PplWare Mobile

Como executar o Ubuntu num Samsung Galaxy S III?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Arcadiy Kulchinskiy says:

    Eu acho essa possibilidade brutal. Verdadeiramente podemos ter um computador no bolso.

    • MasterHD says:

      Telemóvel mais vendido de sempre lol quem disse isso não me parece lol Grande tanga … o HTC one X já esta a 2 meses no mercado e já vendeu mais unidades ….

      HTC one X melhor smartphone 2012 World Mobile Congress WMC
      e considerado pela revista T3 como melhor terminal Android

      Pessoalmente prefiro o HTC one X

      e é possível correr Ubunto em qualquer terminal Android basta fazer root

      cumps

    • Filipe YaBa Polido says:

      O Nokia N900 já fazia isso à algum tempo 😉

  2. Blizard says:

    Com estas capacidades de processamento… é perfeitamente viável!

  3. Diarreia Mental says:

    Existe no site da ubuntu uma área dedicada a ubuntu no telemóvel: http://www.ubuntu.com/devices/android
    Ainda está em fase de “apreciação”, não sei até que ponto vão seguir com este projeto.

  4. Carlos Vitorino says:

    X_x Samsung mais vendido de sempre.. uauuu, não estava à espera que atingisse esse título tão rapidamente..

    Relativamente ao Ubuntu no brinquedo, como disse o Blizard, parece-me perfeitamente normal que funcione sem problemas maiores a nível de performance, agora o suporte de todo o hardware é que pode ser mais complicado…

  5. Quinas says:

    tb já é possível instalar o XP no galaxy, basta procurar um pouco e tb encontram os passos.

  6. Jordi says:

    desculpem a ignorância…
    mas caso instalemos o Ubuntu, como é que depois enviamos sms, fazemos chamadas, etc (as funções normais de um móvel)?

  7. zes says:

    e qual é a necessidade disso? é provar que uma coisa que saiu no mercado há dias é melhor de que o estava ainda bem que assim é!? Mas por 32 $ compro um rasperypi e corre Linux… ou compro uma psp e meto-lhe o xp e fico a olhar para a coisa como quem olha para um palácio. enfim a fazer essas habilidades e ter essas ideias, ainda ninguem se lembrou de inventar um “virtualpc” para os SO desses aparelhos seria mais prático e mais seguro!( o kernel de linux tem sempre que ser adptado porque as caracteristicas do HW são diferentes) tendo uma espcie de sandbox a proteger penso que seria mais sensato.

  8. futuro says:

    A maça roida está a ficar para trás… alias dou mais 3 anos sem o Steve para que estes (i)terminais morram! Aliás como está agora a morrer a Nokia….

    • Tiago says:

      Muito me rio com este tipo de comentários!

      • futuro says:

        Amigo, trabalho há cerca de 11 anos em estudos de mercado e tendências na área de tecnologia.
        Se quiseres coloca a minha previsão numa agenda e quando passarem os 3 anos vais ter uma outra opinião, sobre o que escrevi.

        • Rui says:

          LOL, e podes escrever também os nºs do euromilhões?

          Sabes, é que aquilo que tu estás a “prever”, já muitos o fizeram à muitas luas atrás e a realidade é que a maça roida é só a marca mais valiosa.

          Pensando bem, esquece lá os nºs do euromilhões que para acertar ao lado também eu consigo 😛

          • J Pedro says:

            No mundo da tecnologia em constante mudança, nada é garantido, se a maça é hoje marca mais valorizada pela cotação bolsista não se pode esquecer que esteve quase falida há uns anos atrás.

            A Nokia, antes dominava agora já não e há quem lhe aponte futuro incerto assim como à RIM.

            A Samsung bate o pé e a maça tenta a todo o custo que os produtos da Samsung não apareçam à venda (o mundo das patentes tem muito que se lhe diga).

            Portanto, a maça não está garantida, vê a Samsung como a maior ameaça e sabe que tem de inovar para sobreviver mas a inovação tem limites e basta uma jogada mal feita para deitar a casa a baixo.

            Quanto ao futuro da maça ou de qualquer outra marca, só o futuro poderá dizer como será, agora projecções podem ser feitas e os resultados dependem da informação disponivel no momento actual e da forma como é tratada.

          • Rui says:

            J Pedro, concordo com as tuas observações, não concordo é com a futurologia que foi feita pelo estudioso dos mercados, quando diz que daqui a 3 anos a Maça já foi. Sabe lá ele… LOL

            Empresas gigantes vão à falencia, outras dão a volta por cima… recordo-me da Nissan que estava na falencia e após o lançamento do Qashqai foi um boom

            Agora dizer, daqui a 3 anos??? Está bem está… até pode ser daqui a 1 ano ou daqui a 100, mas esta futurologia parece aquela da Maia que dá na TV 😀

          • ubunto power says:

            tb concordo que a maça tem os dias contados. Tb a nokia era a maior e agora é o k se vê.
            mas os fashion boys não conseguem ver mais k isso!

