessem elevados níveis de segurança e privacidade.
Este requisito obrigatório foi avaliado por uma equipa de investigadores e as suas conclusões são muito preocupantes. Das 283 aplicações de VPN disponíveis na Play Store, 10 delas não cumprem com o que prometido.
Os números desta análise revela que a maioria dessas aplicações tem problemas, sendo estes distribuídos da seguinte forma:
- 18% não encriptam o tráfego
- 84% deixa escapar dados dos utilizadores
- 38% revelam malware ou malvertising
- 80% pedem acesso a dados sensíveis dos utilizadores, como à conta do utilizador ou às mensagens de texto
A lista das 10 piores aplicações (e serviços) de VPN da loja de aplicações pode ser vista abaixo, organizada pelos resultados da avaliação do VirusTotal.
Muitos desses serviços acabam por injectar código de detecção de utilizadores e publicidade nos browsers dos utilizadores, contrariando o que se esperaria que fosse este serviço. Dos poucos responsáveis por estas aplicações que responderam aos investigadores, a principal razão apontada é a possibilidade de terem retorno monetários. Esta é uma situação que ocorrerá mais nos serviços gratuitos.
Apesar do estudo se ter focado nas aplicações para Android, tudo leva a crer que este problema deverá existir também no iOS e até nos clientes de VPN para Windows, Linux e Mac.
Afinal, e como provou este estudo, algo que deveria ser naturalmente seguro tem problemas graves e deixa os dados dos utilizadores expostos. A solução passa por criarem servidores de VPN pessoais e usar os clientes de acesso que estejam há já vários anos no mercado e com provas dadas ou usar o do próprio Android.
Via An Analysis of the Privacy and Security Risks of Android VPN Permission-enabled Apps
Este artigo tem mais de um ano
Uso o NordVPN e não tenho razão de queixa, apesar de nunca poder confiar a 100%.
O único senão é o facto de o Spotify não dar quando a ligo, não percebo bem porquê.
Para que é que usas VPN mesmo?
Apetece-me.
Está na moda não é?
Continuo a achar que muito pessoal usa VPNs e não sabe bem porquê, ou não precisa sequer delas.
Queres um exemplo? Fui à China e para aceder aos emails de trabalho, whatsapp… precisas porque é quase tudo bloqueado.
Certissimo, sou daqueles que adiro a todas as modas,sejam elas parvas ou não. E nem sei porquê.
Mas se quiseres pode-nos elucidar a todos para que fins as devemos ou não usar.
Eu sempre ia aprender alguma coisa, de certeza.
Bem, no meu caso eu uso-a para ver MeoGo no estrangeiro. Tenho o OpenVPN instalado, com um servidor num computador em casa que está constantemente ligado (caso não tivesse, teria optado por um Raspberry pi) e o cliente no meu pc…
O melhor é: VPN para casa. É o único sítio onde vocês tem o controlo. De resto vocês tem que confiar num operador qualquer seja meo, nos ou vodafone. Não há volta a dar. Têm que confiar em alguém…
Exacto, e com um raspberry pi fica quase de borla, tanto na aquisição do equipamento, como nos custos energéticos, e tem outra grande vantagem (pelo menos para mim), com a app nostv dá para ver qq programa em qq lado 7 dias para trás como se estivéssemos na rede local
+1
Nem precisas de um Raspberry pi, basta comprares um router que suporte OpenWRR, DD-WRT, etc.
Tenho um Linksys em portugal que só faz de access point e OpenVPN server e a Vodafone TV funciona no estrangeiro que é um mimo. No LCD da sala nem percebes que aquilo não é TV “convencional” 🙂
Faltou o TOP das melhores…
Vou deixar aqui uma sugestão,
chama-se “Open Connect Server” (ocserv). Utiliza um protocolo SSLVPN aberto (ja tendo sido criado um RFC) baseado no AnyConnect da Cisco (é na verdade compativel com este). A vantagem é que quando não é possível utilizar UDP, o trafego pode ser encapsulado no TCP, e assim, passar a maioria das restrições que são comuns por exemplo qndo vamos a empresas cliente. Tenho isto a funcionar, com o cliente oficial da Cisco, tanto no Portatil (Windows 10) da empresa como no iPhone, e ambos funcionam lindamente.
PS: Antes de comecarem os bitaites, fiquem já a saber que de semelhante com o OpenVPN, não tem nada.