Pplware

COVID-19: que outros países têm apps de rastreamento de contactos?

Portugal acabou de receber a app STAYAWAY COVID. A aplicação móvel está disponível para Android e iOS. Ainda que as apps não sejam uma solução para a COVID-19, podem ajudar a controlar possíveis surtos.

Saiba que outros países têm aplicações já disponíveis ou em desenvolvimento.


COVID-19 – As aplicações e os receios

Vivemos em plena pandemia e ainda existem céticos que acreditam que tudo não passa de um esquema programado para tramar o mundo. Esquema ou não, é impossível ficar indiferente aos milhares de mortes diárias que ocorrem por causa da doença da COVID-19.

Não existem horários ou locais para a propagação e, qualquer restrição imposta chega para a minimizar o impacto. As aplicações móveis, apesar de muito contestadas, poderão ter um papel fundamental no controlo de surtos localizados em pequenas regiões.

Por cá, a app STAYAWAY COVID já está disponível e pode ser instalada em smartphones Android e iOS. Quem coloca a utilização da app em causa por conta da privacidade, saiba não existe nenhum registo de identificação de infetados ou de informações dos smartphones.

A app STAYAWAY COVID deteta a proximidade física entre smartphones e informa os utilizadores que estiveram no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias com o novo coronavírus.

O código da aplicação é público e está disponível no Github para quem o quiser analisar. O decreto-lei que estabelece o responsável pelo tratamento dos dados e regula a intervenção do médico no sistema STAYAWAY COVID também pode ser obtido aqui.

Mas além de Portugal, que outros países têm disponíveis apps semelhantes para rastreamento de contactos à COVID-19?

Europa

América

África

Ásia

Oceânia

Exit mobile version