  9. Ricardo Santos says:

    Isto basicamente é controlo remoto.

    • Pedro Domingues says:

      Pois, ao inicio também me pareceu ser controlo remoto do Android para um desktop (coisa que o teamviewer faz). Mas o que no artigo é feito é por o Ubuntu a correr no smartphone e depois aceder remotamente (e em modo gráfico pelos vistos) a esse Ubuntu. Ou seja o smartphone aguenta toda a carga do SO. 😀

      • TMiC says:

        Mas qual é a lógica disso?! Se o smartphone é que está a correr o SO porquê aceder remotamente ao próprio smartphone? É o q ando a tentar perceber desde o 1º minuto q li a notícia..

  10. João says:

    Executar ubuntu??? VNC é controlo remoto, até o meu fraquinho galaxy 551 faz isso…

  11. Tiago says:

    Duvido dessa informação … mais vendido do mundo ? duvido bastante

  12. Adriano says:

    Não será isto uma jogada de marketing?
    Se eu fosse a samsung e quisesse continuar a promover o meu produto, diria exactamente a mesma coisa.

    Não está em causa a qualidade do SG3 que é o mais avançado e revolucionário aparelho que existe, no entanto, coloco reservas quanto aos números pelo pouco tempo que está no mercado.

  13. Pedro Domingues says:

    Desculpem a minha nabice, mas ao contrario do que o titulo faz crer (que é instalar o Ubuntu no smartphone) não estamos antes a aceder remotamente a um PC com Ubuntu a correr?

    • Carlos C. says:

      Pedro, o título diz “Como executar o Ubuntu num Samsung Galaxy S III”, e não “Como instalar..”, ou seja, ao aceder remotamente estás a executar/correr o ubuntu no smartphone.
      Cumps!!

      • Pedro Domingues says:

        lol, pois sendo assim consigo correr Windows 7 no meu Ideos X5 que só tem um CPU 😛 (usando o teamviewer que é bem mais facil de configurar que estes passos todos [apesar de isto também ser bastante facil]).

        Espero ansiosamente para que os smartphones consigam de facto correr SOs de desktop, ai será espectacular!

        Cumps!

        • Sergio says:

          faz o seguinte: volta a ler

          • Pedro Domingues says:

            O que é que eu perdi?

          • Pedro Domingues says:

            Ah já percebi, não está bem claro que o acesso remoto é feito para o smartphone a correr Ubuntu e não para um desktop usual.
            No entanto Sergio podias ser menos agressivo nas tuas respostas porque certamente serás um ser humano como eu que também mete o pé na poça de vez em quando. Um pouco de humildade sff.

            cumps!

          • Sergio says:

            não fui agressivo. Só te mandei reler. O teu comentário é que estava jocoso. Como muitos outros que povoam este artigo. Tentei ser sintético
            Se achas que o fui as minhas desculpas

          • Sergio says:

            e claro que todos metemos o pé na poça. Principalmente a interpretar comentários 😉

  14. Sergio says:

    Com ubuntu não acredito (pelo menos oficialmente ) acredito mais no android evoluir para uma distribuição híbrida. Ou faz isso ou o WP ira ficar com uma grande fatia de mercado do android. Não digo já. Mas à medida que as pessoas se forem habituando ao Windows 8 no pc vão achar natural os WP
    Para quem não percebeu o tópico. O ubuntu esta a correr no smartphone. Esta é aceder-se via vnc. O vnc é apenas a firma como estão a aceder a ele

    • TMiC says:

      Sergio explica-me só uma cena, o smartphone fica a correr o Ubuntu e o Android ao mesmo tempo, é isso? E para aceder à interface gráfica do Ubuntu via VNC é necessário ligação à Internet?

      • Sergio says:

        A primeira parte está correcta. A segunda está incorrecta.

        Quando te ligas via VNC estás a ligar-te a um servidor. O servidor não é uma máquina. é algo que te está a disponibilizar um serviço. Esse servidor pode ser remoto (está noutra máquina) ou pode ser na própria máquina. Neste caso vais-te ligar a um servidor local, que corre está a correr no smartphone.
        O linux em si não é algo gráfico, nem é uma consola de comandos. É um thread base onde corre o kernel e à volta um conjunto de outros threads que no conjunto formam o linux.
        A forma básica de acederes a esse kernel é a partir de uma consola de texto. Uma consola de texto não é mais que um programa básico que faz a interface entre o kernel e o utilizador. A parte gráfica é um servidor gráfico que é colocado a correr e fica à espera de comandos. Esse servidor fica à espera de comandos externos e é ele que te vai desenhar uma janela, um botão, mover o rato etc. Para interagir com o servidor gráfico irás precisar de uma aplicação cliente.
        O Android corre sobre Linux, mas cria uma camada por cima. As App interagem com essa camada e não directamente com o Kernel Linux. A parte gráfica também é gerida pelo próprio Android

        Agora vou falar sem ter a certeza se é assim que este metodo funciona.
        Tu já tens o kernel linux a correr na tua máquina. é acrescentado mais alguns serviços necessários para poder executar o ubuntu, nomeadamente o servidor gráfico (que é diferente do serviço grafico do android – Tb gostava de saber se o modelo do android é do tipo cliente-servidor). Depois de tudo instalado vais necessitar de interagir com o servidor gráfico. Creio que é aí que o VNC entra. O VNC envia comandos para esse servidor grafico e depois recebe as respostas, interpreta-as e desenha no ecran. Pode haver aqui nuances e como disse não tenho a certeza que neste caso funcione assim. Mas será algo muito semelhante.
        Espero que te tenha ajudado

  15. mariosk87 says:

    Mas isto de correr ubuntu com o vnc nao é novidade nenhuma. Dá pa fazer isso com qq dispositivo, desde que tenha capacidade se nao fica lento.

    • carlos says:

      Não só não leste bem o post como não deves ter lidos os comentários.

      Isto é instalar um SO virtual e depois aceder por VNC tudo da mesma máquina.

      • mariosk87 says:

        e pronto, é o que da pa fazer em todos os dispositivos android, eu fiz isto no tablet chinoca que comprei, funciona mas é bastante lento. Por isso, no S3 pode e deve ser fluido.

        • mariosk87 says:

          eu nao estou a falar em controlo remoto para outro terminal, tipo pc ou assim. Instalo mesmo o ubuntu (uma versao minimal) e depois com o vnc consigo ver a sessao do ubuntu instalada no telemovel.

  16. Sérgio Cunha says:

    Uma grande questão, que eu saiba o vnc, é um programa que se conecta com um servidor e faz a emulação, basicamente o qualquer cliente vnc, é como se fosse um acesso a uma máquina no virtual box. E penso que seja isso que acontece, estive apenas a ver as coisas na diagonal no ubuntu.sh, mas do que me pareceu apenas estão a criar uma conexão com o ubuntu, nada mais que isso, o ubuntu não fica instalado no telemóvel.

  17. angelo brito says:

    Nao deixa de ser fantastico o que a equipa xda desenvolve para termnais moveis deste calibre, mesmo usando o vnc. O meu velhinho HD2 tambem tem uma imagem para correr em VNC. Mas porreiro, porreiro seria ligar um monitor em HDMI e ter a opcao para ele se “transformar” em um portatil com ubuntu com todas as funcionalidades de telemovel como mostra na pagina oficial do ubuntu. Isso sim, seria um salto grotesco na forma.como usamos terminais do calibre sIII

  18. Mike says:

    offtopic: para o Pedro Pinto e malta com Galáxia Note: saiu a atualização para android 4 nos equipamentos da Tmn.
    peço desculpa por posta aqui.. cumps

  19. Coiso says:

    Não percebo muitas destas pessoas falam mal do android e isso, são tão mesquinhas com as marcas, à tenho nike, adidas, fatima lopes por aí fora, e muitos quixam-se dos chineses e mesmo assim compram apple…. Que é made in china, o que me faz rir, bastante, mas pronto… Em relação à noticia, acho que é natural tendo o android como base da sua programação o linux não é algo de espetacular….

  20. Crise says:

    Só tenho um reparo a fazer: o telemóvel mais vendido de sempre (segmento Samsung ou não) custa +/- 600€ em Portugal e ‘lá fora’ o price tag também é elevado. Crise, que crise???

  21. LOLita says:

    O Ubuntu é o Linux desenvolvido e afinado para correr em processadores x86 dos PC, feito a pensar no hardware, periféricos e forma de uso de um pc.

    O Android é o Linux desenvolvido e afinado para correr em processadores ARM dos telemóveis, feito a pensar no hardware, periféricos e forma de uso de um telemóvel.

    Perante isto, esta “notícia” não devia estar na secção de inutilidade? Ainda por cima tendo em conta a forma como se acede ao sistema operativo…
    LOL um cursor de rato num telemóvel touch…

    É tipo usar Windows 8 num iPhone… que sentido faz?

  22. Tiago says:

    Boa tade, estive a ver esta tópico e apos ter trocado do s2 para s3 gostava de exprimentar o ubuntu.
    no emulador quando escrevo o “cd /sdcard/ubuntu ” nao me reconheçe…diz not found…

    alguem me pode ajudar?

  23. Tiago says:

    Boa tarde. Apos ter trocado o meu s2 para um s3 gostava de ver isso a funcionar no meu equipamento.
    faço tudo direitinho mas quando escrevo o comando “cd /sdcard/ubuntu” diz me “file not found”

    ja tentei varias formas…mas nada
    alguem pode dar uma ajudinha?
    Obrigado

  24. Nairo says:

    erro ubuntu.sh[17]: syntax error: ‘if’ unmatched
    Alguém pode me ajudar com isso??
    Quando executo ”sh ubuntu.sh” da esse erro.
    desde já agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.